Leiam os comentários detalhados sobre cada um dos 10 perfumes masculinos mais vendidos na França. Este artigo te ajudará a escolher o perfume que te convém.
Por Daniel Pescio, perfumista brasileiro radicado em Paris.
A perfumaria masculina propriamente dita, surgiu em 1965 com Brut de Fabergé. Alguns anos depois, essa perfumaria conheceria uma pequena revolução com o surgimento de uma nova molécula, inicialmente utilizada em produtos de limpeza, chamada dihidromyrcenol.
Apreciada por dar estabilidade e frescor extremo às composições aromáticas, essa molécula vai aos poucos substituir a essência de lavanda, acentuar o frescor cítrico e se tornar peça-chave nos perfumes masculinos.
Primeiro em Azzaro Pour Homme, em seguida em alta dosagem de 10% em Drakkar Noir, e por fim uma overdose de 20% em Cool Water de Davidoff. Esse último, criado por um dos maiores perfumistas de todos os tempos, Pierre Bourdon, vai se tornar um dos perfumes mais copiados da história da perfumaria masculina.
O dihidromyrcenol seria o anabolizante dos perfumes masculinos. Mas há quem trabalhe sem esse ingrediente, e com muita maestria.
Machões, modelos musculosos, andróginos, dandies e campeões, o arquétipo da beleza masculina evolui com a estética do seu tempo. Nos dias de hoje temos muita testosterona e pouca originalidade. É assim a perfumaria masculina das últimas décadas.
Há um culpado nessa história? Os perfumes masculinos teriam uma trama comum em cada fragrância? Ou seria um conservadorismo masculino ditando as regras e o gosto do homem contemporâneo?
Aspectos históricos mostram que por mais de dois séculos, os homens vêm cultivando os mesmos hábitos em matéria de higiene, e o perfume é uma prolongação desse ritual.
O homem tem a herança do gesto de fricção no momento de passar a água de colônia, seja para se perfumar ou na hora de colocar um pós-barba. Essa gestualidade está impressa no inconsciente coletivo dos ocidentais.
Onde comprar perfume em Paris: loja Fragrance de l’Opéra
Nossa dica de onde comprar perfumes em Paris é a loja Fragrance de l’Opéra. A perfumaria oferece descontos e brindes aos leitores do Conexão Paris.
Não esqueça o seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Perfumes masculinos mais vendidos na França:
1) Invictus – Paco Rabanne
Paco Rabanne, marcou o universo da moda nos anos 60 com sua primeira coleção, verdadeiro manifesto dadaísta, com vestidos em materiais metálicos. O estilo proposto por ele rompe com a estética vestimentária da época e se torna expressão artística próxima das artes plásticas.
No universo dos perfumes, sua personalidade provocadora e ousada inspirou suas fragrâncias desde 1969, mas foi à partir de 2008 com o grande sucesso de One Million que Paco Rabanne volta com força total desbancando grandes clássicos como Eau Sauvage da Dior. Com os ingredientes que fizeram a notoriedade dos antecessores, Ivictus conta com modelo sexy, semi-nu, corpo escultural, arquétipo do poder, da sedução, da ousadia e da juventude.
Explorando alguns códigos da mitologia, o filme publicitário é estrelado por um dos deuses do rugby australiano, Nick Youngquest, parecendo sair de Magic Mike XXL! E se você quiser ter um corpo como o dele, é possível entrando no site pacorabanne.com. Você terá acesso ao programa de treinamento Invictus Body.
Invictus explora o mundo do esporte pelo lado da fantasia do desejo de ser campeão. Quem um dia nunca sonhou em entrar num estádio ou arena, ouvindo uma multidão de pessoas gritando seu nome e ser objeto de desejo de todos? Esse é o papel desse novo perfume, de uma nova era perfumística.
- Família olfativa: Amadeirado Aquático tendência neo-marinho diferente dos perfumes desse tipo dos anos 90, com uma nota salgada, metálica em contraste com notas um pouco doces. Melão, grapefruit, louro, madeira de guaiaco e notas oceânicas tipo tsunami.
- Lado bom: Provar um sucesso de marketing na pele, não é todo dia que isso é possível. E mais, não vai passar despercebido, pois esse é o perfume do poder.
- Lado ruim: As notas metálicas são mais que estranhas. Como dizemos aqui, “bois qui pique”, ou seja, “madeira picante” para definir Ambre Extrême, presente nesse perfume.
- Motivos para provar na pele: Se sentir um campeão! Mas cuidado, isso pode ser uma ilusão!
