Post escrito por José Maurício.
A Grande maioria dos viajantes gosta de registrar os locais onde esteve ou momentos vividos. A idéia aqui é de dar algumas dicas sobre como melhorar os resultados das suas fotos, sem grandes tecnicismos que não caberiam nos objetivos do Conexão Paris.
Um simpático turista americano registrou para nós o momento, mas cometeu o erro clássico de querer colocar tudo na foto, cortando nossas pernas e a ponta da torre. Além de obter um fundo confuso, como uma turista pagando “cofrinho” no chão, à minha direita. A utilização do flash, mesmo de dia, diminuiria as sombras no rosto, causadas pelo sol a pino.
Uma forma de corrigir alguns dos defeitos é o corte da foto, concentrando a atenção no casal. Mesmo com o corte, sobrou bastante fundo para identificar o local. Isso foi possível porque a foto foi tirada na resolução máxima (megapixels) da máquina. Vale a pena comprar mais memórias (estão baratas!) e trabalhar com a maior resolução disponível.
Aproveite a luz. Visite o mesmo local em horas diferentes. Os melhores horários geralmente são de manhã e ao entardecer, pois a luz lateral realça os volumes e texturas dos monumentos. O sol a pino provoca sombras fortes e chapadas. Esta foto à contraluz foi realizada às onze da manhã de um dia de outono.
Saia do lugar comum e ouse mais. Experimente novos ângulos e procure ver as interpretações de outros fotógrafos do mesmo local. Não para copiá-los, mas para se inspirar. O google earth tem várias fotos de fotógrafos de todas as partes do mundo e dos principais locais turísticos. Vale a pena dar uma olhada.
Faça uma foto noturna. Essa é uma vista clássica da torre Eiffel a partir do Trocadero. Na muralha, que é bem larga, apóie um tripé (ou um casaco, ou mochila ) e coloque o flash na posição desligado, pois ele é inútil para objetos distantes. Coloque o temporizador (timer) na opção 2 seguntos, para não esperar muito e evitar vibrações com o disparador manual. Existem tripés de até 10 reais que trabalham bem com máquinas pequenas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
jose mauricio
Obrigado, companheiros de viagem(a vida é uma viagem,não?) pelas palavras carinhosas e de incentivo. O primeiro post a gente nunca esquece…A foto digital está aí para ficar, e trouxe recursos que antes eram disponíveis apenas para os profissionais. Mesmo alguns celulares já batem fotos bem decentes, sabendo usá-los. A dica de pedir a um oriental para bater a sua foto é boa, vou experimentar da próxima vez.
Na falta do oriental, escolher alguém com uma máquina poderosa também pode resolver…
Julia
Gente esta ultima foto da torre eiffel a noite dói no coração!!!
Marcos Campos
Assino a baixo de todas as dicas. Sou fotógrafo e quando vejo fotos de viagem penso na mesma hora… poxa se tivesse sido feito assim, ou assado, seria bem melhor.
Nada de técnicas megacâmeras nem nada disso, e sim um pouquinho de cuidado antes de apertar o disparador.
Até mesmo o simples fato de tirar o assunto do meio da imagem já dá um outro aspecto para a foto.
Belo post como sempre.
Tatyana Mabel
José Maurício,
Ótimo post. Criativo e últil. Belas fotos!
Tenho uma dica que tem tido bons resultados nas viagens: quando estiver viajando em dupla e quiser uma foto do casal, peça sempre para um oriental tirar sua foto. Eles são os mais cautelosos, estudam o ângulo e a posição antes de clicar e sempre querem que vc olhe e diga se ficou legal.
conexaoparis
Tatyana
Gostei da sua dica. Engraçado.
eymard
Jose Mauricio, estou passando tarde por aqui mas tambem gostei demais. Sou um pessimo fotografo (Claudia e Sueli que o digam – rs). Esqueço a maquina; esqueço de carregar a bateria…..mas gosto de fotografia. Gosto de ver angulos e luzes. Continue mandando dicas, sao bem vindas para todos nós, especialmente se, ao fundo, tiver Paris.
eidia
Cada pessoa tem um olho, então cada foto conta uma história, nem que seja pequena, mas com sua diferença, seu lado pessoal. Adoro fotos!
Cláudia Oiticica
José Mauricio,
que você era bom fotógrafo eu já sabia porque pelo menos essa terceira foto já tinha aparecido aqui no Conexão e eu tinha achado muito bonita e agora veio a confirmação incontestável com dicas para serem aproveitadas.
Fora isso, seus comentários são sempre leves e divertidos. Me diverti com o do biscoito Negresco e agora vem esse episódio do cofrinho revelando ainda mais o seu bom humor.
Se a foto tirada por terceiros não ficou tão artística quanto às suas, o fotógrafo conseguiu captar toda a simpatia do casal.
Maurício Azenha
José Maurício,
Parabéns pelas fotos.
Quanto a pedir para alguém tirar fotos, tenho uma tática que quase sempre dá certo: procuro um japonês que esteja com uma máquina super poderosa.
Abraço a todos.
CARMEN A.
Concordo com a Adriana. Fotos são importantes para guardar e
recordar lugares e momentos felizes. Mas convém não exagerar
e deixar de aproveitar o aqui e agora, curtir o que se está vivendo
naquele momento.
Muito boas as fotos e as dicas do José Mauricio.
Sueli OVB
Ah, esse selecionar/editar fotos todas as noites/madrugada no hotel é o meu “trabalho” predileto. Sem contar que depois passam, outra vez, pelo mesmo processo no computador. Uma caçacha!
Essas máquinas digitais e todos os seus recursos são mesmo um grande achado.
KARINA,
Confesso que só me dei conta do lance do “cofrinho” depois da sua observação e dei boas gargalhadas! Sou um pouco lenta para essa coisas…