Foi a leitora Lucia Carneiro que me enviou o artigo da Fox News. Pensei que não estava entendo direito, duvidei do conteúdo, apelei para o google traduction e vi que tinha entendido tudo. Uma entrevista de Nolan Peterson, supostamente um expert em segurança, afirma que Paris e cheia de áreas “no go zones” onde você se sente em Bagdad. Áreas a serem evitadas.
Estas áreas são: Porte Saint Denis, Porte Saint Martin, Belleville, Ménilmontant e a Goutte d’Or.
O artigo provocou várias reações na França e na América do Norte.
A resposta do blog Paris by Mouth é uma lista dos melhores restaurantes e padarias nas, já agora famosas, “no go zones”. Nelas se encontram um restaurante classificado entre os 50 melhores do mundo, uma padaria que ganhou o concurso da melhor baguette de Paris… a lista é longa.
Nós mesmos já citamos vários endereços nestas regiões. Com certeza, daqui para frente, ficarão mais interessantes ainda, agrementados de um novo selo “no go zones”. Citamos a excelente padaria Du Pain et des Idées, o Bar Verre Volé, o Bob’s Juice Bar, o Sol Semilla, o restaurante Le Dauphin, o Chateaubriand, o Chatomat. Sem esquecer o maravilhoso Regalate Conservatoire.
A área citada Porte Saint Denis/Porte Saint Martin corresponde ao 10ème distrito de Paris, hoje, o mais vivo, o mais interessante da cidade. Os principais guias americanos – e o Conexão Paris – citam o 75010 como um concentrado de novos bares, restaurantes e pâtisseries. Está área é a mais cosmopolita de Paris e milhares de parisienses, jovens e menos jovens, moram ou se divertem por aí. Eu passo com frequência, a pé, diante da bela Porte Saint Denis, um arco construído em 1672.
As áreas Belleville e Ménilmontant são conhecidas pelos seus deliciosos restaurantes asiáticos e aqui estamos na segunda Chinatown de Paris. É por aqui que a Fernanda Hinke passeia com os leitores do blog no seu já famoso circuito da Street Art. Nestas regiões encontramos também muitos judeus, muitos pieds noirs, franceses que moraram no norte da África e que voltaram no final da época colonial. Tenho vários jovens amigos que aqui moram: o bairro é simpático e por ser popular e mais afastado do centro, os preços são acessíveis.
E na última “no go zone” temos a Goutte d’Or, ocupada pela população de origem africana. Aqui encontramos as belas mulheres com suas roupas maravilhosas, lojas de tecidos incríveis, um dos mais bonitos cinemas da cidade, o Louxor, um comércio alimentício que me lembra o Brasil, com mandiocas, bananas para cozinhar, quiabos. Tenho muitos amigos que aí vivem por opção, porque gostam do cosmopolitismo cultural.
Ontem, antes de escrever o artigo, fiz minha caminhada diária nas “no go zones”. Troco sempre de circuito, sou curiosa.
O blog Topito optou também pelo humor na sua resposta ao artigo da Fox News e criou as suas ‘no go zones” de Paris: o periférico no domingo á noite, engarrafado demais; o boulevard Haussmann durante as liquidações, pela mesma razão; a avenida Champs Elysées porque só tem turista…
Não deixem de ler uma outra resposta ao Fox News, um artigo chamado This is Paris e assinado por Sened DHAB. Clique aqui.
E a nossa prefeita, Mme Hidalgo, anunciou que está pensando seriamente em um processo por difamação e falsas notícias.
Ah! A Fox News pediu publicamente desculpas pela inveracidade das informações.
Para finalizar, todas as cidades possuem bairros mais elitistas do que outros, áreas com maior concentração de nativos e zonas com número elevado de imigrantes, ruas onde não nos sentimos seguros, a pé, de madrugada. Paris não escapa à regra.
