Na França, o uso do tênis fora das práticas esportivas sempre foi associado aos adolescentes e a um estilo de vida menos “sério”. No entanto, nos últimos meses, começaram a aparecer nos jornais e blogs franceses, vários artigos dizendo às mulheres que abandonem seus saltos e que invistam no conforto e na facilidade dos tênis, seja no trabalho, nos eventos sociais ou na noite. Alguns chegaram mesmo a declará-lo o it-shoe de 2014.
Talvez isso seja influência da corrida, esporte cada vez mais adotado pelos parisienses (falamos sobre o assunto no artigo Qual seu tipo de pé? Qual tênis usar? Veja onde comprar em Paris). Mas o fato é que as mulheres mais antenadas às idas e vindas da moda já estão usando tênis há um tempo. Até mesmo nas regiões e estabelecimentos mais elegantes de Paris, vemos mulheres mais velhas que fazem mais a linha chique do que descolada, usando tênis. O que antes era contra-cultura, passou a ser cool e agora é chique. Atentíssimos aos movimentos da rua, alguns estilistas já se apropriaram da tendência e lançaram suas versões luxuosas do calçado. As mais recentes coleções de alta costura da Dior e da Chanel estavam repletas de tênis.
Já no Brasil o tênis faz, desde os anos 70, parte da nossa cultura e do nosso dia a dia. Podemos dizer que ele é o padrão da vestimenta nacional independente de idade e de classe social. Todo mundo o usa em todas as situações, do mesmo jeito que usam jeans e camiseta. É confortável, é prático, combina com tudo.
Talvez a brasileira não tenha tantas restrições ao tênis quanto a francesa tradicional mas ela jamais vai usá-lo em um evento social chique, por mais “fashion” que isso seja, e nem em um ambiente formal de trabalho. Para ela (brasileira), ele está associado ao lazer, às atividades do dia a dia e à academia de ginástica.
Na verdade, seja no Brasil seja na França, existem códigos sociais de como se vestir no trabalho e nos eventos sociais. Quebrar esses códigos ao usar tênis pode ser uma declaração de anti-conformismo, de fashionismo ou de exibicionismo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
Paula
Tudo cai bem nas francesas magras e elegantes, não é a toa que ditam a moda a séculos. É uma questāo de silhueta e saber compor, coisas que essas mulheres dominam.
Além do mais nada de novo, já vimos esse tipo de combinaçāo no meio dos anos noventa, é o vai-e-vem da moda .
Sophia
Ou de simples falta de elegância mesmo.
Rosa Cerqueira
Quando as mulheres se derem conta da tirania dos saltos altos, finos, ultra desconfortáveis, nunca mais vão querer colocar um nos pés. Porque os homens não usam saltos? Os saltos foram criado pelo rei da França Luís XV, que queria ser mais alto do que seus 1,60m. Só que os homens, foram mais espertos, e não caíram nessa roubada de usar os saltos… Já as mulheres, por conta da vaidade, até hoje penam! Está mais do que na hora de libertarem-se!
Marcia
Caí na conversa de que não se usava tênis em Paris e levei botinhas baixas para compor o visual, na minha última viagem. Ok, fiquei parisiense e chique, mas sem pés e joelhos! Daqui a algumas semanas, estou chegando por aí de novo, com botas térmicas e meu amado tênis!
Andreia Luna
Que pena… Tênis é um calçado muito pesado para alguns tipos de roupa. Compromete a elegância e, na minha opinião, fica feio demais! Sou brasileira e sempre invejei o estilo da mulher francesa. Sou adepta do tenis como calçado esportivo. Ainda defendo sapatos de diversos saltos e até sapatilhas.
LaudelinaCastro
Usar tênis é muito confortável,,,,andei em Paris durante 15dias ,o que me salvou foi o tênis,,,as lojas em Paris já oferecem tênis bem bonitos,,,mais discretos ,eu amei a idéia desse calçado tb a noite,viva meus pés!!!!!
Herbert
Acho que não vai pegar, mas… Enfim, pra caminhar, visitar a cidade, fazer esporte, ainda vai. Mas pra o dia a dia é feio demais, não combina com Paris, apesar de eu usar de vez em quando, quando meus pé doem… heheheheh
Barbara
Passei duas semanas em Paris, a única coisa que usei foi tênis. Impossível fazer turismo com outra coisa.
Já no Brasil, sempre que posso, apelo para tênis ou sapatenis!
meire
Sempre vejo a mulherada trocar de sapato no metro, tiram o salto e colocam tenis, ou vive-versa, o conforto vence
Aurea Costa
Otima noticia! Vou usa-los menos constrangida em abril próximo por ser o unico tipo de calçado com que consigo caminhar muito em Paris atualmente.