Em Paris mesmo, ou no interior da França, encontramos placas, antigas ou recentes, com o nome de uma empresa ou com o desenho da descrição de uma atividade manual. Trata-se de uma longa tradição européia.
Estas placas, enseignes em francês, são ou foram feitas em madeira ou pedra esculpida e pintada ou então em ferro forjado, resistentes a tudo, mais duráveis e as mais bonitas.
É sobretudo no interior da França que encontramos belíssimas enseignes. As da Alsácia são famosas e ninguém fica indiferente à estas formas projetadas contra o céu azul.
Linda também, esta placa assinalando um pequeno hotel da região do champagne.
O Museu Carnavalet, no Marais, possui uma sala somente de placas antigas datando do século XVI até o início do século XX. Não sei se vocês sabem, o Carnavalet se dedica à história de Paris e seus habitantes desde a pré-história até hoje. Ele expõe obras de arte, lembranças e maquetes da cidade que evocam a vida quotidiana e intelectual em diversas épocas.
O Carnavalet possui uma sala somente com placas de ferro forjado, madeira e pedra.
Nos séculos passados, as ruas não tinham numeração e a população era analfabeta. Os comerciantes e artesãos usavam estas placas figurativas para explicarem o que vendiam ou a atividade que exerciam. Hoje, estas placas nos fornecem um retrato de como eram as ruas de Paris e da diversidade econômica e comercial da cidade.
São placas de comerciantes de vinhos, de fabricantes de armas, de padarias, de restaurantes, de cabarés, de hotéis.
O estudo das enseignes revela os costumes de uma cidade ou de um país.
Uma das placas mais famosas do Carnavalet é a o Gato Preto, Chat Noir, um cabaré famoso de Montmartre fundado em 1881, ponto de encontro de artistas e símbolo da vida boêmia do final do século XIX.
O Museu Carnavalet está fechado para reformas até 2019.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
14 Comentários
Helena Freitas
Adorei saber sobre estas placas! Já tinha visto algumas destas por Paris, mas não sabia do seu significado. Tbm foi muito bom saber que o Museu Carnavelet conta a história de Paris, sempre passo na frente dele quando vou à Place des Vosges! Depois desta informação, vou visitá-lo! Muito obrigada! Vcs sempre surpreendendo seus leitores! Abraços.
Maisa
Ola pessoal, quero parabeniza-los por esse excelente blog. Simplesmente o melhor blog com dicas de Paris, estou anotando todas as dicas para a minha viagem!! Estou indo para Paris em 16 de abril e gostaria de saber como é o clima nessa época. Ficarei hospedada no hotel Mercure Paris La Defense 5, um hotel um pouco longe do centro, gostaria também de saber se há restaurantes bons por perto ou alguma outra coisa. Obrigada pela atenção e aguardo o retorno!!
Rodrigo Lavalle
Maísa, em abril ainda faz um pouco de frio mas não precisa trazer casacos pesados de inverno. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2012/03/07/primavera-em-paris-como-se-vestir/. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site:http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Infelizmente não conheço a região do seu hotel. Na verdade é uma outra cidade que fica ao lado de Paris. Relativamente próximo ao seu hotel fica o centro comercial Les 4 Temps: http://goo.gl/z5ueHE.
Abraços.
Pedro
Olá, pessoal, parabéns pela excelente página e pelos relevantes serviços prestados. Tenho duas perguntas, espero que vcs possam me ajudar:
1. A minha visita à torre eiffel, embora marcada para depois das 21h, pode ser feita no entardecer? Ou seja, em posso pegar a fila para fazer a visita em outro horário, diferente do marcado?
2. Onde encontro em Paris lugar para dançar para pessoas de 60 (sessenta) anos? Lugares menos turísticos, digo.
Agradeço a atenção e um eventual retorno!
Abraços
Rodrigo Lavalle
Pedro,
1. Você comprou um ingresso para a Torre Eiffel com horário marcado para as 21h? Se afirmativo você não pode chegar nem antes e nem depois.
2. Leia esse artigo escrito por uma leitora do Conexão Paris onde ela cita vários locais de dança para os menos jovens: https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/17/baladas-paris-jovens/.
Abraços.
kariny
Adoro esse museu, já o visitei 3 vezes e sempre se descobre coisas novas. Vale muito a pena ir.
Rafaela
Procurando igual louca uma placa neste estilo (apenas inspiradas neste estilo, é claro) para o salão de beleza que estou montando….
Alguém conhece algum lugar que fabrique algo no estilo (personalizado)? Pode ser no Brasil ou em Paris…
Obrigada desde já…
Vivian Côrtes Camargo
Adoro essas placas, vale muito a pena vê-las nas ruas e especialmente no Carnavalet.
Mauricio Christovão
As placas da França sempre dizem muito sobre o país e seus habitantes e costumes. Fotografo-as sempre que encontro alguma interessante. No interior então, achei algumas divertidíssimas, como a do Poulet d’Enfer, um restaurante especializado em galetos em Carcassonne.
Evandro Barreto (Dodô)
Havia, também, a cabeça de cavalo sobre as portas dos açougues especializados nessa variante de carne comestível.
Carolina Andrade
Tudo bem que todos os lugares no mundo tem seu charme, mas Paris tem charme demais. Cada detalhe mais encantador que outro!!!
Cezar Danilo Siqueira
Muito bom! Assim, aos poucos conhecemos as histórias de Paris e da França. Histórias que não constam dos estudos acadêmicos.