Leiam os comentários detalhados sobre cada um dos 10 perfumes mais vendidos na França. Este artigo te ajudará a escolher o perfume que te convém.
Por Daniel Pescio, perfumista brasileiro radicado em Paris.
Quando falamos da França, logo nos vem à cabeça “gastronomia e perfumes”. E não é por acaso, pois além dos aspectos históricos, tem o aspecto fisiológico ligando os dois sentidos através do retro-olfato dos aromas.
No ranking da perfumaria, é sempre uma luta de gladiadores, ou melhor, de gladiadoras, para ver quem consegue ficar em primeiro lugar. Julia Roberts, Charlize Theron, Keira Knightley, Georgia May Jagger, Emily Blunt, Nathalie Portman, Gisele Bündchen…
E quem paga o salário dessa constelação?
VOCÊ! É isso mesmo, um perfume destinado à uma distribuição internacional, custa em média entre 2€ à 5€ antes do condicionamento. Poucas são as marcas que investem em qualidade de matéria prima.
Onde comprar perfume em Paris: loja Fragrance de l’Opéra
Nossa dica de onde comprar perfumes em Paris é a loja Fragrance de l’Opéra. A perfumaria oferece descontos e brindes aos leitores do Conexão Paris.
Perfumes femininos mais vendidos na França:
1) LA VIE EST BELLE – Lancôme
Traçado desde 2009, a L’Oréal veio com um plano de marketing para ser número 1 no ranking dos perfumes e conseguiu!
- Família olfativa: Floral Gourmand com notas de flor de laranjeira, iris, patchuli, baunilha, “praline” (amêndoas/avelãs confeitadas) e notas amadeiradas.
- Lado bom: Foi criado por gênios da perfumaria como Olivier Polge, Dominique Ropion e Anne Flipo.
- Lado ruim: Sabe quando uma bala de caramelo gruda no molar posterior? Mais um perfume “gourmand” (adocicado): um fruitchuli (frutas doces com patchuli) com baunilha.
- Motivos para provar na pele: Se você ama perfumes super doces.
2) J’ADORE – Dior
Primeiro perfume à destronar o Chanel N°5, número 1 do ranking dos perfumes femininos por vários anos consecutivos.
Talvez seja o único perfume que não leva o nome ou etiqueta no frasco! O nome está na tampa do frasco. Desenhado por um joalheiro, Hervé Van Der Straeten, o frasco foi inspirado nas ânforas e no colar Massaï. O perfume, quer dizer, a primeira versão, foi criado pela grande perfumista Calice Becker.
Tudo é ouro, brilho e ostentação. Charlize, alta costura, Versailles e até Marilyn Monroe que revelou usar Chanel N°5, estava por um milagre, na propaganda do J’Adore! “Incroyable”!
- Família Olfativa: Floral Frutado, inspirado na flor de champaca/magnólia com notas de melão, pêssego, pêra, lírio do vale, frésia, jasmim, rosa, orquídea, almíscar, cedro. Versão atual reformulada, está mais flor de laranjeira. Uma pena.
- Lado bom: Suas versões! O J’Adore l’Absolu é divino!!! Intensidade floral e matérias primas de qualidade! A versão J’adore L’Or também é muito boa e tem a sofisticação e qualidade de belas essências e absolutos florais.
- Lado ruim: Preço salgado e muitas pessoas usam (a versão clássica). Mas as versões que citei acima, são mais exclusivas.
- Motivos para provar na pele: Nem tudo que reluz é ouro, mas você pode brilhar com esse perfume!
3) LA PETITE ROBE NOIRE – Guerlain
Criada em 1828, a maison Guerlain é uma das mais antigas empresas no ramo dos perfumes. Em 2009 a marca lança com exclusividade nas lojas Guerlain “La Petite Robe Noire” (“Pretinho Básico”). A homenagem vem da peça que é um clássico do guarda-roupa feminino lançado por Coco Chanel.
Na primeira versão tinha uma faceta original de cerejas negras. Logo que senti o perfume, tive a impressão de estar sob uma chuva com gotas gigantescas desse delicioso e espesso licor de cerejas negras com um toque de anis e amaretto! Exatamente como aquela chuva de sapos no filme “Magnolia”. Esse lado doce, frutado e até grudento, era muito interessante e sobretudo, bem diferente do excesso de açucar das máquinas de algodão doce que encontramos por aí.
O sucesso do perfume fez com que a marca o lançasse mundialmente em 2012, com um detalhe importante. Modificaram a fórmula do perfume para que ele agradasse ainda mais as consumidoras do mundo todo. Foi então que “desbotaram” as licorosas cerejas negras e criaram uma versão… aspartame!
