Fotos: jardim de uma amiga que mora no sul de Paris.
Até a Provence está coberta de neve!
Os aeroportos reduziram os vôos, o Eurostar, para Londres, está com mais da metade dos trens cancelados, as estradas estão bloqueadas e, no interior da França, várias cidades estão sem eletricidade. Não é somente no Brasil que tem apagão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
112 Comentários
Marcello Brito
Eymard e Hide que bom q vcs gostaram…vou escrevendo e me lembrando…O pior é que o que eu prometo que vou escrever, um texto sobre Bruges, vou enrolando…mas ele sai…ta quase pronto.
Marcello Brito
Eu tinha esquecido desse incidente na AF completamente!
Outro dia vendo uns albuns antigos é que me lembrei do acontecido.
Mas fomos muito bem tratados pela AF, nessa epoca meu pai era amigo do diretor da AF no Brasil e em Paris fizeram de tudo para achar a mala, mas nada.
Me mostraram um album com mil e um tipos de fivelas, de ziper, tipo e cor de couro ou tecido, acabamentos e etc…e de fato foi feito um desenho falado da mala…mas nada.
Batiamos ponto quase todo dia no escritorio central da AF no Champs-Élysées para saber das novidades. Eu deixava meu pai la dentro fazendo lobby e gostava mesmo é de ficar olhando o vento que saia da respiração do metro na calçada reproduzir nas senhoras desavisadas aquela cena de Marilyn Monroe. A Beth deve lembrar disso. Era um acontecimento.
Depois pedia invariavelmente para almoçar no Pizza Pino, um pouco mais abaixo e meu pai esbravejando que estavamos em Paris e não em Roma me levava contrariado e com cara de poucos amigos para comer uma pizza que certamente devia ser uma das piores do mundo mas que eu adorava. Algum tempo depois que voltamos o Pizza Pino foi pelos ares num atentado terrorista horroroso.
Hide
Vou de Paris à Auvergne, no domingo 18 de janeiro, pelo autoroute, mas pelos comentários desta página me parece que não terei grandes problemas.
Este site está sendo muito útil para mim, principalmente com relação às dicas de Paris.
Hide
Marcello, que belo comentário ! Você deve ser escritor ou algo do gênero. Aliás, todos aquí são impecáveis, menos eu.
Ah, VARIG, que l’epoque, voei algumas vezes, menos para a França era outro nível.
Não me esqueço da primeira vez que fui ao Japão pela Air France na classe economica, parecia o trem da da Central, era fevereiro e fazia calor infernal fora e dentro da aeronave, as comissárias irritadas nos tratavam como se elas fossem policiais truculentos, eu na minha infância e adolescencia foi plantado aquela imagem das aeromoças lindas e gentis… que descepção.
Primeira classe só por acidente, quando a VARIG, na época do ECO RIO ou RIO ECO algo assim, vendeu a minha vaga.
Mas tenho saudades da VARIG.
Outro dia fui ao Salvador de GOL, não lanchei, pois estava certo que teria lanche. O avão decolou e já eram 3h da tarde, voou, voou e nada de lanche, só muito depois vieram com AMENDOIM !!!
Sou funcionário de uma empresa faço algumas viagens pelo mundo e as vezes passo por uma frias. Desta vez vai ser França e vai ser frio mesmo.
Uma vez acho ia sendo sequestrado pela Farc ou assaltado, mas conseguí engana-los fazendo cara de lutador de artes marciais.
Eymard
Marcello: espetacular relato e desfecho!! Mas a Beth vai achar que ja era culpa da Tam (que nem existia ainda….risos)
Telma Pereira
Beth, vc é muito fofa!!!
Tenho lido seus comentários e acho uma delícia…adoro!!! Confesso que viajo na sua viagem!
Bjs
Marcello Brito
Ah, a Varig!!!
Que saudades daquela Varig…
Na virada dos 60 pros 70 e durante toda a decada não tinha igual, era uma festa.
Me lembro perfeitamente ainda bem criança num voo diurno para Nova York, ela servia Churrasco!!! Picanha fatiada com direito a barrilzinho de chopp brahma Individual….E a minha cara de espanto e de tristeza por nao ter ganho um.
