Fomos testar o Five Guys Champs Élysées, a segunda loja da marca americana em Paris.
O Five Guys Champs Élysées é o segundo endereço parisiense da hamburgueria estadunidense. No verão 2016, Five Guys abriu discretamente seu primeiro restaurante na cidade. A marca escolheu como teste o bairro Bercy, pouco conhecido mesmo pelos parisienses.
Mas para seu segundo endereço, a marca usou artilharia pesada. Nada mais nada menos que a avenida Champs Élysées. Nada mais nada menos que 1200 m² em cinco andares e 300 lugares assentados. Este é o maior restaurante da cadeia americana, instalado desde dezembro 2016 no antigo endereço da Häagen Dazs.
A escolha do endereço é perfeita. Todos os americanos passam por lá. Todos os outros turistas – inclusive aqueles que não entendem ou têm medo da gastronomia francesa – passam por lá também. Todos os franceses adeptos da fast food, são também adeptos da Champs Élysées. Quer dizer, a Champs Élysées atrai a população ideal para este tipo de refeição.
Após Champs Élysées a marca promete uma verdadeira invasão: começando pela estação Gare du Nord e Disney Village. E ontem, vi uma painel anunciando, perto da Opéra Garnier, outro Five Guys no lugar do recém falido Chez Clément.
Fomos testar o endereço conscientes que nosso pré-julgamento poderia distorcer nossa opinião. Em nossa defesa: já tínhamos vivido situações similares e em certos casos fizemos nossa mea culpa e mudamos nosso ponto de vista.
Nossa experiência
De cara, topamos com uma fila no passeio. Em seguida, outra no interior para fazer o pedido. Em seguida uma espera longa no fundo da loja para receber o pedido. Mais uma fila para comprar nos distribuidores os refrigerantes. Não, eles não são vendidos junto com o pedido dos habúrgueres. Outra fila para receber o milkshake. Não, eles não são entregues com o pedido.
Eu já tinha passado por isto quando, estudante em Paris, pedia a permissão de estadia no solo francês todos os anos. Mas para morar na França, valia a pena filas e mais filas, não é mesmo?
Enquanto esperava meu pedido, observava o trabalho em cadeia dos atendentes. Me chamou atenção um detalhe curioso. Dentro de um saco de papel kraft era colocado o hambúrguer enrolado em papel de alumínio. Em seguida um copinho com fritas. Até aí, tudo bem. Mas por cima de tudo os funcionários jogavam um monte de fritas soltas. Por último era jogado um guardanapo de papel que ficava imediatamente encharcado de óleo.
Pegamos nossos sacos e partimos à procura de lugares disponíveis escadas acima. Encontramos dois entre os americanos e os adolescentes.
Foi com nostalgia dos confortáveis restaurantes de hambúrgueres de Paris que abri o saco engordurado, coloquei de lado o guardanapo engordurado e almocei um búrguer banal sobre um quadrado de papel de alumínio. A Corona ajudou a combater o mal humor.
Veja aqui e aqui, bons endereços para degustar um burguer fait maison em Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
8 Comentários
SILVIA SCHEMES
Também já fiz isso, dar uma chance pra essas redes. Meu primeiro Starbucks foi em Paris e foi só decepção. Acredito que CP seja como eu, tenha fé na humanidade…rsss Mas não adianta, produção em série estilo americano, não funciona, não tem qualidade ou sabor, na minha opinião. Aliás, Champs Elyssés também considerei dispensável, só passamos em ônibus e à noite pelo passeio de bike da Fernanda.
Nick
Concordo plenamente com a Sandra e com a Isabela…Troco tranquilamente meu hambúrguer por uma baguette com queijo brie e presunto !!!!
Alexandre
Ué, por que comer hambúrguer na França é um pecado? Um francês pode fazer o melhor hambúrguer do mundo com ingredientes locais – que são maravilhosos. Assim como um americano pode fazer um prato típico francês e ser imbatível.
Maria
Desde quando Chez Clement fechou as portas?
Sandra Abrahim
Nem pensar comer hambúrguer em Paris. Coisa de americano que tem a pior gastronomia do planeta. Pior que isso é saber que Chez Clement faliu.
C’Est dommage !
Isabela Almeida
Ser* ofensa
Isabela Almeida
Meu Jesus amado! Quem, em sã consciência, estando na cidade que é berço da gastronomia e a tem como patrimônio imaterial da humanidade, se submete a comer hambúrguer????? Ressalte-se que amo hambúrguer. Mas comê-lo, estando em Paris, chega a se ofensa.
MonicaSA
Obrigada CP, me salvaram a tempo.