Post escrito por José Maurício.
A Grande maioria dos viajantes gosta de registrar os locais onde esteve ou momentos vividos. A idéia aqui é de dar algumas dicas sobre como melhorar os resultados das suas fotos, sem grandes tecnicismos que não caberiam nos objetivos do Conexão Paris.
Um simpático turista americano registrou para nós o momento, mas cometeu o erro clássico de querer colocar tudo na foto, cortando nossas pernas e a ponta da torre. Além de obter um fundo confuso, como uma turista pagando “cofrinho” no chão, à minha direita. A utilização do flash, mesmo de dia, diminuiria as sombras no rosto, causadas pelo sol a pino.
Uma forma de corrigir alguns dos defeitos é o corte da foto, concentrando a atenção no casal. Mesmo com o corte, sobrou bastante fundo para identificar o local. Isso foi possível porque a foto foi tirada na resolução máxima (megapixels) da máquina. Vale a pena comprar mais memórias (estão baratas!) e trabalhar com a maior resolução disponível.
Aproveite a luz. Visite o mesmo local em horas diferentes. Os melhores horários geralmente são de manhã e ao entardecer, pois a luz lateral realça os volumes e texturas dos monumentos. O sol a pino provoca sombras fortes e chapadas. Esta foto à contraluz foi realizada às onze da manhã de um dia de outono.
Saia do lugar comum e ouse mais. Experimente novos ângulos e procure ver as interpretações de outros fotógrafos do mesmo local. Não para copiá-los, mas para se inspirar. O google earth tem várias fotos de fotógrafos de todas as partes do mundo e dos principais locais turísticos. Vale a pena dar uma olhada.
Faça uma foto noturna. Essa é uma vista clássica da torre Eiffel a partir do Trocadero. Na muralha, que é bem larga, apóie um tripé (ou um casaco, ou mochila ) e coloque o flash na posição desligado, pois ele é inútil para objetos distantes. Coloque o temporizador (timer) na opção 2 seguntos, para não esperar muito e evitar vibrações com o disparador manual. Existem tripés de até 10 reais que trabalham bem com máquinas pequenas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Ana Carolina
Parabéns pelo post, Maurício! Muito esclarecedor e didático… Agora só falta pesquisar a câmera fotográfica… Vou dar uma olhada e procurar conforme suas orientações passadas no outro post. Obrigada mais uma vez!
Maurício Christovão
Lina: Mas logo o Orsay??? Foi o que mais gostei… Voltando ao tripé, é provável que haja restrições ao uso dele em locais fechados e/ou com muito público. Quanto ao uso ao ar livre, não tive problemas. Tirei fotos noturnas a partir do último andar de “La Tour” com tripé e ninguém disse nada. É verdade que era uma noite fria de outono e não havia quase ninguém. Mulher de fotógrafo sofre… Mme S. quase congelou!!!
Mauricio Christovão
Sandra: Não conheço nenhum lugar do mundo em que o uso do tripé seja proibido(na Coréia do Norte, talvez). Mas já disseram aqui no CP que os museus franceses estavam restringindo fotografias no interior deles. Só se for isso…
Leve um tripé levinho para não se cansar e boas fotos!!!
Lina
Maurício
O único museu que proibe fotos das obras é o Orsay. Funcionários pra lá de antipáticos.
Sandra
Oi pessoal! Como vou viajar sozinha acabei comprando um tripé. Mas uma pessoa franco-brasileira disse que é proibido usar tripé em Paris. É verdade?
Lina
Sandra
Já ví turistas deixando tripé no vestiário. Talvez seja mesmo proibido.
May
Oi José Mauricio! Como todos que aqui escreveram, tb gosto de tirar fotos. Nao entendo nada de fotografia, mas adoro tira-las. As suas estao maravilhosas! So nao entendi uma coisa: pq nao cortar pernas? Eu as colocando sempre as pessoas em “plano americano”. Penso que o resultado fica mais bonito. Estou errada?
Beth
José Maurício
O invernão com muita neve é P&B, risos.
Cor, só nas poupas das pessoas…
Eu gosto!
Abs.
Jose Mauricio
Gostaria de estar na Europa nesse inverno nevado… Deve dar uns P&B interessantes!!! Lembro que as modernas máquinas digitais têm uma opção para fotografar cenas na neve (O ícone é um boneco de neve). O motivo é a reflexão excessiva da luz provocada pelo extenso fundo branco, que “engana” o fotômetro da máquina, daí a correção ser necessária.
Outra dica é que as baterias perdem capacidade no frio, de modo que mantenha sua máquina dentro do bolso(ou da bolsa) enquanto não a estiver usando, e atenção à condensação nas lentes e no visor ao mudar de ambientes aquecidos para o exterior frio.
Suzana Zobaran
Adorei as dicas… guardei na memória para nossa visita em Abril! Obrigada!
Eunice
Gostei das dicas José Maurício. O tripé e o disparador automático já tenho usado. Aliás, tirei umas fotos lindas em Brugge com a máquina apoiada no tripé!
Você tem razão, com os cartões de memória mais baratos, vou aumentar os pixels… Às vezes calha de tirarmos uma foto linda (pode acontecer!) e não possuir resolução suficiente para uma ampliação…
Já fotografei a Torre Eiffel à noite a partir do Trocadero. Ficaram boas, mas poderiam ter ficado melhor. Uma razão para voltar para Paris…
abraço