Mas não existe aqui nenhum bairro considerado “no go zone”. Tantos os parisienses como os turistas podem circular pelos vinte distritos da cidade sem problemas. Aliás, são nas áreas nobres, nas mais belas e mais conhecidas regiões parisienses que os turistas são roubados pelas garotas originárias do leste da Europa.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
44 Comentários
jorge fortunato
Em tempo: frequento Belleville e o Parc Buttes Chaumont… tudo tranquilo.
jorge fortunato
Nando… talvez você precise rever o Rio de Janeiro. Sou guia de turismo e não tenho essa visão de ” acidade inteirinha é ‘no go zones'”…. Trabalho com turistas vindos da França e o feed back em relação ao Rio é surpreendente: “não vi o perigo que falam tanto..”. Em qualquer cidade do mundo devemos ficar alertas. Em Paris, o metrô é o lugar onde há mais furtos, só para citar um exemplo, sem contar os golpes do anel, já citado aqui no blog.
Lena Ranghetti
Apesar de já ter andado por algumas “no go zones” de Paris, tentaram me assaltar numa caixa de banco na rue Royal, perto da Église de la Madeleine e na Pont des Arts fui abordada pelo grupo das “ciganinhas”, como costumo chamar as jovens do leste europeu. A insegurança está, portanto, nos lugares onde há mais turistas.
Angela Kurita
Lina, primeiro queria parabenizá-la pelo blog que acompanho desde seu inicio, apenas nunca escrevi…. Estou em Paris pela 6a.vez, acho bastante seguro. Mas desta vez eu e meu namorado caímos no golpe da aliança. Alguem já deve ter descrito. A pessoa pega uma aliança no chão bem na sua frente, faz cara de surpresa, fala que é de ouro e que não vai precisar da mesma. Se não queremos ficar com ela….. Qdo já estamos saindo ela pede um café ($). Fomos abordados na Concorde e depois no Champs de Mars de novo um outro homem nos abordou…. Na primeira demos 10 Euros, nem é muito pelo $ mas pesa sensasão de ter sido enganada que é muito ruim….. Fica aqui meu alerta para outros brasileiros que amam Paris. Abraços Angela
Alex Maria
Em frente ao arco, da foto acima, tem uma banca de jornal onde trabalha um, rapaz, que me pareceu se de origem árabe. Fui tirar dúvidas a respeito de um chip que comprei e que não funcionava no meu celular.
Ele foi muito gentil, educado, experimentou o chip no celular dele, me explicou o que fazer para que o chip funcionasse e etc.
Enfim, a xenofobia americana, ridícula e burra quer nos dividir. Os povos do oriente médio são nossos irmãos e Paris é um lugar tranquilo e lindo!
nando
Triste é saber que a minha cidade, Rio de Janeiro, é inteirinha “no go zones”. Mas conheço Paris, e é lógico que lá, assim como em New York, há regiões pouco recomendáveis para quem não conhece bem a cidade.
Neftalí
Não é surpresa nenhuma. Para a Fox News, o Obama é um muçulmano comunista. E todos os muçulmanos são radicais violentos que praticam a ablação genital em suas filhas e maltratam suas mulheres, sendo potenciais terroristas. O primo de Obama, Saddam Hussein, organizou o 11/09 junto com seu amigo Bin Laden. E Charles Darwin é um idiota, é óbvio que os primeiros habitantes da Terra foram Adão e Eva.
Recentemente o canal afirmou que Birmingham, segunda maior cidade inglesa, é uma cidade muçulmana onde a policia religiosa obriga as mulheres a andar de burka.
Fox News é um canal de noticias ultra conservador, racista, reacionário e ignorante. Não é para ser levada a sério…
Dillemba
Obélix dizia: São loucos esses romanos. Atualmente ele mudaria a nacionalidade dos loucos.
MARIANA PAFFI
Ótimas respostas!
Silvia
Ótimas opções e dicas para explorar na próxima visita.