Publicamos hoje uma dica para seu final de ano na França. Se quiser viver uma experiência totalmente diferente do nosso fim de ano tropical, dê um pulo até Estrasburgo/Strasbourg na Alsácia. Frio e neve garantidos e o maior e mais famoso Mercado de Natal da França.
A Alemanha possui 2.234 Mercados de Natal, a França 37 e a Inglaterra 15. Apesar do mercado de Natal de Strasbourg ter surgido em 1570, o boom dos mercados de Natal na França trata-se de algo relativamente recente, com a instalação oficial dos Mercados de Natal à partir dos anos 1990.
Apesar de ser um “jovem” evento, os franceses o adoram e em 2013 o Office du Tourisme espera 26,8 milhões de visitantes nos diversos mercados espalhados por Paris e interior da França.
Na França, dos 37 Mercados de Natal oficiais, o mais famoso e interessante é o de Strasbourg. Este mercado foi inaugurado dia 29 de novembro e estará aberto até dia 31 de dezembro.
Dois milhões de visitantes serão acolhidos na Capital do Natal francesa para visitarem os 300 chalés de madeira espalhados pela cidade.
As crianças e adultos flanam entre bredeles (pequenos biscoitos secos), pães e roscas de Natal, tortas, decorações de Natal, glühwein (vinho quente alemão) e produtos do artesanato local.
Os chalés estão espalhados por Strasbourg formando mini mercados. Os mais importantes são:
Créditos: Tangopaso
1 – Christkindelsmärik, na praça Broglie.
2 – Marché de Noël de la Cathédrale, na praça da Catedral.
3 – Marché des délices de Noël d’Alsace, na praça Austerlitz. Este é o mercado das delícias gastronômicas da Alsácia com padeiros, produtores de vinho, de foie gras, de biscoitos. Este mercado propõe animações e degustações.
Horário de funcionamento dos mercados:
. Até o dia 23 de dezembro, de domingo a quinta, das 10h às 20h; sexta e sábado das 10h às 21h
. Dia 24 de dezembro, das 10h às 18h
. Dia 25 de dezembro, das 14 às 18h.
. De 26 até 30 de dezembro, das 10h às 19h.
. Dia 31 de dezembro, das 10h às 18h
Nos mercados você encontrará também concertos de canções de Natal e espetáculos de rua. Informe-se no site do Office du Tourisme da cidade.
O melhor traslado de um mercado ao outro é o Tram. Compre um ticket 24 horas individual por 4.10 euros com uso ilimitado.
Além dos horários específicos dos Mercados de Natal, saiba que o comércio da cidade de Strasbourg fica aberto nos seguintes domingos:
. 8 e 15 de dezembro, de 14h às 18.30h e dia 22 de dezembro das 10h às 18.30h.
O Office du Tourisme de Strasbourg abre todos os dias das 9h às 19h. Você o encontra em dois endereços: na Praça da Catedral e na estação ferroviária de Strasbourg.
Como ir de Paris até Strasbourg? Leia este artigo aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
70 Comentários
Jessica
rodrigo e lina boa tarde!! estou pensando em ir de aviao para estrasburgo, pois a tarifa esta mais barata. Voces saberiam me dizer a distancia do aeroporto de estrasurgo para a place kleber? e a media de preço de taxi?
Rodrigo Lavalle
Jessica, não sabemos, nunca fomos de avião para Strasbourg. Pesquise na internet se o aeroporto tem um site oficial.
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Jessica, o aeroporto de Strasbourg fica a 20 minutos de carro da Place Kébler. Não sei te informar quanto seria um táxi. Sugiro que você pesquise no site do aeroporto. Existe um trem shuttle que liga o aeroporto à estação de trem: http://www.strasbourg.aeroport.fr/index.php/airport-information/access-to-the-airport/shuttle-train.
Abraços.
Jessica
rodrigo boa noite!! gostasria de saber se um hotel pna place kleber tem boa localizaçao?? estarei indo no fim do ano e passarei o natal em estrasburgo, voce tem alguma dica de restaurante por la para a noite de natal?
obrigada pela atenção sempre!!
Rodrigo Lavalle
Jessica, boa localização, no centro, perto de onde acontece o Marché de Noel da cidade.
Abraços.
