O Cordon Bleu, fundado em 1895, é um dos primeiros grupos mundiais em formação culinária.
A convite da brasileira Janine Tavares, Development Department da unidade de Paris, fui conhecer a escola e participar de um curso.
Os alunos fazem uma pause café no jardim interno da escola.
Em uma das cozinhas, todos se instalam para a aula prática. Os cursos são dados da seguinte forma: uma aula teórica, onde o chefe prepara as receitas do dia diante dos alunos. Em seguida, eles põem as mãos na massa e repetem as mesmas receitas sob a supervisão do chefe.
Eu participei somente da aula teórica. Em pé, na frente dos alunos, o chefe e a sua tradutora (inglês).
Aprendi a fazer um marbré de langoustines et ris d’agneau, sauce aigrelette, quer dizer uma mousseline de lagostas e ris d’agneau com molho de mostarda. Em seguida um rouge barbet (peixe) servido com um gratinado de tapenade de azeitonas verdes e molho de anis e persil. E a sobremesa, peras assadas e recheadas com frutos secos.
Momento importante, o chefe abandona suas panelas, pega a enciclopédia francesa e explica aos alunos o que é o ris d’agneau. Todos fazem questão de conhecer esta especialidade francesa e ver o aspecto que ela tem crua.
Além do programa de formação profissional, o Cordon Bleu oferece programas de descobertas culinárias para amadores. São cursos curtos, de algumas horas ou um dia. Alguns exemplos: os segredos do macaron, quiches e tortas salgadas, verrines, sobremesas de chocolate. Os cursos de três horas custam 90 euros e os de um dia 175 euros.
Para maiores informações sobre os cursos:
Le Cordon Bleu: 8 rue Léon Delhomme, 75015 Paris.
Leia também:
- Depoimento: Uma semana no Cordon Bleu
- Curso de culinária em Paris: Le Cordon Bleu
- Paris: cursos rápidos de cozinha
- O chef Cyril Lignac: seus restaurantes e seu curso de culinária
- Ferrandi: a melhor escola francesa de gastronomia
- Curso de culinária com Guy Martin
- Curso de Culinária e enologia em Paris
- Paris: curso de culinária
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
60 Comentários
Adriana Pessoa
Off post:
Paris- 13/12/09 – 21 horas
Temperatura 0 graus – Brrrrrrrrrrrrr….
Cláudia Oiticica
Lina, esse seu convite para conhecer a escola foi por conta do sucesso do Conexão ou foi um convite pessoal? Fiquei curiosa. Muito bom conhecer o Cordon Bleu.
Beth
Suely
Não sou muito de cozinha, mas sei comer muito bem, risos.
Mas minha neta pretende ser ‘Chef de cuisine”! E não é que a danadinha já sabe fazer vários pratos? Pretendo levá-la para CONHECER a Escola. Para fazer o curso ainda não dá…
Jorge
No livro da Julia Child ela conta o quanto sofreu no curso da Cordon Bleu, as fofocas internas, etc. E ela foi até reprovada, risos! Só conseguiu o diploma num 2o. exame…
Nunca imaginei que houvesse “2a. época” em curso de culinária…
suely
Fazer uma aula dessas não deixa de ser interessante.
Participar dos “bastidores’ da culinária francesa,aprender uns segredinhos e ainda contar que fez um curso na Cordon Bleu,é muito chic!
Jorge Fortunato
eu gosto de cozinhar e adoraria fazer um curso desses…por enquanto falta tempo e mais grana, quem sabe quando eu tiver direito a minha licença sem vencimentos….rs
Acho que os alunos dessa escola deveriam aprender francês, tão sem graça essa coisa de tradutora. Todo mundo aprende ingles, entendo, a língua prática dos negócios, mas para um curos de gastronomia e estudando na França deveriam ter aulas sem tradutores, até porque certas coisas não tem tradução…enfim.
Beth
Lina
Muito interessante mesmo!
Gostei da “tapenade”, uma das poucas coisas que sei fazer, risos.
Bjs.
Claudia W.
Eu até toparia esses cursos avulsos.
Adorei o filme Julie & Julia (a Meryl Streep está impagável, como sempre)
Leandro Ramos
Muito bom te ver no Cordon Bleu….este emblema Parisiense…Super !! Fantastique !!
Sueli OVB
Ah, foi na escola de Paris do Cordon Bleu que a Julia Child encontrou um sentido para sua vida.
O Cordon Bleu,muito mais que uma escola de culirária, é uma das instituições mais importantes em formação gastronomica e gestão hoteleira, turismo e restauração do mundo. Está presente em 15 países, tendo como objetivo transmitir os valores culinários franceses e difundir a arte de viver à francesa.
Um luxo só! Eu adoraria frequentá-la. Mas isso há alguns anos atrás, pois dizem que a coisa lá é pauleira. Esses cursos avulsos são só prazer e não formação.
ieda dias
E virou moda mesmo! Cozinheiro virou chef, e a cozinha, a culinária enfim, alcançaram o merecido lugar de destaque a que tinham direito. Comer com o prazer do visual e sabor de encher a alma de alegria. Tem coisa melhor na vida? Tem, né? Mas cada um na sua hora…rs.
bjos
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com