Por Karen Goldman, chef encarregada dos roteiros gastronômicos do Conexão Paris
A França entra na luta contra o desperdício. Daqui para a frente os supermercados não poderão mais jogar comida fora.
No dia 21 de Maio a assembléia francesa aprovou, por unanimidade, uma lei que visa lutar contra o desperdício de alimentos.
. O desafio: evitar que 10 a 20 quilos de alimentos consumíveis sejam colocados no lixo, todas as noites, por cada supermercado francês.
. O que muda de verdade: os varejistas do setor alimentício não poderão mais despejar água sanitária nos produtos vencidos e deixá-los impróprios para consumo como faziam deliberadamente.
Para evitar o desperdício, os varejistas deverão doar os produtos não vendidos, porém ainda próprios para consumo humano, para organizações de caridade ou indústrias de transformação. Eles deverão, por lei, promover a utilização desses alimentos nas indústrias de consumo animal, na agricultura ou na indústria energética.
As lojas de varejo e supermercados de mais de 400 m2 deverão assinar, até julho 2016, um acordo com as instituições de caridade para a utilização destes alimentos. A violação desta medida será passível de pena de dois anos de prisão e multa de 75.000 euros.
O que fazer com estes alimentos não será tarefa fácil.
Por enquanto apenas 18 associações foram aprovadas para a coleta e distribuição dessas alimentos. Entre elas encontra-se o Restos du Cœur, Secours Catholique, o FFBA e a Cruz Vermelha.
Os organizadores deste movimento querem difundir esta lei por toda a Europa. Uma espécie de super-petição será proposta à população de outros países.
. Educar para mudar: a luta contra o desperdício de alimentos passa também pelas escolas com a integração, nos programas escolares, de cursos de educação alimentar. Eles começarão em setembro de 2016.
Bravo la France!
Clique aqui para conhecer os roteiros gastronômicos do Conexão Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Jessica Costa
essa medida de jogar água sanitária foi induzida aos estabelecimentos devido ao grande número de oportunistas que se aproveitavam da comida que pegavam para dizer que havia lhe feito mal, logo então acarretando processos mais processos contra os mercantis, aqui no Brasil a prática é d mesmo jeito, e gera tanto desperdício quanto a parisiense. Que essa medida sirva de exemplo para a nossa nação também, que se for calcular , devido ao tamanho do país deve gerar mais que o dobro de estrago.
RICARDO AVELINE POLITO
Muito boa a matéria. Apenas uma correção.
O trecho aonde diz:
“Por enquanto apenas 18 associações forão aprovados para a coleta e distribuição dessas alimentos. Entre elas encontra-se o Restos du Cœur, Secours Catholique, o FFBA e a Cruz Vermelha.”
Elas foram ou serão aprovadas (no feminino, pois concorda com “aprovadas”).
“Forão” não existe.
Lina
Ricardo,
Obrigada.A correção foi feita.
marcy
Que medida correta! que cada um faça um pouco e muitos serão beneficiados.
Mauricio Christovão
Bela idéia! Não é preciso produzir mais, é preciso desperdiçar menos. De tudo! Comida, espaço, energia…
Zuleica Paz
Que alegria ler essa notícia! Inspiração para o mundo todo.