por Rodrigo Lavalle
A Flash Cocotte é talvez a festa (gay) mais famosa de Paris nos dias de hoje. Tudo começou despretensiosamente em 2007. Naquele ano, um grupo de amigos resolveu se reunir e fazer uma festa para animar a então monótona vida noturna parisiense.
Nesses seus primórdios e até 2011, a Flash Cocotte acontecia no La Java, um cabarezinho cheio de história na rue du faubourg du Temple, a dois quarteirões da estação Belleville. Foi lá que artistas como Piaf e Fréhel iniciaram suas carreiras. A região era – e ainda é – um pouco “áspera”, mas isso contribuía para o charme decadente e inovador da festa.
Essas primeiras edições eram bem divertidas e até um pouco amadoras. O público, em sua maioria jovem, chegava por volta de 1:30 da manhã e ficava até o fim, por volta das 6:00. Depois disso, os mais animados ainda tomavam café no tabac próximo.
À medida que a festa foi ficando famosa e atraindo mais gente, o La Java passou a ficar inviável. Ficava-se mais tempo em filas (para entrar, para guardar e pegar o casaco na chapelaria, para ir ao banheiro e para pegar bebida) do que dançando.
Por isso em 2012 a Flash mudou de local, se tornando mais profissional e, segundo os maledicentes, mais preocupada com o lucro do que com a qualidade. Ela agora acontece perto da Place de la Concorde, no Espace Pierre Cardin, um local para eventos com infra-estrutura mais adequada ao atual tamanho da festa e seus milhares de frequentadores. Tudo ficou maior e mais espaçoso e há até uma área externa, onde as pessoas vão para fumar. Os banheiros, no entanto, continuam insuficientes… Além dos djs que fundaram a festa, tocam nela também nomes conhecidos, porém cults, da cena eletrônica mundial.
Assim como a música, o que também nos diverte na Flash Cocotte são as pessoas. Desde a sua criação o slogan da festa é ‘não venha vestido como se você estivesse indo ao Monoprix’ – Monoprix é a rede de supermercados mais famosa de Paris. A intenção é que as pessoas vão super produzidas, usando suas roupas mais ousadas e absurdas. Às vezes alguns erram a mão e aparecem quase fantasiados, beirando o cômico. Ou o ridículo. A impressão que eu tenho é que todos saíram de casa bem caretinhas e se trocaram na porta da festa. Modernidade tem limite até mesmo em Paris. Mas não se espantem pois a maioria das pessoas é bonita e bem vestida.
A Flash Cocotte não é uma festa que vai agradar a todos, mas é uma experiência divertida e inusitada em uma cidade que não tem muita tradição de vida noturna ‘clubber’. O bom é chegar por volta da meia-noite, quando a festa abre. Assim evitam-se as filas enormes e o azedume da hostess que pode implicar sem motivo aparente com algumas pessoas e barrar a entrada.
Ah, a festa se auto-intitula ‘hetero friendly’, portanto quem for hétero pode ir sem preocupação.
Flash Cocotte – Espace Pierre Cardin – 1 Avenue Gabriel, 75008 Paris – metrô linhas 1, 8 e 12 estação Concorde.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Jane Curiosa
MARIA: Essa eu respondo:Ou um ou outro.E só.Nada além disso…talvez um segurança que é para não dar lambança,certo?Tátátátá…é brincadeira e me desculpe se abusei,mas foi um repente,minina!
Beth
Rodrigo
Genial!
Adorei o post.
Abs.
Maria
Rodrigo, se for possível, poderia escrever um artigo sobre o que veste uma vovó elegante em Paris? Um colarzinho de pérolas e um carré Hermès ou algo além disso? Grata. Amo tudo o que você escreve.
Jacqueline
Adoro festas e iria a essa, sim. Porém esse problema de ser dispensada na porta não sei se encararia, não. Deve ser muito frustrante. O que me chamou a atenção em Paris foi essa ausência de vida noturna. Cheguei a comentar com a estudante que morava em Paris há sete meses e ela disse: “O pior é que não tem mesmo”. A noite é para dormir. Acordava lá pela uma ou duas da madrugada, no apê de quinto andar, abria a janela e o silêncio era total. Numa cidade do porte de Paris isso é inimaginável. E olhe que fiquei perto de Pigalle.
Nick
Oi Rodrigo, a festa deve ser divertida…Mas passo longe de lugares com “door man ou woman”, a não ser que meu nome esteja na lista, né…rsrsrs Abraços !!!
Rodrigo Lavalle
Daniela, essa política de porta em Paris é totalmente louca. Eu fui a essa festa no Espace Pierre Cardin duas vezes. Na primeira cheguei cedo, eu era o terceiro da fila e foi fácil entrar! Na segunda vez eu cheguei bem tarde e a fila estava enorme, fui até a porta só pra constar e a hostess simplesmente me deixou entrar na frente de todo mundo! Eu nem pedi e estava vestido super normalzinho.
Daniela
Eu fui a essa festa quando estava em Paris, ou melhor, tentei ir. Estava com amigos franceses, que já me avisaram que talvez não fosse possível entrar, e eu achando tudo muito estranho, pensando: “mas por que, gente?”
Quase na porta, vimos a hostess dispensando várias pessoas, grupinhos, gente que ela não ia com a cara… Quando chegou nossa vez, perguntou: “qual DJ vocês vieram ver?”
Como não sabíamos, fomos imediatamente dispensados também, e acabamos indo parar em um pub em Saint Michel. 🙂
Rodrigo Lavalle
Eu também, Tania!
Abs.
Tania Baiao
Rodrigo: parece realmente divertida!!!
Vou indicar já para amigos que adoram festas …
Eu não tenho mais pique para passar da meia-noite! Viro abóbora muito antes disso.