Como sabem, no verão eu penso Córsega e Mediterrâneo.
Reconhecendo a limitação do meu eterno programa estival, sonho com todos os festivais de verão espalhados pela França e tenho uma pontinha de inveja daqueles que não tem “amarras”. Daqueles que não retornam sempre ao mesmo lugar. Daqueles que não conhecem todos os segredos de uma região. Daqueles que escolhem sempre um novo destino e não têm tempo para tecer amizades profundas. Daqueles que não retornam à um cantinho familiar com todos os objetos que acumulamos durante uma vida.
Gostaria, pelo menos uma vez, esquecer minhas “amarras” do verão e ver todas as peças de teatro do Festival de Avignon, todos os concertos de Jazz de Marciac e, se fosse mais jovem, plantaria minha barraca no acampamento do Garance Reggae Festival.
Gostaria muito, pelo menos uma vez, estar misturada ao público dos concertos em altitude do Festival de Jazz de Chamonix. Imagine um concerto no topo do mundo, entre nuvens, neve eterna e voos de parapente.
O festival de Chamonix não é dos mais importantes mas o que me atrai nesta cidade dos Alpes é o concerto en altitude. Para esta proposta especial, imagino também um público muito especial. Para chegar na área do concerto é necessário carro e em seguida quase uma hora de caminhada por trilhas da montanha.
Uma vez instalados, imagino que todos se deixem impregnar pela música e pela beleza destas montanhas européias.
Fiquei com uma pontinha de inveja do Rafael quando soube que ele esteve, neste verão, no Festival de Chamonix.
Obrigada pela foto.
Como ir de Paris até Chamonix
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3 Comentários
Lucia Lopes
Adorei essa matéria….quero ir…já fui em poucos festivais de Jazz e adoraria esse…combina coisas que adoro…música, jazz, caminhada, alternativo, Alpes etc etc…me inspirou …sou grata pela dica…
Carmem
Olá, td bem??
Primeiramente, amoooooo.. Paris!!!
Vou a Paris dia 25/09, vou ficar mais ou menos uns 20 dias, vou acompanhada de duas amigas, que aliás também me acompanharam na minha primeira ida a Paris, em 2010. Nós fizemos essa viajem praticamente por conta própria. Fizemos praticamente “todos os pontos” turísticos. Apesar de termos ficado praticamente dez dias, foi tudo muito corrido, andávamos quilômetros durante o dia, queríamos ter alugado Bike, mas a burocracia não permitiu. Perdemos muito tempo com pequenos museus, mas não conseguimos ver os melhores. Minhas amigas ainda conseguiram visitar o Louvre, mas eu me perdi delas e não consegui, não conseguimos conhecer o castelo, não conseguimos conhecer o lado moderno de Paris. Eu fiquei um pouco frustrada, mas tinha esperança de voltar, enfim surgiu a oportunidade, e conto com a ajuda de vocês para que desta vez a gente aproveito o máximo essa viagem!! Conto com todos vocês!!
Simone Przybylski
Fiquei maravilhada em saber deste festival de jazz em Chamonix. Apesar da altitude e dificuldade em chegar no local do festival, é possível ver um grande público prestigiando este evento. Os europeus gostam muito de jazz. Os brasileiros nem tanto. O motivo principal é que não existe estudo aprofundado de música nas escolas, ao contrário do que acontece na Europa e EUA. Outro fator, são os programas brasileiros de baixa qualidade e que apresentam como maravilhosos, grupos musicais fraquíssimos, ou cantores com qualidade musical fraca. O que é engolido pelo público que não tem acesso a cultura e não tem conhecimento musical, não sabe identificar detalhes como: um arranjo musical bem feito, harmonia, se foi usado um estilo modal na música, não entende de improviso e principalmente, não valoriza o músico que passou anos estudando um instrumento musical. A música instrumental no Brasil não é valorizada. Existem poucos programas de TV voltados para a cultura musical no seu mais amplo aspecto. Resultado: Não temos no Brasil muitos festivais ou apresentações de qualidade para apreciar. Então o povo não houve música de qualidade e somente aceita o que mostra a mídia fraca em nosso país. É uma pena. Na Venezuela foi criado um projeto chamado “El Sistema”. é um modelo didático musical, idealizado e criado na Venezuela por José Antonio Abreu, que consiste em um sistema de educação musical pública e difuso, com acesso gratuito e livre para crianças e jovens adultos de todas as camadas sociais. Quem sabe no futuro possamos também apreciar festivais como o de Chamonix e com grande público.