Na França, o uso do tênis fora das práticas esportivas sempre foi associado aos adolescentes e a um estilo de vida menos “sério”. No entanto, nos últimos meses, começaram a aparecer nos jornais e blogs franceses, vários artigos dizendo às mulheres que abandonem seus saltos e que invistam no conforto e na facilidade dos tênis, seja no trabalho, nos eventos sociais ou na noite. Alguns chegaram mesmo a declará-lo o it-shoe de 2014.
Talvez isso seja influência da corrida, esporte cada vez mais adotado pelos parisienses (falamos sobre o assunto no artigo Qual seu tipo de pé? Qual tênis usar? Veja onde comprar em Paris). Mas o fato é que as mulheres mais antenadas às idas e vindas da moda já estão usando tênis há um tempo. Até mesmo nas regiões e estabelecimentos mais elegantes de Paris, vemos mulheres mais velhas que fazem mais a linha chique do que descolada, usando tênis. O que antes era contra-cultura, passou a ser cool e agora é chique. Atentíssimos aos movimentos da rua, alguns estilistas já se apropriaram da tendência e lançaram suas versões luxuosas do calçado. As mais recentes coleções de alta costura da Dior e da Chanel estavam repletas de tênis.
Já no Brasil o tênis faz, desde os anos 70, parte da nossa cultura e do nosso dia a dia. Podemos dizer que ele é o padrão da vestimenta nacional independente de idade e de classe social. Todo mundo o usa em todas as situações, do mesmo jeito que usam jeans e camiseta. É confortável, é prático, combina com tudo.
Talvez a brasileira não tenha tantas restrições ao tênis quanto a francesa tradicional mas ela jamais vai usá-lo em um evento social chique, por mais “fashion” que isso seja, e nem em um ambiente formal de trabalho. Para ela (brasileira), ele está associado ao lazer, às atividades do dia a dia e à academia de ginástica.
Na verdade, seja no Brasil seja na França, existem códigos sociais de como se vestir no trabalho e nos eventos sociais. Quebrar esses códigos ao usar tênis pode ser uma declaração de anti-conformismo, de fashionismo ou de exibicionismo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
Marcy
Acho pesado, feio, super deselegante, nunca vi em Paris ou Londres.; aliás vi sim sempre em turistas. Sapatilhas e botas sem salto e bem macias são mto confortáveis. Agora cada um tem seu gosto, necessidade,etc, Duvido q pegue e se pegar – a França está mmo empobrecendo!….
Cintia Batista
Também não vejo francesas usando tênis
Muitos saltos, botas montaria no inverno e sapatilhas estilo repetto
Na tentativa de ser “descolada” uma ou outra incauta vai acabar sendo barrada nos restaurantes parisienses – e nem precisa ser o L ‘ epicure ou le Cinq, não …
Madá
Acho legal esses posts que esclarecem as diferenças de cultura. Cada um sabe o que lhe cai bem, mas às vezes nos sentimos mal por estar destoando muito. Será que a “liberação” do tênis será só nessa temporada ou veio para ficar ?
Clelia Sant'Annas
A sábia Coco Chanel já dizia que ” moda é virar o baú “. Suas palavras são atuais, já que os vestidos e sáias modernos hoje, eram usados na década de cinquenta. E nessa década, as mulheres jovens americanas, usavam tênis e meias, com saias rodadas. E, muitos anos antes, as mulheres usaram saltos altos, com meias .
Tania
Estive em Paris em outubro passado e andei muito de tênis e jens e não vi nenhuma francesa usando tênis…quando observava alguém de tênis logo se via que se tratava de turista como eu…as francesa usavam muito sapato,bota e sapatilha….uso de tênis nas francesas só vi na Maratona de Vincennes.
Sophia
Ed Nezer, estou rindo muito com seu comentário!!! Dica preciosa!
Ricardo De Oliveira
Acho que as empresas deviam se associar com esse tipo de informação , acho bacana , saltos apesar de serem estilosos fogem totalmente do conforto desejado .
Martina Knoll
Sou adepta do tênis a muito tempo.
Sou muito alta, tenho pés pequenos e isso compromete um pouco o meu equilíbrio. Então tive que adaptar conforto e segurança no meu dia a dia. Resultado: pesquisa e busca por tênis (sociais). Modelos mais afinados e cores sóbrias ou neutras.
Fico Feliz com os novos estilos! Merci.
Ed Nezer
O problema é que tênis é muito mais difícil de limpar o cocô de cachorro.
Rosimeire
Amo keds claro, mais uma pantalona bem cortada, e uma blusinha sequinha! Descontraído e sofisticado!