ALEXANDRE CHAZAN
Olá. Passarei o Natal em Paris neste ano juntamente com minha familia. Vocês acham que vale a pena visitar Strasbourg (bate e volta) para conhecer estas famosas feirinhas de Natal ou só vale a pena se dormir lá na cidade?
Rodrigo Lavalle
Alexandre, a viagem de TGV dura 2h20m, dá pra ir e voltar no mesmo dia. Saia cedo.
Abraços.
Marcelo
Bom dia,
Estou programando uma ida a Paris em fevereiro, e pretendo visitar as regiões da Alsacia 4 nts e Borgonha 3nts. Pretendo ir de Paris a Dijon de TGV, e alugar um carro para percorrer o roteiro. A minha preocupação e porque vou estar com a minha filha de 8 anos. E muito difícil achar carros para alugar com pneus de neve? As estradas ficam muito perigosas? As cidades ficam muito desertas por ser inverno. Já estive em Paris 2 outras vezes, nos gostamos de frio.
Obrigado.
Marcelo
Rodrigo Lavalle
Marcelo, tudo depende do inverno. A Lina está na Alsácia atualmente e apesar do frio a regiāo está animada e cheia de turistas. Se o inverno nāo for rigoroso, tudo bem, a viagem será agradável.
Alugue o carro em empresas grandes como a Hertz e peça os pneus de neve.
Abraços.
Camila
Olá! Estarei e Paris em junho/julho deste ano e gostaria de conhecer a Alsácia e a Suiça. Pensei em diversos roteiros… incluindo trem e/ou vôos low cost. Mas, o que vocês acham que é melhor: ir de Paris p/ cidades da Alsacia depois seguir p/ Suiça (e voltar pra Paris talvez de avião saindo de Genebra por ex). Ou o contrário: faze Paris-Genebra de avião, depois subir de trem contornando o Lac Leman e seguir pra Alsacia?? Ficarei cerca de 20 dias na França e queria fzer este trecho e depois Paris e região, é pouco tempo?
Rodrigo Lavalle
Camila, se você quer conhecer a Alsácia e a Suiça, o melhor é ter Zurique como o ponto de partida ou chegada ao invés de Genebra. Genebra é mais próxima da região da Borgonha, Lyon, Chamonix.
Abraços.
Mariana
Obrigada Janine e Rodrigo pelo retorno. Eu imaginei mesmo que os restaurantes não abrissem. Não tem problema, já verifiquei que por la existe nosso maravilhoso Picard, e como vou ficar no apartamento com cozinha, vamos fazer essa opção ! Estarei com meus filhos pequenos e seria de qualquer forma complicado! Obrigada pela dica ! E Janine vou te enviar um e-mail para pedir mais dicas! Obrigadissimo!
Gisele Vargas
Oi Rodrigo, chego em Paris no dia 29 de dezembro e no dia 6 de janeiro embarco para Chamonix. Ficarei dois dias em Chamonix e de lá pretendo ir para a Itália (Veneza). Preciso da sua ajuda para definir o melhor trajeto. Fiz umas pesquisas e verifiquei que partindo de Paris (Gare de Lyon) irei até a estação St Gervais Les Bains. Sigo de trem local para Chamonix. Mas não sei como fazer para ir de Chamonix para Veneza. Podes me auxiliar? Agradeço imensamente. Um forte abraço.
Rodrigo Lavalle
Gisele, acho que a melhor opção e ir para Genebra (veja as opções de transporte Chamonix-Genebra aqui: http://www.chamonix.com/acces,9,fr.html) e de lá pegar um trem para Veneza: http://www.cff.ch/home.html.
Abraços.
Renata
Renata Oliveira
Olá, minha dúvida é com relação ao inverno: reservei Hotel em Rouen, com intenção de conhecer as cidades da região, mas temo encontrar estradas bloqueadas pela neve. Isso pode acontecer nessa parte da França? Embarco dia 31 e fico 10 dias, com uma noite no Mont Saint Michel. Será loucura? Mont Saint Michel em Janeiro? O que pensam sobre?
Rodrigo Lavalle
Renata, nevar é sempre uma possibilidade.
Abraços.
anna
A França copiando a Alemanha. Na Alemanha é maravilhoso, uma tradicao! Desde dos anos 1400 e 1500 acontecem lá.
A França só imitou.