Foto: Francisco de Assis Andrade
“Fotografar é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para captar a realidade fugitiva.”
“A câmera fotográfica para mim é um caderno de desenho, instrumento de intuição e de espontaneidade, o mestre de um instante.”
Henri Cartier Bresson
Foto: Francisco de Assis Andrade
A Fondation Cartier Bresson não está localizada nos pontos mais turísticos de Paris. Ela se encontra no bairro 14, atrás da estação ferroviária Gare Montparnasse.
Foto: Francisco de Assis Andrade
Pegue a linha 13 do metro e desça na estação Gaitê. Antes de sair da estação, localize no mapa do bairro a rua Lebouis. Nela se encontra um beco sem saida – o Impasse Lebouis – o endereço da Fundação.
Preste atenção no prédio onde se encontra o meuseu. Todos nós sonhamos morar nestes antigos ateliês de artistas, nestes prédios espalhados por Paris, com grandes janelas de vidro por onde entra com violencia a luz do sol. Toda a fachada principal do prédio, dando para a rua Lebouis, é ocupada por apartamentos privados. Tenho amigos que moram no segundo andar.
Foto: Francisco de Assis Andrade
Nos fundos se encontra a Fundação, encarregada de administrar toda a obra de Cartier Bresson. Nas suas salas de exposição podemos ver, três vezes por ano, exposições de Cartier Bresson e de outros artistas.
Foto: Chicago 1960 – Harry Callahan – cortesia Pace/MacGill Galery
Do dia 7 de setembro até 18 de dezembro de 2010, veja a exposição de fotografias de Harry Callahan (1912-1999), americano e um grande artista.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
Magrineli
Vou tentar ir lá dia 8 ou 9 agora, Assim aproveito e fico conhecendo um pouco do quatorzieme. Como apaixonado pelo trabalho do Bresson é uma ótima pedida. Para completar a caminhada fotográfica, que tal Lina uma visita também na Maison européenne de la photographie? Já que ela está no Marais mesmo. Para quem ama fotografia seria um booommm dia…
conexaoparis
Magrineli
Excelente sugestão.
Madá
Grande homenagem ao dia internacional da fotografia !
Valeu, Lina!
Mêlanie
Conheço o trabalho do Bresson devido minhas aulas de fotojornalismo! Incrível!
HUGO DE CARVALHO
Lina:
Que tipo de museu é a Fundação Cartier Bresson ?
Exposição de fotos deste artista ?
De outros fotógrafos ?
conexaoparis
Hugo
Fotos do Cartier e de outros fotógrafos. As exposições são sempres excelentes.
HUGO DE CARVALHO
Olá Lina
O artigo é bem oportuno e as fotos estão ótimas. Vale agendar a dica para uma possível visita. O acesso, próximo a Gare de Montparnasse, não é difícil.
Tati
Ah que delicia conseguir ver a fundação. Estive em Paris em Dezembro e no período em que estava na cidade a fundação estava fechada.
Fiquei curiosíssima para conhecer. Terá que ficar para a próxima vez …
Loulou
Como o José Maurício, também sou fã incondicional de Cartier-Bresson. E, para falar a verdade, acharia bem mais interessante se houvesse no local uma exposição permanente dos trabalhos dele. Pelo que entendi, não é o caso. Ou é? Alguém sabe?
Jose Mauricio
Obrigado, Lina!!! Como devoto de Saint Bresson, visitarei a igreja dele com certeza… O mestre do “instante decisivo” usava uma Leica com uma objetiva de 50mm e filme P&B. Ele teve uma vida movimentada e interessante também.
fernanda - de Casamento Marcado
virei fã desse fotógrado graças ao meu tio wanderley ariza, arquiteto, que me transmitiu muito dos seus (bons!) gostos pela arte de forma geral!..
já está anotado na minha programação!..
obrigada por mais uma valiosa dica que sai do comum!