Semana passada o Globo.com publicou artigo sobre a proibição de tirar fotos da torre Eiffel iluminada. O título do artigo do Globo é: “Turistas podem pagar multa ao tirar fotos da torre Eiffel à noite e postar imagens nas redes sociais”.
O site oficial da torre Eiffel diz o seguinte: construída em 1889, o monumento já caiu no domínio público. As fotos tiradas da torre durante o dia são livres de direito. Mas a iluminação da torre é considerada como obra de arte e submetida à direitos autorais. Aqueles que querem usar a imagem da torre à noite para fins comerciais ou profissionais são obrigados a pedirem autorização à SETE, Société d’Exploitation de la Tour Eiffel.
Nós achamos que existe uma diferença entre fotos tiradas por turistas e publicadas nas redes sociais e fotos usadas para fins comerciais ou profissionais.
Fiz uma pesquisa no Instagram por #torreeiffel e tive como resultado:
#toureiffel 520.019 publicações
#toureiffelparis 939 publicações
#toureifell 745 publicações
#toureifelle 334 publicações
#toureiffelbynight 303 publicações
#tour eiffelview 177 publicações
O número de fotos da torre iluminada é imenso nas redes sociais.
O artigo do Globo provocou uma pequena discussão familiar e nós chegamos à seguinte conclusão: a empresa Conexão Paris não pode publicar fotos da torre Eiffel à noite na sua página Facebook ou nas outras redes sociais.
Mas cada um de nós, individualmente, como qualquer turista, podemos publicar nossas fotos diurnas ou noturnas diante de um dos mais visitados monumentos do mundo, desde que não seja para fins comerciais ou profissionais.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
32 Comentários
Tania Beatriz
Nossa que alivio….estive em Paris o ano passado e eu e minha familia ficamos deslumbrados pela cidade e principalmente pela Torre… minha filha não poupou post no face…. fotos de dia noite ….quando li a noticia no Globo fiquei triste e indignada…mas agora com seu esclarecimento muito feliz….Obrigada Tânia
Simone Vieira
Exatamente… Bom senso resolve boa parte das polêmicas, não?
Sandra
Quando vi a Torre Eiffel pela primeira vez fiquei muito emocionada. Quase não estava acreditando no que eu estava vendo. Foi muito lindo. Então passei a vê-la todos os dias que estive em Paris. Foi mais de 20dias.
eymard
Mauricio, o texto da Simone Vieira explica tudo. Uma revista, se quiser usar, deve pedir autorização Caso contraria estará sujeita a ser notificada para pagar direitos. Ocorre que, na prática, a empresa que administra a torre usa de bom senso. Ou seja, fotografemos a torre em paz!
Natacha Calheiros
Achei ridículo!
Me digam qualquer outa coisa que não pode ser fotografado e publicado que está ao ar livre?
Sheila Prytula
Texto ficou bem claro, muito bom.
Obrigada por esclarecerem isso aos leitores.
Eliana Salazar
Se não fosse a divulgação da torre iluminada, social ou comercialmente, o turismo em Paris não seria o que é.
Fui a Paris em 2012 e por questões pessoais, só a vi iluminada pela janela do avião, ao chegar.
Voltei de Paris ontem. Fui para ver Paris iluminada. Para ver a Torre Eiffel iluminada!
Grande espetáculo. Que pertence ao mundo!
Sara Agostinho
Obrigado,
Pela resposta de vcs.
gde bjs .
Maurício Christovão
Acho que vale o bom senso. Se não for para uso comercial, a cobrança não faz sentido, OK.
Mas como fica uma revista de turismo, que divulga a cidade?
Thaís
Estava em Paris até ontem e na semana que foi divulgado no Globo eu recebi uma enxurrada de mensagem de amigos sobre isso. Kkkkkkk
Mas fiquei pensando: como um turista que vai a Paris não poderá fotografar a Torre Eiffel a noite? Somente visualizar e não poder compartilhar este momento com amigos e parentes nas redes sociais. E mais, Paris é um mar de turistas e estes mesmos geram um bom retorno financeiro. Nem teria como proibir os turistas a noite pq são milhares na volta da Torre. E a polícia nem tem como conter e proibir isso. Kkkkkkkkk Agora entendo que o uso profissional das imagens poderia sim gerar a permissão paras uso de imagem. Mas mesmo assim o uso da imagem da Torre faz com que mais pessoas tenham a vontade de visitar Paris depois de ver as belas imagens da Torre seja durante o dia ou a noite. É uma discussão muito polêmica.