Na propaganda, foram ousados e inteligentes. Contaram com uma dupla incrível de designers gráficos, Kuntzel e Deygas, para a concepção das peças publicitárias.
- Família Olfativa: Oriental Gourmand com notas de cassis, flores refrescantes, patchuli, baunilha, fava de tonka, marzipan e praline.
- Lado bom: Para você curtir a Lolita que está em você! Mas também pelo equilíbrio das notas e da qualidade das matérias primas Guerlain.
- Lado ruim: Nada de inovador, pois infelizmente não conservaram a primeira edição.
- Motivos para provar na pele: É um Guerlain e pode ser a porta de entrada nessa casa, símbolo de sofisticação à la francesa e de “savoir faire”.
Não esqueça o SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
4) COCO MADEMOISELLE – Chanel
Chipre é o nome dado à uma das principais famílias de perfumes inspirado no perfume Chypre de 1917 da marca Coty. O acorde (idéia central) característico dessa família é o lado refrescante da Bergamota contrastando principalmente com Patchuli e Musgo de Carvalho e suavizado discretamente pela rosa e jasmim. Coco Mademoiselle reinventou essa família e à partir dele vieram os “neo-chipres”. Mais frutados, florais, frescos, delicados e suaves que os clássicos.
- Família Olfativa: Chipre Frutado com notas de laranja, bergamota, grapefruit, lichia, rosa, jasmim, patchuli, vetiver e baunilha.
- Lado bom: Incomparável sofisticação e elegância dos perfumes Chanel com um toque de modernidade. E claro, a qualidade dos ingredientes, pois Chanel investe em qualidade.
- Lado ruim: O perfume hoje é bem conhecido e apreciado por mulheres no mundo todo.
- Motivos para provar na pele: Se você aprecia a elegância de um Chanel mas acha o N°5 muito clássico, com cheiro de “avó” (avó chique, diga-se de passagem), esse seria o perfume ideal para você. Prove as 3 versões, pois sempre há uma faceta mais privilegiada em cada concentração. Eau De Parfum e o extrato são meus prediletos.
5) CHANEL N°5 – Chanel
Obra prima incontestável, Chanel N°5 revolucionou a perfumaria do começo de século XX. Gabrielle Chanel sempre ousou e inovou na moda, libertando as mulheres do espartilho, e criando o primeiro perfume floral abstrato. Nessa época, vale a pena lembrar que os perfumes eram figurativos, uma cópia da natureza. Os perfumes florais eram soliflores e levavam o nome da flor no frasco. Estamos em 1921, quando Coco Chanel tem a idéia de fazer um perfume com “cheiro de mulher” e sobretudo, impossível de ser copiado.
Perfumista da corte dos Czares da Rússia, Ernest Beaux é chamado por Chanel para enfrentar o desafio. Ele cria uma série de perfumes e entre eles o N°5, um floral abstrato com as melhores essências da época e os famosos aldeídos (moléculas sintéticas muito potentes e também encontradas na natureza, com cheiro atalcado, metálico). A modernidade estética e qualidade das matérias primas dificultaram a cópia desse perfume.
Ele só se tornou um mito depois de uma declaração do maior mito do cinema mundial, Marilyn Monroe. Nos anos 50, durante uma entrevista, Marilyn declara à um jornalista que para dormir, usa “algumas gotas de Chanel N°5”. Ingenuamente, essa declaração da atriz acabou se tornando quase um slogan publicitário e imortalizando um dos maiores perfumes de todos os tempos. Coco Chanel acreditava na sorte (chance em francês), e teve aí a maior prova de que ela existe!
- Família Olfativa: Floral com notas de aldeídos, bergamota, ylang ylang, rosas de maio, jasmim de Grasse, flor de laranjeira, lírio do vale, sândalo, musgo de carvalho, almíscar, vetiver, baunilha e civeta.
- Lado bom: Sofisticado, belas matérias primas, sobretudo a versão Extrato de Perfume. Elixir dos deuses!
- Lado ruim: Você pode achar que está com o cheiro da sua avó, mesmo se ela nunca usou o N°5.
- Motivos para provar na pele: Tem que prová-lo pelo menos uma vez na vida, e se possível a versão Extrato.
6) OPIUM – Yves Saint Laurent
A surpresa do ano!! Se Opium tivesse uma imagem seria Frankstein e não Emily Blunt, sua garota propaganda. Há perfumes que sofrem um lifting, outros uma dose de botox, e alguns cirurgia plástica, mas esse foi mutilado há alguns anos atrás (todo reformulado do dia para noite). Para estar nessa lista, Opium só pode ter se beneficiado da campanha de Black Opium, uma variação do original.
