Nos meus trinta e dois anos de vida parisiense tive tempo de sobra para perceber as características das preferências gastronômicas entre meus dois países: Brasil e França.

Eu sempre provei tudo, não tenho nenhuma fobia alimentar. Alguns alimentos me agradam já no primeiro contato, como o ris de veau — a glândula de crescimento do vitelo — mas outros, bem mais simples e banais como o anis, eu não consigo apreciar.

Fenouil

Fenouil

Bombons de reglisse

Bombons de reglisse

O famoso drink do verão mediterrâneo feito com anis, o pastis, não entra na lista dos meus preferidos. Mas aprendi a apreciar o fenouil (funcho) e a reglisse, todos os dois parentes próximos do anis. O fenouil cru ou em sopa é delicioso. Os bombons acima são feitos com a reglisse e vocês os encontram nas barraquinhas que vendem balas. Existe uma em Odéon.

Tudo se explica quando nos lembramos que o desenvolvimento do gosto começa em torno de 2 ou 3 meses antes do término da gravidez. A 6 ou 7 meses de vida uterina o bebê é capaz de perceber e memorizar os odores presentes no líquido amniótico e oriundos da alimentação da mãe.

Mais tarde, o contato com a variedade alimentar precoce via o leite materno, que se impregna do gosto dos alimentos consumidos pela mãe, favorece a aceitação de novos alimentos.

A educação do gosto na França é coisa séria e começa cedo, nas creches. Todos os dias as crianças, à partir de dois anos, são apresentadas aos diversos legumes, frutas e queijos franceses. Cada dia um produto novo, um novo sabor, uma nova textura, um novo odor.

De uma maneira universal, as crianças preferem os alimentos açucarados, carregados de gordura – sorvetes, bolos, iogurtes – os feculentos – fritas, massas e purê – e certas carnes como o frango e a carne moída.

A partir de 2 anos quase todas as crianças desenvolvem uma neofobia alimentar, uma reticência a provar alimentos novos. As refeições em grupo criam uma atmosfera favorável para que todas as crianças passem a consumir o mesmo alimento. O fato de ver algumas delas consumirem os novos alimentos com prazer, é um incentivo para a maioria reticente.

Em jantar entre amigos, recentemente, vi os avós rindo do neto de 3 anos degustando com prazer evidente um queijo de cabra envelhecido, com uma crosta grossa e mofada. Por precaução, eles correram a retirar a crosta e deixaram a criança comer somente o interior.

 

Andouillette

Andouillette

A minha longa vida parisiense me mostrou também que a educação do gosto continua vida afora. O principal é não ter medo do novo alimento. Eu aceitei quase tudo que a gastronomia francesa oferece. A lista dos categoricamente rejeitados é mínima e começa com a andouillette, um embutido feito com os elementos do tubo digestivo do porco. Para mim, a andouillette possui um odor e um gosto próximo demais da matéria prima.

http://sante.lefigaro.fr/sante/bebe/gout/quel-age-gout-apparait-il

http://sante.lefigaro.fr/actualite/2012/10/15/19290-charcuterie-vin-rouge-analyse-dun-succes

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris