Por Karen Goldman, chef encarregada dos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

A França entra na luta contra o desperdício. Daqui para a frente os supermercados não poderão mais jogar comida fora.

No dia 21 de Maio a assembléia francesa aprovou, por unanimidade, uma lei que visa lutar contra o desperdício de alimentos.

. O desafio: evitar que 10 a 20 quilos de alimentos consumíveis sejam colocados no lixo, todas as noites, por cada supermercado francês.

Desperdício alimentar

Desperdício alimentar

. O que muda de verdade: os varejistas do setor alimentício não poderão mais despejar água sanitária nos produtos vencidos e deixá-los impróprios para consumo como faziam deliberadamente.

Para evitar o desperdício, os varejistas deverão doar os produtos não vendidos, porém ainda próprios para consumo humano, para organizações de caridade ou indústrias de transformação. Eles deverão, por lei, promover a utilização desses alimentos nas indústrias de consumo animal, na agricultura ou na indústria energética.

Desperdício alimentar

Desperdício alimentar

As lojas de varejo e supermercados de mais de 400 m2 deverão assinar, até julho 2016, um acordo com as instituições de caridade para a utilização destes alimentos. A violação desta medida será passível de pena de dois anos de prisão e multa de 75.000 euros.

O que fazer com estes alimentos não será tarefa fácil.

Por enquanto apenas 18 associações foram aprovadas para a coleta e distribuição dessas alimentos. Entre elas encontra-se o Restos du Cœur, Secours Catholique, o FFBA e a Cruz Vermelha.

Os organizadores deste movimento querem difundir esta lei por toda a  Europa. Uma espécie de super-petição será proposta à população de outros países.

. Educar para mudar: a luta contra o desperdício de alimentos passa também pelas escolas com a integração, nos programas escolares, de cursos de educação alimentar. Eles começarão em setembro de 2016.

Bravo la France!

Clique aqui para conhecer os roteiros gastronômicos do Conexão Paris.

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris