Eu sempre soube: o chocolate é excelente remédio contra a depressão. O que eu não sabia é que os franceses são completamente choco-dependentes.
Eles dedicam, em média, 268 euros por ano para satisfazerem este pequeno pecado de gourmandise. E os mais entusiastas chegam a gastar até 370 euros anuais.
A metade da população francesa consome chocolate todos os dias. E 83% degusta esta delícia pelo menos uma vez por semana. Somente 1% da população afirma não gostar do produto.
O chocolate é sinônimo de descontração para a metade das pessoas interrogadas e fonte de reconforto para um terço delas.
O chocolate é um produto barato por isso o consumo se mantém estável, apesar da crise.
No grupo dos consumidores diários, a metade prefere o chocolate amargo.
Eu me incluo nesta categoria. E o último chocolate amargo sem adição de açúcar que degustei, do chef Michalak (leia artigo aqui), aumentou minha dependência.
Mas raros são aqueles que consomem chocolates dos grandes chefs. Os franceses compram suas barras nos supermercados parisienses. E elas são ótimas.
Quando meus netos chegam em casa, faço um mimo e compro caixinhas de chocolate da alta gastronomia. Em seguida, diante do consumo intensivo, passo para as barrinhas de supermercado.
Eles não confessam, mas tenho certeza que preferem o chocolate industrializado do que os caros e famosos chocolates cinco estrelas.
Tenho uma novidade para vocês. A famosa marca Valrhona, fornecedora de chocolate top qualidade aos profissionais, acabou de inaugurar a Cidade do Chocolate situada a meio caminho entre Paris e a Provence.
A Cité du Chocolat é um imenso espaço interativo e multissensorial onde aprendemos, sentimos, degustamos. Um templo dedicado a este produto extraordinário.
Quem sabe vocês passam por lá?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Maria das Graças
Gosto muito de chocolate, mas do bom chocolate. Difícil de encontrá-lo no Brasil com qualidade e com um preço civilizado.
Aliás, a cada dia o meu nível de consumo geral no Brasil se restringe ao mínimo necessário para a sobrevivência.
Katia Becho, voce tem razão sobre a diferença de preço do Lindt. E se pensarmos o quanto a qualidade se deteriora até uma barra chegar às prateleiras por aqui… Não compro mais.
jorge fortunato
Quando li esse post, pensei logo em você Helena Bauerlein!
Gosto de chocolate mas como menos do que gostaria. Se comer demais as espinhas aparecem, apesar de já ter saído há um bom tempo da adolescência…rs
MonicaSA
Este post e de utilidade pública. Adorei as dicas da Jeannie e da Helena.
Virginia
Helena!
Onde vai ser o Salon du Chocolat em Paris?
sabine
oiii
Jeannie
Chocolate….amo Valhrona!!!
Utilizo o chocolate em po deles para fazer as receitas de bolo, calda e sorvete, as mini barrinhas que costumam vender em caixas sao otimas, meu marido esta viciado no de laranja com cobertura de chocolate, para os iniciantes recomendo a caixa de bombons sortidos…
Troquei definitivamente a Godiva pelo Valhrona!
Amélia
Amo chocolates e na ultima viagem me apaixonei pelos belgas!!!
Katia Becho
Eu sempre levo chocolates de presente para os chocólatras da família. E, claro, compro no supermercado. A diferença de preço entre um Lindt na França e um Lindt no Brasil, por exemplo, é enorme. Enquanto aqui uma barra custa em torno de 2 euros (pra menos), no Brasil custa 14/16 reais. Haja custo Brasil pra explicar!
Helena Bauerlein
Lina, eu fui convidada para a inauguração!
Fiquei encantada com a Cité du Chocolat.
Valrhona é sim o melhor chocolate do mundo. Disso ninguém duvida!
A criação desse espaço só comprova quão à frente dos concorrentes eles estão!
Os chocolovers estão de parabéns e têm um bom motivo para visitar a França.
Recomendo um bate e volta!
E quem estiver por Paris não pode perder o Salon du Chocolat que começa dia 30/10 e vai até dia 3/11.
Et vive le chocolat!
Nick
Quando estou na cidade, faço como a Lina, compro uma caixinha de algum chocolateiro de grife, mas para o consumo diário (e para trazer na mala) recorro aos supermercados. Os chocolates são ótimos, com grande variedade e excelente qualidade.