Dentro de dez anos, 50% da população francesa terá mais de 50 anos.
Imagine a consequência deste fato para as campanhas publicitárias de marcas ligadas aos cosméticos, ao turismo, à moda.
A situação é a seguinte: a mulher de cinquenta anos já acabou de pagar a casa própria, seus filhos trabalham e não vivem mais com o dinheiro da mamãe. Daí para a frente os gastos são com viagens, roupas e cosméticos.
Se até alguns anos atrás, as marcas não sabiam entrar em contato com este segmento, agora o problema foi resolvido e a publicidade colocou a mulher de mais de 50 anos em cena. De acordo com estudos de mercado, as marcas foram obrigadas a modificarem o discurso e o comportamento. A mulher madura não suporta mais que o marketing do produto que lhe é destinado exiba um rosto liso como se idade fosse doença.
Na Europa, o termo anti-âge desaparece devagar das etiquetas dos cremes para a pele substituido por rénovateur e haute exigence. E dentro de alguns anos, as mulheres na faixa de 50 anos ocuparão mais espaço publicitário que as jovens modelos nos países com a estrutura demográfica semelhante a francesa.
E, enquanto escrevia estas notas, o New York Time, para festejar os 70 anos de Catherine Deneuve, publicou uma foto desta grande atriz do cinema francês usando somente uma lingerie preta e saltos vertiginosos!
Foto de Dominique Issermann no Hotel Le Meurice em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
14 Comentários
Lilian Amaral
A França tem seus exemplos. O Brasil também tem, não só na TV, mas nas ruas. Basta reparar. E também há homens inteligentes que valorizam e respeitam a passagem do tempo para as suas mulheres. Nada mais demodé que um tiozão com uma garota novinha e malhadona….que bom que o marketing também está evoluindo. Parabéns à ousadia da Sra. Deneuve! Lindíssima!
Gustavo Reis
A chamada do post está correta? 2015 é ano que vem!
E na 1a linha, está “daqui 10 anos…” Ou seja, não seria 2025?
Rodrigo Lavalle
Gustavo, obrigado pela correção.
Abraços.
Vanessa
Rodrigo Lavalle,
então, a cidade de paris é divida em distritos (arrondissements), tendo, dentro dessas divisões, as subdivisões, que são as regiões?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Vanessa, exatamente. Às vezes uma região, como o Marais, é formada por mais de um arrondissement, no caso o 3 e o 4.
Abraços.
Vanessa
Oi, Lina
Gostaria de tirar uma dúvida com você a respeito dos arrondissements. O 75012 é chamado de reuilly ou de bercy, pois eu vi, em alguns mapas, as duas nomenclaturas.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Vanessa, Reuilly e Bercy são regiões que estão no 12° arrondissement (75012) de Paris.
Abraços.
Sophia
Ah, em tempo: Deneuve mostra que continua linda, mas mostra principalmente que ser bela e sexy é, antes de plasticidade, uma questão de atitude.
Sophia
Vanderci, a pirâmide etária está apresentando estreitamento da base há alguns anos. A perspectiva é que vá continuar assim. Então, embora você esteja vendo muitas grávidas e crianças, a perspectiva é de diminuição contínua. Mas para chegar na mesma pirâmide etária da França, com quase metade da população acima de 50 anos, o Brasil ainda levará cerca de 40 anos, segundo o IBGE.
Kariny, é inevitável. Se as pessoas estão vivendo mais tempo com qualidade, também devem produzir (e contribuir para a previdência) por mais tempo. No futuro, com um número menor de adultos jovens contribuintes da previdência, não será possível sustentar um número elevado de pessoas recebendo os benefícios. Na conta mais básica (básica mesmo, porque é mais complexo que isso), no mínimo é necessário que o número de contribuintes seja equivalente ao número de beneficiários. É uma questão de pouco tempo para que os ajustes comecem a ser implantados (isso se o governo – qualquer um que seja – tiver um pingo de juízo). Se não, a bomba vai estourar mais para frente.
kariny
Valor ao que é de direito. Bela foto. Mais será que com essa estimativa ocorrerá atraso na aposentadoria das pessoas. Aqui estamos cada vez mais longe.
Claudia Maria
Não tem nada pior que uma mulher de 50 anos querer parecer com uma de 25-30. Fica ridícula! Parabéns mais uma vez as francesas!
Tania Ziert Baiao
Enquanto isso, do lado de cá………
Vanderci
Mais um ponto para Europa ! Por enquanto aqui no Brasil vivemos o culto a moda jovem. Em minha cidade conta-se nos dedos as lojas de roupas que não sejam para jovens. Por sorte estou perto de SP, onde vou para fazer compras.
Pelo numero de jovens, grávidas e bebes que vejo pelas ruas o alvo publicitário por aqui vai ser para jovens ainda por um bom tempo.