Nova York em 1978 era Disco e Yves Saint Laurent decide lançar seu novo perfume na Big Apple. O lançamento causou furor e foi uma verdadeira revolução. Nem tanto pela fragrância, e sim pelo nome, frasco, coerência do produto com a marca, posicionamento de mercado, filme publicitário dirigido por David Lynch, festas e muita ousadia.
Yves, como era chamado por sua musa e amiga, a atriz Catherine Deneuve, era o rei da alta costura e não estava apenas lançando um perfume, estava inaugurando a era do marketing na indústria de perfumes.
- Família Olfativa: Oriental Especiado com notas de bergamota, tangerina, lírio do vale, jasmim, cravo, mirra, opoponax, baunilha.
- Lado bom: Vários, até ser reformulado. Era baroco, complexo e extravagante. Inspirado pelo primeiro perfume Estée Lauder, Youth Dew.
- Lado ruim: A reformulação que descaracterizou o perfume.
- Motivos para provar na pele: É um oriental clássico modernizado. Vale a pena provar a versão Eau de Parfum. Pode ser uma introdução ao mundo dos orientais.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
7) ANGEL – Thierry Mugler
Primeiro perfume da marca onírica Thierry Mugler, Angel faz parte dos casos de sucesso que são estudados pela Universidade de Ciências Políticas de Paris.
Angel foi numero 1 de vendas durante algumas décadas. Perfume audacioso em vários aspectos, conta com uma verdadeira overdose de patchuli, entre 20% e 25% do total da fórmula (no geral não passa de 8%), e com notas extremamente açucaradas inspiradas em doces da infância como maçã do amor, algodão doce, balas de caramelo, chocolate, sorvete de baunilha…
- Família Olfativa: Oriental Gourmand com notes de framboesa, pêssego, amora, mel, algodão doce, baunilha, patchuli, caramelo, chocolate, âmbar.
- Lado bom: As variações que a marca sempre lança, como Angel Cuir, Angel Les Liqueurs, La Part des Anges… Um trabalho de alta qualidade na escolha das matérias primas e uso de alta tecnologia.
- Lado ruim: Muito conhecido e doce!
- Motivos para provar na pele: Pela audácia da criação e também se você for louca por frascos. Angel tem uma infinidade de variações. Se você gostar de alguma edição limitada, é melhor prever um estoque.
8) MISS DIOR (ex-Chérie) – Dior
Lançado 4 anos depois de Coco Mademoiselle, a Dior se inspira na mesma família olfativa e lança Miss Dior Chérie. Criado inicialmente por Cristine Nagel, excelente perfumista, a fragrância foi baseada em notas doces de morangos silvestres e pipoca caramelizada, criando algo original como o licor espesso delicioso que tinha na primeira versão de La Petite Robe Noire.
Em 2006, a maior corporação de artigos de luxo do mundo, a LVMH, da qual a Dior faz parte, contratou um dos grandes perfumistas da indústria, François Démachy. Foram quase 30 anos de dedicação exclusiva na Chanel antes de assumir o cargo de perfumista e responsável olfativo. Dois anos depois, ele reformula Miss Dior Chérie e o resultado elegante e menos contrastado do original confunde clientes e vendedores, pois muito próximo olfativamente de Coco Mademoiselle.
Nathalie Portman e Sofia Coppola é uma dupla de sucesso para os filmes publicitários do perfume.
- Família Olfativa: Chipre Frutado com notas de tangerina, morango, cereja, flor de laranjeira, rosas, violeta, com um fundo de patchuli, caramelo, almíscar. Importante saber que a essência de patchuli usada nos perfumes das grandes marcas não é o mesmo usado pelos hippies dos anos 70. Hoje existe um patchuli extraido por distilação molecular, que elimina o lado terroso e desagradável, oferecendo uma essência mais pura e sofisticada.
- Lado bom: Um chipre fruitchuli de boa qualidade e elegante.
- Lado ruim: Se você não gosta de perfumes doces.
- Motivos para provar na pele: Se você gosta de perfumes mais doces privilegie as versões Eau de Parfum e Extrato. Caso contrário, experimente o Eau de Toilette.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
9) SHALIMAR – Guerlain
Criado por Jaques Guerlain em 1921, e apresentado ao público durante a Exposição Universal de Paris de 1925, Shalimar se tormou referência inspirando muitos perfumes da família dos orientais. Grande clássico da perfumaria mundial, Shalimar teve sua origem na lendária história de amor entre o Imperador Shahjahan e sua esposa Mumtaz Mahal. O casal tinha o costume de sempre passear pelos “jardins de Shalimar”, lugar predileto de Mumtaz Mahal. Com sua morte, foi erguido o maior mausoléu do mundo, o Taj Mahal.
