Na França, o uso do tênis fora das práticas esportivas sempre foi associado aos adolescentes e a um estilo de vida menos “sério”. No entanto, nos últimos meses, começaram a aparecer nos jornais e blogs franceses, vários artigos dizendo às mulheres que abandonem seus saltos e que invistam no conforto e na facilidade dos tênis, seja no trabalho, nos eventos sociais ou na noite. Alguns chegaram mesmo a declará-lo o it-shoe de 2014.
Talvez isso seja influência da corrida, esporte cada vez mais adotado pelos parisienses (falamos sobre o assunto no artigo Qual seu tipo de pé? Qual tênis usar? Veja onde comprar em Paris). Mas o fato é que as mulheres mais antenadas às idas e vindas da moda já estão usando tênis há um tempo. Até mesmo nas regiões e estabelecimentos mais elegantes de Paris, vemos mulheres mais velhas que fazem mais a linha chique do que descolada, usando tênis. O que antes era contra-cultura, passou a ser cool e agora é chique. Atentíssimos aos movimentos da rua, alguns estilistas já se apropriaram da tendência e lançaram suas versões luxuosas do calçado. As mais recentes coleções de alta costura da Dior e da Chanel estavam repletas de tênis.
Já no Brasil o tênis faz, desde os anos 70, parte da nossa cultura e do nosso dia a dia. Podemos dizer que ele é o padrão da vestimenta nacional independente de idade e de classe social. Todo mundo o usa em todas as situações, do mesmo jeito que usam jeans e camiseta. É confortável, é prático, combina com tudo.
Talvez a brasileira não tenha tantas restrições ao tênis quanto a francesa tradicional mas ela jamais vai usá-lo em um evento social chique, por mais “fashion” que isso seja, e nem em um ambiente formal de trabalho. Para ela (brasileira), ele está associado ao lazer, às atividades do dia a dia e à academia de ginástica.
Na verdade, seja no Brasil seja na França, existem códigos sociais de como se vestir no trabalho e nos eventos sociais. Quebrar esses códigos ao usar tênis pode ser uma declaração de anti-conformismo, de fashionismo ou de exibicionismo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
marly
Nao abro mão do conforto de um bom tenis Nike p caminhar no dia a dia , independente da cidade ou país , acompanhando um jeans e uma camiseta básica; a noite é so trocar o tenis por uma sapatilha e acrescentar um bleiser e vc esta pronta p um jantar basico na cidade luz , o principal é lembrar q o conforto de hoje sera sua caminhada de amanha.
Paty
Ouais! Ninguém precisa se sacrificar para ter estilo, meninas. Nada contra tênis, tampouco contra Nike Shox, tem modelos lindos com detalhes pink. Todos deveriam aprender a respeitar o gosto alheio. Tenho esse pink e uso direto, amo o look ousado http://urlz.fr/ydj
Outro tênis lindo que tá super na moda e não se comenta no Brasil, são as botinhas Reebok.
http://lookbook.nu/s/Reebok+Freestyle
Tem até um fã clube, muito show vale a pena conferir. http://urlz.fr/ydk
Silvia Helena
Estive, em
Paris, no réveillon , passei duas semanas em Paris usei tênis , porque minhas botas incomodou um pouco mas não gosto muito de tênis , deixa o visual pesado. Mas como e inverno usei tênis bem acolchoado . Mas prefiro as sapatilhas, mocassim baixo tipo rasteiro. Não vi as francesas de tênis . Essa moda de tênis para todas as ocasiões isso não vai pegar. Tênis , só para atividades físicas em geral.
maura
Já que o assunto é calçados, aproveito para pedir dicas de onde comprar botas bonitas, sem salto(aqui no Brasil só encontro com salto) e de bom preço. (estarei em Paris entre 21 e 26 de abril)
Rodrigo Lavalle
Maura, as lojas André e Aldo possuem bons preços. Na rue de Rivoli você encontra essas e várias outras lojas de sapatos e roupas. Leia nosso artigo sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2014/01/26/as-lojas-de-roupas-baratas-em-paris/.
Abraços.
Débora
Nossa! Não consigo me imaginar não usando tênis no dia a dia…
Luzied Senra
Só uso tênis para academia ou caminhadas.
Em Paris sempre uso botas baixas e com muito conforto ou sapatos modelo Oxford. O conforto dos meus pés estão em primeiro lugar porque caminho muito. Com estilo tenho certeza que o tênis me acompanhará na minha próxima ida a Paris.
Marcos
Faço coro com (1) a Sophia, pois, numa hipotética escala que vai do medonho ao repulsivo, um par de Nike Shox ganha disparado das patas de bode, das botas Ugg e até das infames sandálias Crocs; (2) a LuciaCarneiro, sempre antenada: um par de Adidas Stan Smith (para gáudio dos minimalistas de plantão) cai bem com virtualmente tudo, seja jeans, saia, bermuda de alfaiataria, terno etc; (3) a Paula, pois, realmente, em meados dos anos 90, aquela que tudo sabe e tudo vê, a pitonisa da moda, Miuccia Prada, cuja infalibilidade é notória, propôs a combinação de roupa fina com tênis tipo performance.
Sophia
Na verdade, o problema em dizer “o tênis está na moda” vai fazer os incautos acharem que estão super in se saírem por aí com seu Nike Shox ou Mizuno Wave nos pés. A sutileza é que, quando se fala “tênis”, não se está falando desses tênis…
eduardo r.
ótima notícia, ainda mais vinda de paris, a maior vitrine do mundo!
acho q a moda tem q descer do seu pedestal visual e andar lado a lado com o conforto, sempre…a única tendência q deve ser seguida é ‘estar confortável’!!!
mas, com estilo, claro! quem não tem estilo pode seguir o q quiser q vai estar sempe perdido, um passo atrás, tropeçando no próprio mau gosto.
ter estilo (ou noção das coisas, no mínimo) vem acima de tudo, com salto ou sem salto!
LuciaCarneiro
A volta dos Stan Smith com força total.
O caminho do Adidas para o status “it” começou no ano passado. Marc Jacob, Gisele, Phoebe Philo e outros mais, trouxeram de volta o invulgar icônico dos anos 80/90. Aliás Phoebe Philo já usou New Balance e Nike mas o hit foi o Stan Smith, com “verdinho”, no final de seu desfile.
É só saber onde, quando e como usar.
Fica chiquérrimo num look masculino e faz estilo gamine no feminino.
Adivinha se eu gosto, Rodrigo?