2) Bleu de Chanel – Chanel
Nos dias de hoje, o lançamento de um perfume implica anos de planejamento e sobretudo muito dinheiro. Sem contar que num mundo totalmente globalizado, o perfume tem que agradar a gregos e troianos. No caso do Bleu de Chanel, os ingredientes da fórmula de sucesso foram: Gaspar Ulliel, um lindo ator francês conhecido em Hollywood; Martin Scorcese; fragrância de fácil compreensão; ingredientes de qualidade Chanel.
- Família olfativa: Fougère com notas de limão, grapefruit, menta, lavanda, sândalo australiano, vetiver
- Lado bom: Qualidade das matérias primas Chanel.
- Lado ruim: Nada de inovador no perfume, mas não chega à ser uma lástima.
- Motivos para provar na pele: Acho que eu diria para você provar Allure Homme Sport, Allure Edition Blanche, Chanel Pour Monsieur e Egoïste.
Bleu de Chanel
3) Terre d’Hermès – Hermès
Elegante, minimalista, sóbrio e refinado, o estilo de Jean-Claude Ellena, perfumista exclusivo da Hermès, é inconfundível. Seus perfumes, nem sempre com gênero definido, são referências e inspiram o mundo da parfumaria. Monsieur Ellena é talvez o único perfumista da atualidade à não recorrer ao uso de dihidromyrcenol em seus perfumes. Uma escolha nobre além de provar a capacidade de um perfumista – considerado um dos melhores da atualidade – em não ceder à facilidade. Jean-Claude Ellena é muito simpático e generoso, sempre em busca por novas notas verdes e refrescantes.
Para a criação de Terre d’Hermès, todos os ingredientes estão em harmonia com a elegância da marca e a maestria do perfumista. O perfume nos fala dos contrastes de cores e texturas entre terra, água e ar, e nos transmite um sentimento de conexão com a natureza. O perfume é usado por homens e mulheres no mundo todo. Terre d’Hermès tem uma base amadeirada e mineral.
Conheça alguns perfumes famosos já criados por Ellena: Déclaration Cartier, Eau Parfumée au Thé Vert Bulgari, First de Van Cleef, Eau de Campagne de Sisley, Cologne Bigarade Frédéric Malle, Bois Farine L’Artisan Parfumeur…
- Família olfativa: Amadeirado cítrico com notas de grapefruit, laranja, notas minerais, shiso (notas verdes e mentoladas), sílex, vetiver, benzoino, musgo de carvalho.
- Lado bom: Sinal de bom gosto, elegância e refinamento.
- Lado ruim: Nenhum.
- Motivos para provar na pele: Qualidade dos ingredientes, boa fixação, elegância. Aconselho o clássico Eau de Toilette, e sobretudo a deliciosa versão Eau Très Fraîche, com laranjas amargas do mediterrâneo.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
4) One Million – Paco Rabanne
Esse é o campeão de olimpíadas passadas. Já foi o perfume N°1 por vários anos, e veio para relançar o gênero oriental para homens, só que desta vez, um oriental masculino adocicado. Com a imagem do playboy milionário, o golden boy das baladas!
A marca Paco Rabanne pertence à uma corporação espanhola, a PUIG, que detém hoje várias marcas famosas como Nina Ricci, Valentino, Jean-Paul Gautier… Em todos os projetos desenvolvidos por eles a imagem do produto é baseada sobre arquétipos bem precisos.
No caso do One Million, é o jovem magnata que tem poder num estalar de dedos. É o poder imediato, ele tem tudo aos seus pés: mulheres, dinheiro, ouro, fama e poder, e tudo com muita ostentação.
- Família olfativa: Oriental com notas cítricas, menta, rosa, especiarias, patchuli, cedro, âmbar, fava de tonka, tabaco e couro.
- Lado bom: Sensualidade afirmada, estilo ostentação.
- Lado ruim: Oriental com ares de “déjà vu”!
- Motivos para provar na pele: Testar um perfume masculino oriental adocicado.
5) Boss Bottled – Hugo Boss
Maçã do amor, maçã do paraíso, maçã de Adão, com ou sem Eva. Quem disse que na perfumaria masculina não existe perfumes frutados? Boss Bottled abre com uma explosão de frutas deliciosas e bem equilibradas com maçã e limão, agrumentada com um toque de rosa e ameixa. Na evolução, o lado floral e especiado com notas de gerânio, canela, cravo e madeira de Mahogany, vem introduzir as facetas quentes, sedutoras, e envolventes. Com a chegada das notas de fundo, o perfume ganha uma dimensão ambarada, abaunilhada, bem amadeirada que se aquece levemente na pele. Perfume agradável, sem correr muitos riscos, traduzindo os fundamentos da marca com sucesso e elegância.
- Família olfativa: Amadeirado-especiado com notas de frutas cítricas, maçã, ameixa, gerânio, cravo, canela, vetiver, baunilha, cedro, sândalo.
