Foto: tempsreel.nouvelobs.com
Feministas da Femen com seios nus invadem a Notre Dame no dia da apresentação dos novos sinos da catedral. Objetivo: festejar o adeus de Benoît XVI e a nova lei que garante o casamento homossexual.
E então? E então um artigo do Huffington Post resume perfeitamente a situação.
A primeira reação é negativa. Porque feministas com seios de fora invadem uma catedral de um Estado laico? Se fosse um Estado onde o poder religioso se confunde com o político, uma manifestação no interior de um local de culto seria pertinente. Mas na França? Nunca. Puro desrespeito e provocação de mal gosto.
No dia seguinte a extrema direita condena o ato, a esquerda idem, o prefeito de Paris também. O diretor da catedral transforma a manifestação em caso de polícia com processo por ultraje à símbolos sagrados.
A Femen é um movimento que luta pela igualdade homem/mulher. Como tal ele é essencialmente antirreligioso, contra dogmas e superstições. Contra a milenar opressão das mulheres pelas instituições religiosas. Suas ações podem provocar e chocar.
Mas nós precisamos mais do que nunca dos irreverentes para equilibrar os fanáticos sejam eles muçulmanos, judeus ou católicos. Sem eles a laicidade não seria a justa medida. Sem esta invasão não estaríamos aqui tentando entender um ato, entender estas mulheres (corajosas), não estaríamos relembrando quando e como fomos oprimidas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Paulo
Fazem isso com a igreja católica porque é uma religião que irá reclamar dese ato de uma forma pacífica, queria ver elas mexerem com os mulçumanos ortodoxos que fazem enormes restrinções as mulheres, para mim uma pura falta de coragem e e excesso de exibicionismo. Parece aqueles adolescentes de 16 anos que zombam dos de 12 anos porque sabem que não vão sofrer nenhuma consequência.
fatima
Êta mulherada feia (cada baranga …) elas podiam protestar (devem sempre fazê-lo) mas, vamos combinar – com as muxibas de fora dentro da Notre-Dame?
Sil
Belo post, Lina ou Mariana (não sei quem escreveu). As meninas do Femen têm seu lugar nos debates e embates contemporâneos. E, se a questão era dizer adeus a um papa conservador, onde elas poderiam protestar? Tinha de ser num espaço religioso, assim como os protestos quanto à economia são em Wall Street ou, mais modestamente, na Avenida Paulista.
Meus amigos franceses sempre dizem que o estado aqui não é 100% laico, é “catolaico”. Se assim é, faz sentido.
Puxa, perdi essa.
E viva o feminismo em suas variadas formas e manifestações.
Helena Bäuerlein
”Mas nós precisamos mais do que nunca dos irreverentes para equilibrar os fanáticos…”
Sou contra a invasão desnecessária da Notre Dame!
Mas sou a favor dos protestos, sempre!
As ovelhas negras mudarão o mundo, diz um ditado espanhol.
Eu concordo!
Jane Curiosa
De novo Joana D’Arc
Sei o que RA escreveu,mas discordo um tanto:Uma manifestação dessas, feita de peito aberto,como o faz o grupo Femen,no Irã ou no Paquistão,não seria um ato corajoso de protesto,mas um ato burro e suicida.Há que se prestar atenção.
Adentrar a catedral de Notre Dame foi afrontoso.Faltou respeito,justamente a relíquia pela qual se manifestam.Eu só teria entrado na igreja daquele jeito,por outra reivindicação,hehehe,mas não por aquela alegada pela troup pelada,pela qual nutro certa simpatia,aqui de dentro do meu soutien bem ajustado e atrás da tela do computador. Elas fazem algo que eu não me atrevo hoje,não ouso,mas acho muito necessário:expõem ao mundo a fragilidade das conquistas femininas.
“Nós somos mulheres simples, não temos poder, influência ou dinheiro. Mas temos nossos corpos e vozes e iremos usar isso como armas de guerra.”
– Femen Brazil
Nem todo mundo pode ser Joana D’Arc,ou:Nem todo herói é louco,nem todo louco é herói.
Cada um peita o mundo como pode,certo?
Jacqueline
Engraçado protestar por respeito pondo os seios de fora. Se para ter voz e vez as mulheres precisam dessa exposição é porque ainda não tem mesmo qualquer importância frente à sociedade. É preciso chocar e agredir para fazer valer o protesto? É ridículo. Havendo fundamentação e razão qualquer forma de protesto será considerada. Imagine as mães da Praça de Maio fazendo algo do tipo. Elas não precisariam, pois tem fundamentação e razão. Dessas moças é badernaço. Nem chego a discutir religião, uma vez que considero a pieguice religiosa também algo chato e um templo não é mais do que uma construção mais elaborada quando não se é religioso. Tudo é simbólico. Assim como o protesto de topless.
Renata Farias
Achei totalmemte desnecessário e desrespeitoso.
Mauricio Christovão(O Astro)
Estou ao lado da luta das mulheres desde os anos 70, mas não vejo como fazer topless em Notre Dame possa ajudar a causa. Acho que dispersa a atenção dos verdadeiros problemas e não adianta muita coisa.
Lucy
A nudez nao é o problema, a falta de respeito sim. Nao sou catolica, alias estou quase passando pro bloco dos ateus, assim sendo nao estou aqui pra defender a igreja. Mas tenho uma pergunta : qual nao teria sido o escandalo na França se as mulheres da Femen tivessem adentrado uma mesquita ou uma sinagoga, ja pensaram ? Deux poids, deux mesures.
Joana
Eu achei o protesto válido. É irreverente sim, mas a nudez não deve ser um grande problema, já que as pinturas expostas na igreja são, em sua maioria, de pessoas de seios de fora.
Elas não quebraram nada, e não xingaram ninguém. Acho que fazer o mesmo protesto em Teerã seria suicídio, e ninguém tem que se prestar a isso pra protestar. Nos países ocidentais se protesta a favor da liberdade do Tibet, por exemplo, e ninguém diz que isso não é corajoso porque o protesto não é na China.