Por que a festa de vitória de Macron foi no Louvre?
Por que este espaço foi escolhido para acolher aqueles que aplaudiram a vitória de Macron?
Emmanuel Macron no Louvre. Créditos foto: L’Express
Política é complicado, terreno minado por excelência. Gestos e escolhas são analisados e interpretados no microscópio. E quando a informação é publicada no segundo seguinte ela circulará em várias interpretações.
Sabendo disto, nos perguntamos: por que Macron, eleito presidente da França, festejou sua vitória no Louvre? Neste país carregado de história e nutrido com símbolos, a escolha de um local deixa espaço para interpretações múltiplas.
Quando escolhido no primeiro turno, Macron festejou na tradicional brasserie La Rotonde. Os críticos logo denunciaram a escolha de um endereço elitista. Elitista? Quando o antigo presidente Sarkozy escolheu a brasserie Fouquet’s e foi taxado de elitista a reação foi compreensível. Olhem bem, consideramos somente compreensível. Afinal de contas o Fouquet’s está na Champs Élysées, endereço que pode ser considerado ligado às elites francesas.
Mas La Rotonde está no boulevard Montparnasse, bairro tradicional, residencial e visto hoje um pouco has been (ultrapassado). Ela está ao lado de outras brasseries históricas que viveram momentos de glória no século passado. Montparnasse não é elitista, mas também não é um endereço popular. Ali não temos nem milionários nem paupérrimos. A brasserie representa, last but not least, o meio termo, exatamente a imagem que o candidato sempre quis transmitir.
Diante de tanto barulho pela escolha da Rotonde, imaginamos o quebra-cabeças que tenha sido a escolha do local para festejar a vitória.
Ontem, o jornal Le Figaro publicou a escolha de Macron em caso de vitória: a esplanada do Louvre. Um lugar consensual e neutro.
Por que não o Trocadéro, a Bastille, a Concorde, os Invalides ou a imensa praça Nation? Todos eles representam um movimento, uma personalidade política, ou muito à direita ou muito à esquerda.
A Concorde, muito à direita: foi lá que Sarkosy festejou, também, sua vitória em 2007. Trocadéro: muito à direita com eventos ligados à Fillon. Invalides: muito à direita pois escolhido pelo movimento contra o casamento gay. Bastille: historicamente muito à esquerda, assim como République.
Macron festejou sua vitória entre o arco do Carrousel, na entrada do Jardin Tuileries, e a pirâmide de Louvre. Todo mundo conhece o Louvre. Este nome simboliza a França e a cultura francesa e pertence à história de todos os franceses.
Um monumento/imagem que o mundo inteiro conhece e respeita.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
10 Comentários
Katia Prade
Olá Rodrigo, belo texto, parabéns!
Estarei em Paris no dia 11/06/17 ,domingo e 18/06/17,domingo em Avignon.
Gostaria de saber,como se comportam o comércio,restaurantes,e afins sendo que serão dois dias de eleições legislativas!
Abraço
Katia
Katia Prade
Olá Rodrigo, belo texto, parabéns!
Estarei em Paris no dia 11/06/17 ,domingo e 18/06/17,domingo em Avignon.
Gostaria de saber,como se comporta o comércio,restaurantes,e afins sendo que serão dois dias de eleições legislativas!
Abraço
Katia
Ana Claudia von Lachmann
Oi! Adoro seus artigos, e gostaria de saber se vocês irão falar sobre a Fête de la Musique.
Estarei em Paris no dia 21 de Junho, e adoraria saber as dicas de vocês para esse dia/noite!
Muito obrigada,
Rodrigo Lavalle
Ana, sim, iremos falar sobre ela mais na época.
Coralice de Araújo Bif
Gostei do resultado da eleição na França.Acho que nós brasileiros,que gostamos de vez em quando dar-mos voltinhas por Paris,sentiremos melhores recebidos.Viva
Cora
Gostei do resultado da eleição na França.Acho que nós brasileiros,que gostamos de vez em quando dar-mos voltinhas por Paris,sentiremos melhores recebidos.Viva
Ronélia Moreira
Adorei a escolha dos franceses! O presidente eleito representa a ousadia calculada que o mundo está desejando!! Parabéns!!
Andre
Alguém sabe me dizer onde será a posse do presidente no domingo, pois estarei em Paris neste dia e gostaria de evitar esta região, tanto quanto locais que não irão abrir nesta data e os de maior aglomeração.
Obrigado,
Andre
Rodrigo Lavalle
Andre, tudo que costuma abrir aos domingos (museus, monumentos e lojas na região do Marais e da Champs Élysées) abrirá no domingo de posse. Evite a região das praças da Bastille e République pois, caso ocorram protestos, é nelas que eles costumam acontecer.
Rogéria
Vive la France!!!