- Lado bom: Raramente você vai encontrar uma fragrância frutada nesse estilo.
- Lado ruim: Perfume consensual.
- Motivos para provar na pele: Única fragrância da marca Hugo Boss digna de ser provada na pele!
6) Le Mâle – Jean Paul Gaultier
Criado por Francis Kurkdjian, jovem perfumista de 24 anos na época, recém saído da escola de perfumaria de Versailles, ISIPCA. Le Mâle foi o primeiro perfume da marca Jean-Paul Gaultier, mas não o único em parceria com Francis K. Jean-Paul Gaultier queria um primeiro perfume masculino com cheiro de barbearia mas que deveria ser atualizado ao gosto dos anos 90 com um toque de modernidade e audácia. Foi suficiente utilizar a velha referência do cheiro da “espuma de barbear” que é Brut de Fabergé, acrescentar menta e anis e envelopar tudo em muito musgo.
Do design do frasco ao filme publicitário, Le Mâle (O Macho) fazia alusão ao universo gay. Virilidade, músculos e beleza, ingredientes do estilo de Jean-Paul Gautier também mostrado nas passarelas, fez desse perfume o mais vendido na França durante muitos anos. A fragrância foi além dos esteriótipos, e é até hoje usado por diferentes tipos de homem, do executivo ao skatista, do adolescente em busca de virilidade ao político ávido por poder e dinheiro.
- Família olfativa: Fougère-Oriental com notas cítricas, menta, anis, artemísia, lavanda, flor de laranjeira, especiarias, baunilha, cedro, sândalo e fava de tonka.
- Lado bom: Perfume retrô, com toque de modernidade e audácia.
- Lado ruim: Muitos homens usam.
- Motivos para provar na pele: Se não quiser passar despercebido com um toque retrô-moderno-retrô.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
7) Eau Sauvage – Dior
Perfume revolucionário na década de 60, e N°1 de vendas por 40 anos, Eau Sauvage foi o primeiro perfume masculino da Dior, e ficou famoso pelo uso generoso de uma nova molécula em sua fórmula, o hedione.
Seu criador, Edmond Roudnitska, o maior perfumista do século XX, se apoiava na noção do belo definida por Emmanuel Kant, sendo esse seu alicerce na concepção de suas fragrâncias e do conceito de obra de arte.
Eau Sauvage é uma falsa colônia, pois a fixação do perfume é duradoura. As notas cítricas complexas, refrescantes e persistentes, com notas aromáticas em contraste com notas amadeiradas, fixam o perfume na pele por muito mais tempo.
Dotado de um estilo criativo, moderno, e de muita precisão e equilíbrio nas composições, Edmond Roudnitska criou vários perfumes de sucesso para a maison Christian Dior, entre 1948 e 1976. Os perfumes nessa época eram complexos e ricos em matérias primas de qualidade, pois a distribuição não era em escala interplanetária como é hoje.
A partir de 2009, a Dior decide usar imagens do grande mito masculino do cinema francês, Alain Delon. As imagens tiradas de filmes como La Piscine ou Les Aventuriers, mostra o ator no auge da fama, sedutor, sexy, magnífico, selvagem, em cenas à beira de uma piscina ou velejando em alto mar. A beleza de Delon é atemporal, como o perfume.
- Família olfativa: Cítrico-aromático com fundo chipre. Notas de bergamota, limão, manjericão, lavanda, cravo, coentro, iris, patchuli, vetiver, musgo de carvalho.
- Lado bom: Frescor intenso e boa fixação com elegância e refinamento.
- Lado ruim: O perfume sofreu algumas alterações desde sua criação mas continua sendo um clássico da perfumaria, tanto para homens como para mulheres.
- Motivos para provar na pele: Todos. Se você gosta de perfumes ultra-refrescantes, esse é um clássico a ser provado.
8) La Nuit de l’Homme – Yves Saint Laurent
Temos aqui o exemplo do infinitamente clichê! Um perfume insignificante mas que não passou despercebido. A campanha publicitária conta com a presença do ator francês, também conhecido em Hollywood, meu vizinho, o simpático Vincent Cassel. A L’Oréal, que comprou a Yves Saint Laurent Parfums, mais uma vez traça um infalível plano de marketing. Aliás, a referência dos jovens chegando nas lojas para comprar o perfume é sempre o ator: “Bonjour Madame, je voudrais le parfum de Vincent Cassel, s’il vous plaît”.
A versão original é muito mais interessante. Criado por Dominique Ropion, a fragrância faz parte de pesquisas desenvolvidas pelo perfumista sobre a essência de gerânio e suas facetas.
- Família olfativa: Aromático amadeirado com notas de cardamomo, bergamota, lavanda, notas florais, cedro, coumarina (nota atalcada), vetiver.