Shalimar é conhecido como o perfume do amor e da sedução.
- Família Olfativa: Oriental Clássico com notes de bergamota, limão, tangerina, jasmim, rosa, iris, cedro, patchuli, baunilha, couro, bálsamo do Perú, benzoino.
- Lado bom: Perfume com presença, sedutor e envolvente.
- Lado ruim: Se o achar muito forte, você tem as opções Colônia, Le Parfum Initial, L’Eau. Mas cuidado caso não goste de baunilha.
- Motivos para provar na pele: para ter a experiência de provar um verdadeiro perfume oriental. Antigamente dizia-se que Shalimar era um perfume para morenas. Nos dias de hoje, com tantas versões do perfume, todos conseguem encontrar uma versão que combine com o tom de sua pele!
10) FLOWER BY KENZO – Kenzo
Flower é um floral abstrato, que utiliza mais o efeito das matérias primas que o cheiro propriamente dito de cada uma delas. A fragrância está em harmonia com o universo de seu criador, o designer de moda japonês Kenzo Takada.
Quem conhece o elegante perfumista Alberto Morillas vai reconhecer seu estilo na composição do perfume.
- Família Olfativa: Floral Oriental Abstrato com notas atalcadas: cassis, tangerina, acácia, violeta, rosa, jasmim, incenso, baunilha, almíscar, opoponax.
- Lado bom: Para quem gosta de perfumes que trazem sensação de proteção, cheirinho de talco, maquiagem.
- Lado ruim: Pode ser enjoativo pelo fato de ser atalcado com baunilha e âmbar.
- Motivos para provar na pele: Nem sempre se lança um perfume nesse estilo, vale a pena sentir o resultado na pele. Você vai gostar ou odiar pois é um estilo único de perfume. Não caia na tentação de dizer que você está usando um perfume à base de papoula vermelha (como mostra o frasco), pois essa flor não tem cheiro!
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
149 Comentários
Gabriela
Olá Daniel,
post muito legal! Fiquei surpresa de ver que dois perfurmes que eu uso (O petit robe noire e o flower) estão entre os mais vendidos.
Fiquei curiosa sobre a mudança que você citou ter ocorrido no petit robe noire. O que eu uso tem uma embalagem diferente da que está na foto. Acho que esse do post foi uma nova versão (couture), mas a antiga continua a venda, correto? O da outra embalagem continua com a formula antiga de cerejas negras que você citou? Sempre tive curiosidade de saber as notas olfativas dele.
Esses são os mais vendidos, se você fosse citar os seus 10 mais (preferidos), quais seriam?
Daniel Pescio
Olá Lidia,
Os perfumes da Cartier são ótimos! E se puder, experimente as outras versões do J’adore.
Daniel Pescio
Ola’ Nazaré,
O Poison é ultra potente! Um floral oriental à base de angélica, flor de laranjeira e âmbar, baunilha… Talvez o lado ambarado te dê essa impressão de ser doce.
Já a lavanda deixar um cheiro de chocolate… é meio pessoal ou outras pessoas já te disseram a mesma coisa? Pode ser a molécula de cumarina, presente na lavanda.
Daniel Pescio
Olá Jessica,
Imprima a matéria e vá sentindo os perfumes onde e quando encontrá-los. Depois nos diga o quê achou, ta’?
Lidia
Daniel….adorei seu trabalho e as ótimas informações. Eu gosto muito dos perfumes Cartier que uso geralmente a noite. O Jadore e meu preferido tb… agora vou provar La vir est Belle da Lancome que tem nos seus comentários.
Nazaré
Oi Daniel, pra vc ter uma idéia do que eu digo perfume doce, o antigo Poison na minha pele fica insuportável, me dá até dor de cabeça. Por exemplo, se eu uso uma lavandinha básica pós banho pra dormir, eu fico com cheiro de chocolate….rsrsrs…..tem alguma explicação pra isso? Obrigada pela atenção.
Jessica Costa
A vontade que dá é de sentir cada aroma ao ler a descrição de cada perfume!! muito bom o artigo!!
Daniel Pescio
Olá Ana Maria,
Acabo de lhe enviar um email.
Abraço
Daniel
ANA MARIA DE SOUZA DIAS
ESPERO SEU CONTATO.
Rodrigo Lavalle
Ana Maria, você se refere ao Daneil Pescio?
Abraços.
Daniel Pescio
Olá Moema,
Só para lembrar, são os 10 mais vendidos, e não os 10 melhores!!
Interessante sua lista de perfumes. Adoro o Fidji e o Femme de Rochas. Boa escolha!!! Semana que vem tem os masculinos!