Florinda, ainda, Bulcão era inspetora de bordo!!! A Varig tinha isso, uma beldade a bordo para resolver todos os impasses dos vips e famosos. Depois ela foi estrelar Os Deuses Malditos, Investigação de um cidadão acima de qualquer suspeita, foi ganhar 3 donatellos na Italia, foi ser a ultima musa de Visconti e a melhor amiga de seu amante, o lindo e talentoso helmut berger.
Mas agora estou me lembrando que da primeira vez que fui para Europa fui de ….Air France mesmo. Um jumbo 747 imenso e novíssimo.
Na primeira Classe o deck superior era um bar ultra moderno e estiloso que parecia saido direto de um desfile do Courregés ou da abertura de Barbarella. Tapetes roxos que subiam pelas laterais curvadas do jumbo e champanhe e canapés e drinks sem parar numa festa que só terminava em Paris. Quem não se lembra do magnífico simbolo da Air France nessa epoca que era um cavalo alado. simples e muito chic.
A mitica rota Rio-Paris fazia então uma escala em Dakar onde era servido se nao me falha a memória um big almoço ou seria café da manhã?? Me lembro do mar de um azul profundo na aproximação do avião na costa afriacana e de uma quantidade absurda de moscas em Dakar. Depois o avião sobrevoava um deserto estupendo que eu nao vou arriscar dizer que era o saara e passava por cima de casablanca…tudo devidamente anunciado pelo comandante.
Mas quando cheguei pela primeira vez em Paris com 11 anos eu acho, fascinado pelo Jumbo e pela escada de acesso ao bar no upperdeck que dava choque ao se tocar, tive a grata surpresa da AF ter perdido minha mala com praticamento toda a minha roupa dentro, já que eu iria ficar com meu pai na europa por quase 2 meses. Foram horas e horas no Charles de Gaule e até retrato desenhado da mala foi feito, mas nada. Voltei ainda uma 2 ou 3 vezes no aeroporto para checar malas que surgiam sem donos….mas tudo rebate falso.
Passados quase 40 anos, continuo sem minha mala. Ela nunca foi achada e quando retornei ao Brasil recebi gorda indenização da Cia Aerea
Mas na viajem foi engraçado porque tivemos que filho e pai improvisar um guarda roupa e ele saiu todo psicodelico pq estavamos em plena enfervecencia Hippie. E da-lhe calças de boca de sino e camisetas indianas ….
Renata de Toledo
Amigos do Blog!
Será que eu dei sorte? Quero deixar registrado que eu fui sozinha pra Torre no reveillon, onde conheci brasileiros fantásticos, depois do show de luzes saí do meio da “muvuca” rapidinho, fomos para o apartamento da D. Iole tomar champagne, e quando peguei o metro era bem mais de 2 horas! O que estava fechada era uma ou outra estação, por exemplo a Odeon, do lado do meu hotel maravilhoso, mas eu desci na S. Michel e fui caminhando (quase 3 da manhã) sem absolutamente nenhum incômodo, só tentando não chorar com a cidade maravilhosa e a emoção à flor da pele! Vou levar aquela noite para sempre!
Jorge Fortunato
Vendo tanta neve e frio, até ouso nao reclamar da sensaçãod e 40 graus aqui do meu ap. Já bebi litros de água, tomo sorvete e nada.
BETH
que bom que as malas chegaram. Sempre viajo de Air France e nucna tive problemas. Aqui no Brasil viajo pouco de TAM. Sinto falta da VARIG e até da VASP. Pede para a netinha guardar uns macarrons pra mim, de pistache…rs Beijos e aproveite!!!!
Beth
Marcello
Seu amigo está certíssimo!
Não fosse assim a Europa fecharia todos os anos por 3 meses, risos.
Inverno na França (especialmente em Paris) é moleza. Ruim é enfrentar inverno em Hamburg ou na Escandinávia, onde morei por anos… E mesmo assim a vida continua tranquilamente. As estradas são limpas (e haja sal) assim como as ruas e caçadas…. As escolas e comércio continuam funcionando. Até os restaurantes e cabelereiros, risos.
Ruim mesmo para mim é ter que sair de casa para trabalhar com 38C Positivos no Rio de Janeiro…
Agora está 0C aqui em Paris, com uma nevinha muita da mixuruca caindo lá fora…. Mas nada que impeça nosso jantar do dia, em mais um delicioso restô retrô…
Por falarnisso, hoje me dei conta mais uma vez de que camembert aqui tem gosto de … camembert! Mon Dieu, que diferença daqueles similares que aparecem lá naquele nosso amado Brasil….
Abs.