- Lado bom: Vincent Cassel
- Lado ruim: Parecido com os outros mas sem na verdade saber com qual!
- Motivos para provar na pele: Nenhum.
9) Acqua di Gio – Giorgio Armani
A paradisíaca ilha de Pantelleria, na Sicíla, na qual o elegante Giorgio Armani passa suas férias, foi a inspiração para esse perfume. A força da água marinha, a volúpia do ar e o sol, são elementos presentes nessa fragrância. Orquestrado por um dos perfumistas mais elegantes e refinados da profissão, o espanhol Alberto Morillas, o perfume dialoga com o homem moderno em busca de autenticidade e que está em harmonia com os elementos naturais.
Quase um unissex, com notas cítricas, frescor aromático, ultra refrescante com notas marinhas, musgo de carvalho e madeiras conferem um lado elegante, cristalino e sóbrio. Sucesso também junto ao público feminino, Acqua di Gio é sem dúvida um dos perfumes mais copiados, pelo lado inovador, pela sensação de frescor extremo, simples e único.
- Família olfativa: Aromático-aquático com notas refrescantes de limão, bergamota, tangerina, frésia, coentro, notas marinhas, cedro, patchuli, musgo de carvalho
- Lado bom: Muito refrescante, fácil de usar, como uma colônia. Perfume discreto, com ar de quem acabou de sair do banho.
- Lado ruim: Um pouco simples demais? Talvez não.
- Motivos para provar na pele: Viagem para Ilha de Pantelleria, sensação de liberdade, frescor extremo, natureza.
10) Habit Rouge – Guerlain
Jean-Paul Guerlain, perfumista da casa nessa época, era apaixonado por equitação e tirou desse universo todas as referências para homenagear os cavaleiros. Perfume elegante e refinado, com notas contrastadas refrescantes, aromáticas, com notas de baunilha, âmbar e couro. Icônico da perfumaria oriental masculina, Habit Rouge é para o homem o mesmo que Shalimar é para as mulheres. Mas poderia também ser o inverso!
Ambos perfumes sofisticados, sedutores e envolventes. A inovação e ousadia dessa fragrância está na quantidade massiva de baunilha, deixando o perfume com características de um semi-gourmand. Sempre com o acorde típico da Guerlain, a Guerlinade, composto de bergamota, rosa, jasmim, iris, baunilha e fava de tonka, inicialmente usado no revolucionário Jicky.
- Família olfativa: Oriental com notas de frutas cítricas, pau rosa, ervas aromáticas, levemente floral, iris, especiado cravo-canela, patchuli, benzoino, baunilha, opoponax, fava de tonka e couro.
- Lado bom: Sofisticação da composição e qualidade das matérias primas.
- Lado ruim: Se você não gostar de perfumes orientais.
- Motivos para provar na pele: Pela qualidade dos ingredientes, sofisticação e sobretudo, se você nunca provou um oriental na pele. Os elogios não serão poucos!
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
aparecida aragao marques tenorio
Meu marido usa “eau sauvage” há mais de 30 anos e ambos adoramos. Seu texto é lindo e sua perspicácia contagiante. Bjs. TIDA
Nazaré Rocha
Super!
evandro
Continuo fiel ao bom e velho Polo tradicional.
Daniel Pescio
Bom dia à todos!
Dillemba, concordo com você!!
Ricardo, obrigado! Logo logo vem mais. Os perfumes que se tornaram icônicos, têm identidade muito forte e também conta com a eficácia das propagandas.
Jorge e Philipe, concordo, Kouros é um lindo perfume e marcou a perfumaria masculina com seu cheiro animálico. Mas não se encontra no Top 10 na França.
Alexandre, obrigado!
Jorge, acho que aqui em Paris você ainda pode encontrar o Insensé! E’ um ótimo perfume da Givenchy.
jorge fortunato
Durante anos fui fiel ao Insensé de Givenchy… que desapareceu. Aí foi uma sucessão de Le Mâle, Ultraviolet de Paco Rabanne, Py e Neo Py de Givenchy…tenho Invictus, mas aind anão usei..por que comprei? Adorei o frasco
Phillipe
Jurava que teria Kouros. Achei ótima a lista!
Alexandre
Excelente texto e fiquei feliz em saber que dos 10, uso ou já usei metade.
Jorge Carreiro
Kouros, da YSL, ausente, mostra que Clássico e o bom gosto não se misturam aos demais!
Ricardo
Ótimo texto Daniel! Interessante notar que, mesmo com perfumes relativamente novos e repletos de marketing – como o Invictus – ícones como Le Mâle e Boss Bottled figuram na lista.
dillemba
Acabo de descobrir porque os políticos brasileiros estão esgotando os estoques do Le Mâle. Seria cômico se não fosse uma tragédia nacional.