O dia 14 de julho, na França, é um grande feriado nacional. É neste dia que todos os parisienses e turistas se instalam nos pontos privilegiados para assistirem os famosos fogos de artifício da torre Eiffel. Não é no reveillon e sim neste feriado que a torre explode de cores ao som de concertos imensos.
Ano passado 500000 pessoas se reunirem no Champ de Mars para verem o espetáculo. Este ano o concerto será dirigido pela Orquestra Nacional da França.
O tema do espetáculo se chama: Bienvenue à Paris (em potuguês, Seja bem vindo a Paris). O programa é eclético: Mozart, West Side Story, Ennio Morricone, George Gershwin… No vídeo acim, você pode ver o espetáculo do ano passado.
Início dos fogos: 23h Duração: 35 minutos
A segunda grande tradição do 14 de julho na França são os bailes dos bombeiros. É neste dia também que descobrimos o lado sexy dos bombeiros de Paris.
Nos dias 13 e 14 de julho, várias casernas de Paris (e de toda a França) organizam grandes bailes e o ponto máximo da festa é o striptease dos bombeiros.
Estes bailes foram imortalizados pelo fotógrafo inglês Martin Parr que expôs o ano passado na Maison Européenne de la Photographie em Paris. Conhecido pelos seus clichés maliciosos, Martin Parr nos ofereceu uma imagem inédita de Paris com cenas da vida cotidiana. Na foto acima, ele mostra uma super festa na caserna até debaixo de chuva.
Anotem os endereços dos bailes de Paris.
- No centro de Paris: Caserne Rousseau, 21 rue du Jour – 75001 | 13 e 14 julho, à noite.
- No Marais : Caserne Sevigne, 07-09, rue de Sévigné – 75004 | 13 e 14 julho, à noite.
- No Quartier Latin : Caserne des Arènes de Lutèce, 47-59, rue Monge | 75005, 13 de julho, à noite.
- Em Saint Germain : Caserne Colombier, 11 rue du Vieux Colombier | 75006, 13 e 14 julho, à noite.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
26 Comentários
Gianni
Olá pessoal,
estou programando minha viagem a Paris com meu marido e meu filho de 8 anos.
Estamos muuuito na dúvida se vamos em junho (04 a 11) ou julho (14 a 21).
Poderiam dar um pitaco?
Em julho estamos com medo la lotação e dos preços… o que podem nos dizer.
abraço e parabéns pelo blog, muito bom!!
Gianni
Rodrigo Lavalle
Gianni, venha em junho. A cidade estará menos cheia. Julho já é mês de férias escolares na Europa (e até no Brasil).
Amanda
Bom Dia,
Gostaria de saber aonde posso encontrar o horário do desfile militar que ocorre na Champs Elysées. Vou estar em paris 14/7 e quero aproveitar a festa. Outra pergunta, sabe se as lojas e museus funcionam normalmente dia 15/7 (sexta)?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Amanda, com exceção do Arco do Triunfo pela manhã, tudo costuma abrir no dia 14/07. No dia 15/07 o funcionamento é normal.
O desfile começa às 10:00 e vai até o meio dia. À noite acontece a grande queima de fogos na Torre Eiffel, geralmente começa às 23:00 e dura 35 minutos.
Heloísa
Oi Lina e Rodrigo!
Vocês sabem se a programação do 14 de julho deste ano já saiu? Será q haverá a tradicional queima de fogos?
Rodrigo Lavalle
Heloísa, ainda está muito cedo mas a queima de fogos sempre acontece.
Abraços.
Jessica Costa
isso sim é um espetaculo!!