Mesmo se a mundialização diminui as diferenças, o gosto é sempre determinado pela infância e pela cultura do país onde nascemos. A cultura francesa, marcada pela religião católica, tem como postulado central a discreção. Isto resulta numa procura de perfumes refinados mas sem ostentação, ou a valorização de aromas antigos, respeitando e seguindo uma herança olfativa. As francesas gostam do n°5 da Chanel, do Interdit do Givenchy, do Trésor da Lancôme ou do recente Elle do Yves Saint Laurent.
As americanas tem um comportamento oposto face ao perfume. Nada de meia medida, elas preferem um aroma opulento, um produto demonstrativo e evidente que reflita o dinheiro que gastaram. Daí o sucesso de Fracas de Piguet, de Velvet Gardenia de Tom Ford,do Eternity de Calvin Klein.
As francesas não gostam de aromas que exprimam a limpeza, assim o limão fresco, ou limão verde, são associados aos perfumes masculinos ou aos produtos de limpeza doméstica. As americanas ao contrário apreciam estes aromas associados às atividades esportivas, duchas frias e limpeza corporal.
Eu pessoalmente gosto muito dos perfumes Guerlain. Não os conhecia antes de acrescentar um arrondissemente no meu endereço*e hoje não vivo sem o meu Shalimar. Isto não quer dizer que não goste de duchas frias e limpeza corporal.
* foi o Ricardo Freire do Viaje na Viagem que disse isto e eu adotei.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
9 Comentários
conexaoparis
Patrícia
Também gosto muito do Samsara.
Patricia barros
Goosto realmente é muito pessoal…Eu adoro perfumes mas como sou geminiana,não consigo ficar só com um por muito tempo, mas admiro quem tem uma marca pessoal e só usa deteminada fragância. Agora quanto ao trésor a minha opinião diverge das francesas, eu o acho super forte e enjoativo. Ganhei um a um tempo atrás., assim que experimentei achei forte então deixei praticamente intacto na prateleira. Um dia desses dei uma geral no armário e vi que o frasco estava quase cheio. Com pena do desperdício resolvi “gastar” , usando até no dia a dia.Resultado : não consegui usar mais de três vezes pois o cheiro me causava náuseas…Ia contra a minha natureza. Agora tem um da guerlain que eu amo ,ele fica no ambiente mas é sutil: samsara.
conexaoparis
Eliane
olhe o:
http://www.sephora.fr/browse/section.jhtml?categoryId=C302
Eliane Dutra
Maria Lina :
V. conhece algum site de loja de perfumes aí em Paris que contivesse uma lista de preços? Eu gostaria de comparar com os preços de uma loja de chineses aqui na Tijuca (RJ), que são muito em conta.
Muito obrigada
conexaoparis
Gosto dos perfumes Dior Homem. Dê uma olhada…
Leonardo
E os masculinos? Quais os indicados? Bem, uma referência e opinião faminina é sempre válida!
conexaoparis
Acho bom, você deixa sempre a mesma marca por onde passa…
Patricia
Não sei se isso é bom ou ruim, mas há uns 12 anos eu só uso Tresor. 😉