Por Guilherme Poulain
Acho que todo mundo que tem vontade de estudar gastronomia pensa em fazer, algum dia na vida, um curso na França. Como cozinheiro, eu sempre tive essa vontade.
Fiz uma pesquisa extensa para descobrir qual a melhor escola e, apesar de ter escolas mais conhecidas dos brasileiros, escolhi a Ferrandi. Não posso comparar com as outras porque não as conheço. Mas quando eu digo que estudo na Ferrandi todo parisiense responde: é a melhor escola!
Localizada próximo ao jardim Luxembourg e da torre Montparnasse, a escola ocupa quase um quarteirão com salas e cozinhas bem equipadas.
Fiz o curso intensivo de pâtisserie. Foram 5 meses com até 12 horas diárias de aula e, em seguida, um estágio de alguns meses em uma pâtisserie. O curso é todo em inglês e inclui aulas de francês. Cerca de 70% do curso é prático em cozinhas exclusivas para grupos de 12 alunos. No resto do tempo temos, além das aulas de francês, aulas de arte (na França, a pâtisserie é considerada uma arte!), enologia, história da pâtisserie, boulangerie (padaria) e tecnologia da pâtisserie.
A escola também tem curso intensivo para quem quer aprender gastronomia. As turmas começam em fevereiro e setembro. Há também os cursos de verão, mais curtos, para quem quer aprender a fazer coisas específicas como macarons!
Se alguém quiser saber um pouco mais de como é o dia-a-dia na escola (e receitas!), escrevo no www.moldandoafeto.com. Meu nome é Guilherme Poulain, cozinheiro mineiro descobrindo os doces prazeres de Paris.
Ferrandi Paris – L’École Française de Gastronomie: 28 rue de L’Abbé Grégoire, 75006.
Para saber mais sobre a Ferrandi e seus cursos, clique aqui e acesse o site da escola.
Leia também:
- Formação culinária em Paris: Le Cordon Bleu
- Depoimento: Uma semana no Cordon Bleu
- Curso de culinária em Paris: Le Cordon Bleu
- O chef Cyril Lignac: seus restaurantes e seu curso de culinária
- Paris: cursos rápidos de cozinha
- Curso de culinária com Guy Martin
- Curso de Culinária e enologia em Paris
- Paris: curso de culinária
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
99 Comentários
Monica SA
Guilherme,
Obrigada pela atenção. Vou seguir o seu blog no Face.
Maria das Graças
Guilherme, brilhante o seu resultado na final. Como disse a Madá, esperamos ter a chance de experimentar as delícias que voce faz com tanto talento e dedicação.
Pati Venturini
Guilherme
Parabéns pela conquista! Curso extremamente puxado. Pâtisserie como arte… que demais! Adorei o post e simplesmente amei seu blog. Vou ler com calma.
Abraço
gpoulain
Mônica, se sua irmã quiser fale para ela me mandar as perguntas que tiver, meu e-mail está no meu blog. já passei pela fase de ter dúvidas e gosto de ajudar.
Eymard, muito obrigado, concordo com suas afirmações! Pra mim não existe o cozinhar sem quem comer, uma coisa precisa da outra. fico feliz que tenha sentido isso pelos meus textos!
Maria das Graças, a prova final é fazer coisas básicas da pâtisserie: tarte aux pommes e eclair au café. apesar de básicas eles exigem muita perfeição desde a aparência até a textura de cada elemento. tirei nota 14 em 20… falar que foi fácil não foi, mas dei o melhor de mim e fiquei satisfeito no final.
Monica SA
Guilherme,
Excelente a sua informação. Foi super útil, pois minha irmã irá fazer um curso na França. Obrigada por compartilhar conosco da sua experiência. Sucesso.
Eymard
Guilherme, parabéns. Alguns acham que o prazer esta em cozinhar. Fui no seu blog e percebi que você vai longe pois esta interessado em servir! Alguns cozinham só para si mesmos. Que se dane o outro que nao gostou da comida. O chef, o verdadeiro, é aquele que esta interessado na reação do freguês. Nas delicias que proporciona para o outro. Isso você nao aprendeu na escola. Legal seu texto e o seu blog. Mais um gol da Lina ao nos apresentar Guilherme.
Maria das Graças
Guilherme, parabéns pela conquista de seu título de pâtissier nessa escola. Parabéns pelo texto (fui la no seu blog e adorei). Como voce não se referiu aqui à prova final fui lá no blog ler o que voce disse sobre ela. Mas pelo visto voce a tirou de letra. Outro parabéns.
Já vi algumas reportagens na TV5 sobre a Escola Ferrandi e a prova final não era nada fácil. A expectativa era grande já que um diploma daquela prestigiosa escola era uma senhora conquista para aqueles jovens.
Madá
Guilherme, que texto bacana ! A localização da escola é perfeita, já fiquei hospedada ali perto algumas vezes. Seu blog também é ótimo, adorei o eclair de maracujá.
Parabéns pela conclusão do curso e espero poder degustar suas maravilhas no Brasil.
Renata Inforzato
Adorei esse texto, ainda mais a simplicidade com que vc disse sobre as outras escolas (não sei pq não as conheço) e com que vc se apresentou….
Adoraria fazer um curso nessa área, mas por curiosidade e vontade de aprender coisas novas. Ainda o farei!
Parabéns pelo texto…
Ana Paula
Vale a pena conferir, e ainda tem um jantar de degustação feito pelos alunos.