Na França estamos na primavera e vamos em direção aos dias quentes e ensolarados. A dica de hoje é para o nosso inverno brasileiro. A fondue de queijo é uma receita originária da Suiça e hoje faz parte da tradição gastronômica das regiões francesas Savoie e Franche-Comté.
Normalmente ela é preparada com 1/3 de queijo comté, 1/3 de gruyère, 1/3 de beaufort e vinho branco. Os franceses gostam de esfregar alho nas paredes da panela onde o queijo vai ser derredito. Isto dá um toque de perfume sem perturbar o gosto da fondue.
Para acompanhar, pão cortado em quadradinhos. Um outro acompanhamento, batatas cozidas. Eu ofereço as duas opções.
O restaurante Les Montagnards é considerado um dos melhores em Paris para fondues de queijo. Prato servido para no mínimo duas pessoas. O preço é 15 euros por pessoa. Cliquem aqui para terem acesso ao site do restaurante.
Observação: o restaurante Les Montagnards fechou. Uma pena.
Vejam as receitas aqui, no site l’Atelier des Chefs.
Les Montagnards – 58 rue Jean=Jacques Rousseau – 75001 Paris. Este restaurante se encontra no centro da cidade, perto do Louvre e do Jardin des Tuileries. Metrô: Louvre Rivoli ou Les Halles.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
71 Comentários
Barbara
Pra dar uma abrasileirada tambem sirvo pedacinhos de goiabada cascão pra mergulhar no fondue, faz o maior sucesso.
conexaoparis
Barbara
Mas que idéia genial. Adorei. Mergulhar goiabada cascão na fondue de queijo!
Madá
Lina, soube que esfregar o alho na panela também ajuda o queijo a não grudar. Mesmo usando uma “creusete”, o alho ajuda na hora da limpeza.
Beth, já fui muito no Alt Munchen para namorar… Também fiquei com pena, quando fechou pois a rosti deles era deliciosa.
Beth
Danielle
Eles devem ter “batizado” o seu fondue, risos.
Qualquer resquício de alcool costuma evaporar com a panela quente e aberta. Eu acho que no Rio hoje não tem nenhum lugar bom para comer fondue. Até porque o clima não combina muito com fondue…
Tinha um lugarzinho gostoso ali na Dias Ferreira, mas fechou ha alguns anos, o “Alt München”. Uma pena.
Abs.
Sonia
Ola
Para quem nao pode ir a Paris temos no Brasil um fondue suico que pra mim e o melhor , o da marca TIGRE, a venda somente no Pao de Acucar.
Danielle
Hum, Beth, então realmente não devo ter dado sorte com os restaurantes. Ambos foram indicados pelo hotel em que me hospedei, a rösti e a raclette eram ótimas, mas o fondue tinha muito álcool, mal dava para sentir o gosto do queijo. Não tem problema, porque voltar à Suíça não será sacrifício nenhum. 🙂
Mônica, obrigada pela receita. Vou passar para a minha ajudante, porque eu na cozinha sou um desastre.
Queria achar um bom restaurante tipicamente suíço aqui no Rio de Janeiro, alguém conhece?
Bjos
jorge fortunato
Gosto muito de Fondue. Aliás, dif´cil não gostar. Lembrei de uma viagem à Annecy…fondues, racletes…bons tempos.
Jane
Lina
Fondue com batatas cozidas deve ser bom mesmo.Vou experimentar.
Mônica Amadeo
Gostei da receita de rosti.Eu faço com batata crua.Vou experimentar com a batata cozida.
Dicas gastronômicas são sempre bem vindas.
Beth
Monica
A indicações dos nativos costumam ser as melhores!
Mas dou uma olhada também nas sugestões dos especialistas.
Já descobri que em Berlin tem um schnitzel divino, risos.
O reaurante mais badalado de lá no momento é um japonês, mas não faz muito o meu gênero, risos. Prefiro a culinária do país…
Faço como vc, almoço algo simples e da terra (raclete na Suiça rs) e me esbaldo no jantar sem a menor culpa!
Não sou de fazer muitas compras em viagem, prefiro comer…
Bjs.
Monica Amadeo
Beth
realmente comer bem na viagem é td de bom…a gente vai com o dinheiro meio contadinho, mas não abrimos mão de comer pelo menos em 1 refeição, mesmo pq estamos sempre andando,hahahahahahaha.
chegamos a conclusão que indicação dos nativos é a melhor pedida, não acha????
Beth
Monica
Nem fala!
Só de lembrar dá água na boca, risos.
Este ano eu vou para Berlin antes de Paris, já estou coletando indicações de bons restaurantes. Sou daquelas que viajo para comer bem.
Ou quase, risos.