Por Karen Goldman, chef brasileira instalada em Paris. Karen organiza para os leitores do Conexão Paris roteiros gastronômicos pela cidade.
O foie gras é um produto que não conhece a crise.
Não vim aqui hoje para falar bem ou mal do foie gras.
Trabalhei em alguns restaurantes estrelados e tive a oportunidade de provar este produto em berço esplêndido. Confessso que acho gostoso, sem morrer de amores. Mas devo dizer que sou uma exceção entre os chefs.
Mesmo diante da crise econômica atual, o foie gras continua a ocupar um lugar particular dentro dos corações gourmands. Esse amor foi confirmado com o aumento das vendas em 2012. As expectativas para 2013 são ainda maiores.
Veja você que, ano passado, em contexto geral de baixa de poder de compra e consumo, o foie gras confirmou seu status de produto festivo favorito dos franceses com significativo aumento de vendas de 5,9%!
Pode-se concluir então que os franceses param de comprar outras iguarias, mas não abrem mão do foie gras nosso de cada dia?
Certamente meus caros leitores. Segundo os estudos do TNS (www.tnsglobal.com) 72% dos franceses declaram gostar de foie gras. Dentre eles, 41,2% gostam muitíssimo!
E por que este produto é tão popular?
Ainda conforme a TNS, o foie gras é intimamente ligado aos momentos festivos e é um orgulho do savoir faire dos franceses. Ele é caro? Não interessa. O importante é tê-lo à mesa.
Quer dizer então que o foie gras é sinônimo de fartura e alegria apesar do sofrimento dos pobres bichinhos obrigados a uma alimentação forçada durante semanas, privados de movimento e sono, até que seus fígados alcancem 12 vezes o tamanho normal – com a gordura correspondendo à 65% de seu peso – seus músculos atrofiem e eles não consigam mais ficar de pé? Sim. E querem saber? Aqui na França a maioria do pessoal nem pensa nisso…
No artigo da semana que vem, falarei dos diferentes tipos de foie gras, origens, conservas e receitas.
Agora uma lista de apenas algumas das melhores lojas onde se pode comprar excelentes foie gras em Paris.
Contesse du Barry, 93 Rue Saint-Antoine, 75004.
Ducs de Gascogne, 13 Boulevard Haussmann, 75009.
La Petite Scierie, 60 rue Saint Louis en l’Île, 75001.
Leia mais sobre a Karen Goldman e seus roteiros aqui.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
65 Comentários
eduardo r.
todas as pessoas carnívoras (ou “vegetarianas” q comem peixes e frutos do mar) são cúmplices de crimes contra os animais.
mas, os crimes hediondos, onde se enquadra o consumo de foie gras, vitelo e caranguejos cozinhados vivos na água fervendo, são bem mais difíceis de engolir.
a arte da gastronomia imita a vida!
Herbert
Desculpem se exagerei, mas esse Marcelo sem nocao me desejou a morte, nada mais justo que eu manda-lo pra a… enfim, eu gosto de foie gras e quem nao gosta e nao e vegetariano nao tem o direito de criticar, e hipocrisia.
desculpem a falta de acentos, to num pc de teclado frances.
Marcell0 Brito
Particularmente acredito que novos tempos demandam novas eticas.
A historia da humanidade é assim.
Embora nao seja radical e goste de Foie Gras, o tratamento dado as aves nesse caso é abjeto e como o alimento que vem dai não é essencial na cadeia alimentar humana, a oposição a sua execução e consumo e o debate que surge daí é plenamente compreensível e justificado.
O mesmo se impõe na Espanha hoje sobre as touradas.
jorge fortunato
Nossa! Há tempos não via debates tão acalorados aqui. Aos vegetarianos: vocês não acham que as folhas sofrem ao serem puxadas da terra?
Luciano Melo
Eymard
E o que dizer dos peixes que morrem aos poucos “sufocando-se” fora d´agua e debatendo-se at´e a morte…
Eymard
Todo artigo sobre foie, causa muito fuá! Primeiro, de fato, é preciso respeitar opinião de cada um. Sem agressões pessoais. Quanto aos métodos, também é fato que remontam ao antigo Egito engordar de maneira antinatural nós últimos 21 dias de vida dos animais. Li que alguns produtores vem buscando menos agressivos na Califórnia e na Espanha. Cada um que faça as suas escolhas. Por exemplo outro dia um amigo me contou de um restaurante no RJ que faz um sushi de lagosta viva! Ou, o que se dirá dos caranguejos cozinhando vivos nas panelas de água fervendo?
Luciano Melo
Herbert e Marcelo…
Com todo o repeito que os dois merecem, acho que ofensas pessoais não vão acrescentar muitos simpatizantes às suas “causas”. Afinal de contas não se pode deduzir o caráter de uma pessoa pelo que ela gosta de comer, vestir, se fuma , se bebe. Existem pessoas muito boas entre os carnívoros e entre vegetarianos, para desejarmos o “extermínio” dos mesmos. Vamos viver sem radicalismos pois a vida é curta e devemos aproveitar ao máximo sem impor tanto nossos valores aos outros… Abçs.
Herbert
Mais VERME é vc Marcelo! Que não sabe nem respeitar a opinião de que. Gosta do foie gras! Vai pro inferno e lá aproveita pra comer um chuarrasquinho, seu hipócrita filho da mãe!
Carmen Agnes
Tenho uma empatia muito forte com os animais, motivo pelo qual sou vegetariana. Acho monstruoso o tratamento que dão aos pobres animais indefesos para a obtenção desse “manjar dos deuses”, o foie gras. Nunca o provei, mas tenho certeza que, se o fizesse, vomitaria em seguida.
Aconselho aos que o degustam, que o acompanhem de muito vinho, para não lembrarem do processo cruel por que passaram os infelizes bichos, para não pensarem que os animais sofrem como nós humanos, sentem medo, dor, precisam de espaço para se movimentar e merecem um tratamento digno.
Não tenho a pretensão de convencer ninguém, foi mais um desabafo, mas se eu conseguir que alguém me leia até o fim e pare para refletir um pouco, já valeu alguma coisa.
Marcelo
Espero que as pessoas que AMAM o foie gras morram entalados igual os pobres animais…. seus vermes que se acham superiores aos animais!