Veja nesse artigo 10 filmes que se passam no castelo de Versailles ou que tiveram cenas gravadas no local.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O Palácio de Versalhes e o cinema
O Palácio de Versalhes, além de ser o mais famoso e um dos mais fotogênicos palácios do mundo, é personagem importante da história da França. Não é por acaso que no local aconteçam de 150 a 200 filmagens por ano, a maior parte para programas de TV e documentários.
Segundo registros do próprio castelo, a primeira filmagem feita em Versailles – um documentário reconstituindo uma festa dada por Luis XIV – aconteceu em 1904. Desde então foram mais de 200 filmes, de diretores como Henry-Georges Clouzot, Ettore Scola, Sofia Coppola e Woody Allen, que usaram o castelo como cenário e até mesmo como personagem principal.
Não esqueça seu seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Filmando em Versailles
Todo o conjunto do castelo de Versalhes – mesmo aqueles locais fechados ao público em geral – é, a priori, acessível às equipes de filmagem. Obviamente, para que a filmagem aconteça, é preciso enviar uma requisição, que será analisada pelo departamento de relações exteriores do castelo.
Os locais mais requisitados para filmagens são a Galeria dos Espelhos, os aposentos reais e os jardins.
As filmagens só podem ser feitas às segundas-feiras (único dia em que o castelo não abre); além de algumas noites, após o fechamento.
Uma equipe de seguranças acompanha a equipe de filmagem para assegurar que as regras sejam cumpridas – por exemplo, cobrir o chão com carpete e colocar bolas de tênis nos pés das câmeras – e que nada seja danificado ou roubado.
Cada dia de filmagem em Versailles, para um filme ou série de TV, custa 15.000€. O valor da diária é bem mais baixo se for para a filmagem de um documentário e bem mais alto se for para realização de uma recepção privada (sim, em princípio, você pode alugar Versailles para fazer sua festa de casamento).
Parece caro, mas tudo aquilo que o castelo de Versailles arrecada por ano com as filmagens equivale a somente um bom dia de ganhos com venda de ingressos, afinal de contas, o castelo recebe 7,5 milhões de visitantes por ano.
Veja abaixo a lista de 10 filmes que se passam no castelo de Versailles ou que tiveram cenas filmadas no castelo. Se você conhece algum outro outro que não esteja na lista, deixe o nome nos comentários.
No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
10 filmes que se passam no castelo de Versailles
- L’Affaire du collier de la reine, filme mudo feito em 1911 por Camille de Morlhon, e seus inúmeros remakes: Le Collier de la reine (1929), de Gaston Ravel e Tony Leklain; L’Affaire du collier de la reine (1946) de Marcel L’Herbier e The Affair of the Necklace (2001), de Charles Shyer com Hilary Swank.
- Si Versailles m’était conté… (1954), de Sacha Guitry com Brigitte Bardot.
- Madame Du Barry (1954), de Christian-Jaque com Martine Carol.
- La Nuit de Varennes (1982), de Ettore Scola com Marcello Mastroianni.
- L’Autrichienne (1989), de Pierre Granier-Deferre com Ute Lemper.
- La Révolution française (1989), de Robert Enrico com Klaus Maria Brandauer.
- Ridicule (1996), de Patrice Leconte com Fanny Ardant.
- Le Roi danse (2000), de Gérard Corbiau.
- Marie-Antoinette (2006), de Sofia Coppola com Kirsten Dunst.
- Les Adieux à la reine (2012), de Benoît Jacquot com Léa Seydoux e Diane Kruger.
Há alguns anos, o perfil Instagram do Castelo de Versailles fez várias postagens sobre filmes rodados no castelo, todas elas estão reunidas sob a hashtag #VersaillesCiné
Leia também
- O Palácio de Versalhes: como visitar, qual ingresso comprar e outras dicas
- 38 filmes para matar a saudade de Paris
- Mais filmes para matar a saudade de Paris
- Paris e seus filmes
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
6 Comentários
Patrícia
A série Versalhes conta?
Rodrigo Lavalle
Patrícia, conta sim!
Dayana
O filme: M pouco de caos” mostra a construção de um salão de baile nos jardins, não sei se conta… Rsrs
Rodrigo Lavalle
Dayana, conta sim! Obrigado pela dica.
Therezinha silveira Martins
Palácio de Versailles….maravilhoso!!! Seu jardins muito bem cuidados…sempre vou até lá qdo vou à PARIS…
Rodrigo Lavalle
Therezinha, lindo demais!