Na França, o uso do tênis fora das práticas esportivas sempre foi associado aos adolescentes e a um estilo de vida menos “sério”. No entanto, nos últimos meses, começaram a aparecer nos jornais e blogs franceses, vários artigos dizendo às mulheres que abandonem seus saltos e que invistam no conforto e na facilidade dos tênis, seja no trabalho, nos eventos sociais ou na noite. Alguns chegaram mesmo a declará-lo o it-shoe de 2014.
Talvez isso seja influência da corrida, esporte cada vez mais adotado pelos parisienses (falamos sobre o assunto no artigo Qual seu tipo de pé? Qual tênis usar? Veja onde comprar em Paris). Mas o fato é que as mulheres mais antenadas às idas e vindas da moda já estão usando tênis há um tempo. Até mesmo nas regiões e estabelecimentos mais elegantes de Paris, vemos mulheres mais velhas que fazem mais a linha chique do que descolada, usando tênis. O que antes era contra-cultura, passou a ser cool e agora é chique. Atentíssimos aos movimentos da rua, alguns estilistas já se apropriaram da tendência e lançaram suas versões luxuosas do calçado. As mais recentes coleções de alta costura da Dior e da Chanel estavam repletas de tênis.
Já no Brasil o tênis faz, desde os anos 70, parte da nossa cultura e do nosso dia a dia. Podemos dizer que ele é o padrão da vestimenta nacional independente de idade e de classe social. Todo mundo o usa em todas as situações, do mesmo jeito que usam jeans e camiseta. É confortável, é prático, combina com tudo.
Talvez a brasileira não tenha tantas restrições ao tênis quanto a francesa tradicional mas ela jamais vai usá-lo em um evento social chique, por mais “fashion” que isso seja, e nem em um ambiente formal de trabalho. Para ela (brasileira), ele está associado ao lazer, às atividades do dia a dia e à academia de ginástica.
Na verdade, seja no Brasil seja na França, existem códigos sociais de como se vestir no trabalho e nos eventos sociais. Quebrar esses códigos ao usar tênis pode ser uma declaração de anti-conformismo, de fashionismo ou de exibicionismo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
55 Comentários
Miriam gomes rzatki
Estiloso ou não é o tenis que e salva das andanças de viajens aprovo
Paula
A notícia é ótima!!!!Mas prefiro o charme de uma bota baixa e confortável!!!Estou morando em Fontainebleau, vou quase todos os finais de semana a Paris, ando muito e sempre com bota, me sinto muito a vontade em qualquer lugar que entro em Paris… Estou sempre acompanhando o conexão-paris e adoro as dicas que encontro aqui…
Marcia Lube
Para mim o importante é ter estilo.
Tenho o meu estilo independente da moda.
E, de uma coisa não abro mão : o meu conforto.
Carol Camargo
Bom saber, meu tênis não estava na lista dos itens que pretendo levar… apesar que tenho tempo para ajustar a minha lista uma vez que viajo só em dezembro e em função do frio acredito que as botas ainda serão as minhas melhores companheiras nas caminhadas por Paris
Cynthia
Excelente post! Na minha última viagem a Paris, sofri com uma botinha, apesar de ser baixa. Daqui a duas semanas, retornarei e abusarei do tênis! 😉
Sheilla
Aqui nos EUA, New York se ve muito esse look nas ruas. Mas geralmente levam o sapato social numa bolsa e trocam quando chegam no escritorio. So usam tenis pra caminhar mesmo, afinal Manhattan é imensa.
Ana Guimarães
Jamais levei tênis nas minhas viagens para a Europa, só para os EUA, exatamente porque nunca vi ninguém usando-os no dia a dia.
Agora, no mês passado, levei para Londres e Roma, cidades onde estive, uma bota espetacular da Timberland, comprada aqui mesmo no Rio, recomendo: foi a primeira vez na vida que nem lembrei que tinha pés! Botinhas e mocassins de couro: bye bye!
Iêda Soares
Nunca dispenso meu tênis em viagens. Na hora de comprar sempre escolho um bem leve e um número maior que uso, porque assim me sentirei confortável para caminhar à vontade. Quem viaja à passeio quer andar e aproveitar bem a viagem. Nada melhor que um tênis ou sapatênis.
Joana
Foi ótimo ler este artigo. Estava louca para levar um tenis na mala,na minha proxima viagem,agora no fim do mes,mas estava com receio rs
Agora não mais…levarei um e quem sabe compra
rei outros em Paris. Gostaria de ter algumas dicas
de onde encontra-los com preço legal.
tatyana mabel
Nunca use vtênis em viagens e caminho muito, dispensando, muitas vezes o metrô. Com o tempo, descobri que algumas características fazem de uma bota ou sapato serem muito confortáveis: solado de borracha flexível que acompanhe o movimento do pé (eu procuro sem o solado aparente nas bordas da bota. Acho mais delicado); altura do solado de 1,5 a 2cm, com a parte traseira levemente mais alta do que a dianteira; solado com cobertura em todo o calcanhar (nada de saltinhos, ou salto com circunferência menor que o calcanhar); bico arredondado; tamanho do calçado adequado, lembrando que vc vai precisar de Espaco p meias. Eu sempre compro um pouquinho folgada. A meia resolve eventuais folhas) ; extremidades do sapato macias e flexíveis; solado com seguranca antiderrapante). Para as botas, vale, ainda: cano flexível e acabamento confortavel interno (para quem tem pernas grossas precisa obs o conforto do cano da bota, considerando que ainda se vai colocar meia e calça + o inchaço da caminhada). Outra dica: sempre levo dois sapatos c essas características e alterno na viagem. Viajo e nem me lembro dis pés! Os tênis nem sempre são confortáveis ou práticos: se tem mesma altura na parte traseira e dianteira doem ao fim do dia (tipo all star); nao protegem suas perna/roupa quand se caminha em dia de chuva (a bota recebe o respingo e vc evita a laminha na barra da calça); a limpeza pode ser complicada qnd de tecido (o couro basta um paninho)… Bom… Eu acho lindo tênis em visuais descolados. Mss sou bem feliz c botas/sapatos e sempre são fáceis de jogar c qualquer roupa/ocasião.