Eu sempre soube: o chocolate é excelente remédio contra a depressão. O que eu não sabia é que os franceses são completamente choco-dependentes.
Eles dedicam, em média, 268 euros por ano para satisfazerem este pequeno pecado de gourmandise. E os mais entusiastas chegam a gastar até 370 euros anuais.
A metade da população francesa consome chocolate todos os dias. E 83% degusta esta delícia pelo menos uma vez por semana. Somente 1% da população afirma não gostar do produto.
O chocolate é sinônimo de descontração para a metade das pessoas interrogadas e fonte de reconforto para um terço delas.
O chocolate é um produto barato por isso o consumo se mantém estável, apesar da crise.
No grupo dos consumidores diários, a metade prefere o chocolate amargo.
Eu me incluo nesta categoria. E o último chocolate amargo sem adição de açúcar que degustei, do chef Michalak (leia artigo aqui), aumentou minha dependência.
Mas raros são aqueles que consomem chocolates dos grandes chefs. Os franceses compram suas barras nos supermercados parisienses. E elas são ótimas.
Quando meus netos chegam em casa, faço um mimo e compro caixinhas de chocolate da alta gastronomia. Em seguida, diante do consumo intensivo, passo para as barrinhas de supermercado.
Eles não confessam, mas tenho certeza que preferem o chocolate industrializado do que os caros e famosos chocolates cinco estrelas.
Tenho uma novidade para vocês. A famosa marca Valrhona, fornecedora de chocolate top qualidade aos profissionais, acabou de inaugurar a Cidade do Chocolate situada a meio caminho entre Paris e a Provence.
A Cité du Chocolat é um imenso espaço interativo e multissensorial onde aprendemos, sentimos, degustamos. Um templo dedicado a este produto extraordinário.
Quem sabe vocês passam por lá?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Kariny
Realmente nos supermercados Parisienses encontramos ótimos chocolates e com bom preço. A variedade satisfaz a todos os gostos. Fica necessário comprar chocolates em Paris!
Maurício Christovão
Marcy: Você tem razão. Outro dia li uma reportagem a respeito de brasileiros que vivem ou viveram no exterior e o grande Ivan Lessa, depois de muitos anos em Londres, voltou para o Patropi. Ficou dois ou três anos por aqui e retornou à Inglaterra. Questionado sobre a sua decisão, ele disse:” Estava sempre com a impressão de que estava sendo sacaneado por alguém” . Acho que não é só impressão não, Ivan…
Marcy
Gostei do q disse a Maria das Graças q aqui é mto difícil encontrar chocolate bom c preço civilizado. Parece-me q a civilização está longe demais de nós e como isso cansa!…
Lenna Ranghetti
Conheci o Valrhona através da nossa amiga pitaqueira e expert em chocolates Helena Baüerlein e,desde lá, trago alguns na bagagem quando volto…
marcy
Surpresa em saber do grande consumo ; gosto mas nada demais e mais no inverno. Gosto do belga e concordo q a diferença de preço do Lindt aqui é impressionante assim como o sabor é prejudicado.
Tb não compro mais aqui.
Juliana
Chocolate pra mim, tem que ser de meio-amargo pra cima. O problema é que o namorado gosta mesmo é de um ao leite ou branco! Só não arremato com um “o horror!” porque de vez em quando cai bem pra caramba! E porque até o ao leite e o branco em Paris são bem menos doces do que os brasileiros – ou é só impressão minha?
eymard
Helena sabe do que fala. Usa os melhores produtos e sabe, como poucos, trabalhar com eles. Gostei muito do post e das informações. Nem sempre os chocolates de griffe são melhor apreciados. Ha bons chocolates para o consumo diário.
Carmen Agnes
O meu consumo de chocolate é diário. Sempre o amargo 70% ou mais. Como sou magra, não preciso me preocupar. Adoro o Valrhona, mas ainda não conheço o Michalak. Vou corrigir isso na próxima viagem. Claro que no dia a dia não dá para comprar os tops. A Cité du Chocolat deve ser um parque de diversões! rsrs
Maurício Christovão
Não nos deixeis cair em tentação, mas se cairmos, livrai-nos do mau chocolate, amém!!!
Carlane
oi Lina, fiquei doidaaaaa com essa matéria sobre chocolate!!!!!!
Na epoca que vamos então que é frio!!! É tudo de bom!!!
Mais uma vez o CP nos presenteando com deliciosas dicas e noticias!!
bjssss, carlane