Debaixo da camada de atrações e pontos turísticos tradicionais e obrigatórios que existe em Paris, há uma segunda camada de locais que atraem turistas mais experimentados ou aqueles que têm interesse específico em algum assunto.
Escondida em uma passagem sem saída perto do cemitério e da Torre Montparnasse fica uma dessas pérolas pouco conhecida até por quem mora na cidade. Se trata da Fundação Henri Cartier-Bresson (não confundir com a Fundação Cartier, que também fica em Montparnasse e sobre a qual falamos aqui) especializada em fotografia.
Henri Cartier-Bresson, 1972 © Martine Franck/Magnum Photos/Courtesy Fondation HCB
Henri Cartier-Bresson foi um fotógrafo francês, nascido no começo do século 20, cujo trabalho foi precursor do fotojornalismo e da fotografia espontânea, de rua e do cotidiano. Mais do que um fotógrafo tecnicamente perfeito, Cartier-Bresson era um apaixonado pela fotografia e dizia que “tirar uma foto é alinhar a cabeça, o olho e o coração”. Suas séries sobre a India e sobre os europeus são icônicas e super influentes.
Henri Cartier-Bresson – FRANCE. The Var department. Hyères. 1932. © Henri Cartier-Bresson/Magnum Photos
Criada em 2003, quando Cartier-Bresson tinha 95 anos, a fundação tem como objetivos administrar, preservar e expor sua obra além de apoiar e exibir o trabalho de outros artistas-fotógrafos, muitos deles pouco conhecidos pelo grande público.
O prédio sede – pequeno e com fachada dominada por grandes janelas, em um estilo que lembra o modernismo da Bauhaus – possui 2 andares para exibições. No 3° andar há um espaço de descanso e de consulta do trabalho de Cartier-Bresson e sobre a exposição em cartaz. No mezanino, uma biblioteca cujo acesso é restrito.
Fachada da Fundação Henri Cartier-Bresson
Atualmente em exposição na Fundação HCB está o trabalho da fotógrafa americana Francesca Woodman cujas fotos – sensíveis, intimistas e fortes – trazem como principal assunto a própria artista e seu corpo. Mais do que um exercício narcisista, Francesca, muitas vezes nua nas fotos, tenta se mimetizar e desaparecer no seu entorno.
Francesca Woodman, From Space2, Providence, Rhode Island, 1976 © George and Betty Woodman
Fondation Henri Cartier-Bresson: 2, Impasse Lebouis, 75014. Metrô Edgar Quinet, linha 6 ou Gaîté, linha 13. Ingresso: 8€.
Leia nossos artigos com muitas outras dicas da região de Montparnasse, clique aqui.
Na nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
Alexandre
Olá! A obra de Henri é exposta permanentemente?
Ou seja, há uma sala de exposição com suas fotos? Ou apenas acesso ao acervo mediante consulta privada?
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Alexandre, as obras do HCB não ficam expostas. Há somente exposições temporárias que, em alguns casos, podem ser de obras dele.
MonicaSA
Muito ütil a dica do Conexão, pois a rua é realmente muito escondidinha e o prédio super discreto.
A primeira vez que fui à Fundação, foi difícil de achá-la. Perguntei a um morador e ele não a conhecia. Pensou, pensou e me deu o endreço da Fundação Cartier.
Depois de muito bater perna, consegui chegar. O esforço foi recompensado. Recomendo.