Por Karen Goldman, chef brasileira instalada em Paris. Karen organiza para os leitores do Conexão Paris roteiros gastronômicos pela cidade.
O foie gras é um produto que não conhece a crise.
Não vim aqui hoje para falar bem ou mal do foie gras.
Trabalhei em alguns restaurantes estrelados e tive a oportunidade de provar este produto em berço esplêndido. Confessso que acho gostoso, sem morrer de amores. Mas devo dizer que sou uma exceção entre os chefs.
Mesmo diante da crise econômica atual, o foie gras continua a ocupar um lugar particular dentro dos corações gourmands. Esse amor foi confirmado com o aumento das vendas em 2012. As expectativas para 2013 são ainda maiores.
Veja você que, ano passado, em contexto geral de baixa de poder de compra e consumo, o foie gras confirmou seu status de produto festivo favorito dos franceses com significativo aumento de vendas de 5,9%!
Pode-se concluir então que os franceses param de comprar outras iguarias, mas não abrem mão do foie gras nosso de cada dia?
Certamente meus caros leitores. Segundo os estudos do TNS (www.tnsglobal.com) 72% dos franceses declaram gostar de foie gras. Dentre eles, 41,2% gostam muitíssimo!
E por que este produto é tão popular?
Ainda conforme a TNS, o foie gras é intimamente ligado aos momentos festivos e é um orgulho do savoir faire dos franceses. Ele é caro? Não interessa. O importante é tê-lo à mesa.
Quer dizer então que o foie gras é sinônimo de fartura e alegria apesar do sofrimento dos pobres bichinhos obrigados a uma alimentação forçada durante semanas, privados de movimento e sono, até que seus fígados alcancem 12 vezes o tamanho normal – com a gordura correspondendo à 65% de seu peso – seus músculos atrofiem e eles não consigam mais ficar de pé? Sim. E querem saber? Aqui na França a maioria do pessoal nem pensa nisso…
No artigo da semana que vem, falarei dos diferentes tipos de foie gras, origens, conservas e receitas.
Agora uma lista de apenas algumas das melhores lojas onde se pode comprar excelentes foie gras em Paris.
Contesse du Barry, 93 Rue Saint-Antoine, 75004.
Ducs de Gascogne, 13 Boulevard Haussmann, 75009.
La Petite Scierie, 60 rue Saint Louis en l’Île, 75001.
Leia mais sobre a Karen Goldman e seus roteiros aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
65 Comentários
Louis Dimas
Antes de formar opinião, as pessoas poderiam conhecer mais a fundo os assuntos. Foi o que procurei fazer, porque realmente gosto desta iguaria. Visitei um pequeno sítio produtor de Foie Gras na Dordogne, conheci todo o processo e desmistifiquei muito do que imaginava. Não vou entrar em detalhes (só adianto que não se alimenta forçosamente o animal, durante semanas), apenas sugiro que as pessoas conheçam melhor o que na realidade acontece. E lembro algo. Um dos processos mais dolorosos de morte é por asfixia, e sendo assim, as pessoas deveriam parar de comer peixes. Bom, podemos falar também dos cordeiros, vitelas, não vamos parar, mas já se imaginaram com um peixe morrendo asfixiado? Sem polêmica, não sou dono da razão, mas apenas para refletir. Talvez devamos parar de comer animais (sabem que até as plantas “sentem” quando vão ser cortadas?), usar produtos que se utilizam de mão-de-obra escrava, ops, chega… Abraços. Louis
Maria Cristina
Esse site, como sempre, EXCELENTE, ótimas dicas sempre…..
Ao ler este artigo, fiquei com “gostinho de quero mais”, explico, nao encontrei a sequencia como foi dito que teria: “No artigo da semana que vem, falarei dos diferentes tipos de foie gras, origens, conservas e receitas.” Podem ajudar-me a localizar? Grata.
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, não houve a continuação do artigo. Direi a Karen para escrevê-lo.
Abraços.
Tiago
Foie Gras? Vocês estão loucos em colaborar com essa crueldade…
Anderson Pereira
E completo com uma dica: compre 250gr, passe no supermercado bem ao lado (no Blv. Montparnasse, na mesma quadra) chamado Daily Monop’, compre uma baguete, um bom vinho, uma água mineral Chateldon, uma bandeja de figos frescos (se for a estação), uma salada pronta de folhas verdes ( sempre fresca e feia no mesmo dia) e vá à pé para o Jardim de Luxemburgo fazer um pique-nique inesquecível. Que saudade!
Anderson Pereira
Sou fã do foie gras. Local que indico um muito bom (e que vende para viagem em porções de de 250/500/1kg, ideal para comprar e fazer um pique-nique) é no Sud Ouest Restaurant Et Companie. http://www.sudouestetcie.com/. Fica no Blv. Montparnasse quase esquina com a
rue de Vaugirard. Bem perto da torre de Montparnasse. Vem acompanhando de uma salada verde, flor de sal escura/defumada, torradas perfeitas, fatias de figo fresco e uma taça de um bom vinho doce da região de Jura. Preços totalmente acessíveis. Esse restaurante é especialista em pratos da Bretanha e tem também um cassoulet 10!
Maria Cristina
Primeiramente, Feliz Natal a todos!
No artigo acima e mencionado que nós próximos postos/semanas teria mais informação a respeito do foie gras; não encontrei…. Não terá? Gostos e ideais a parte, ele e uma realidade.
Rodrigo Lavalle
Maria Cristina, muito obrigado e Feliz Natal para você também.
Com relação aos posts sobre foie gras, primeiro estamos dando uma geral nos pratos e ingredientes típicos franceses para depois detalharmos cada um deles.
Abraços.