Foto: tempsreel.nouvelobs.com
Feministas da Femen com seios nus invadem a Notre Dame no dia da apresentação dos novos sinos da catedral. Objetivo: festejar o adeus de Benoît XVI e a nova lei que garante o casamento homossexual.
E então? E então um artigo do Huffington Post resume perfeitamente a situação.
A primeira reação é negativa. Porque feministas com seios de fora invadem uma catedral de um Estado laico? Se fosse um Estado onde o poder religioso se confunde com o político, uma manifestação no interior de um local de culto seria pertinente. Mas na França? Nunca. Puro desrespeito e provocação de mal gosto.
No dia seguinte a extrema direita condena o ato, a esquerda idem, o prefeito de Paris também. O diretor da catedral transforma a manifestação em caso de polícia com processo por ultraje à símbolos sagrados.
A Femen é um movimento que luta pela igualdade homem/mulher. Como tal ele é essencialmente antirreligioso, contra dogmas e superstições. Contra a milenar opressão das mulheres pelas instituições religiosas. Suas ações podem provocar e chocar.
Mas nós precisamos mais do que nunca dos irreverentes para equilibrar os fanáticos sejam eles muçulmanos, judeus ou católicos. Sem eles a laicidade não seria a justa medida. Sem esta invasão não estaríamos aqui tentando entender um ato, entender estas mulheres (corajosas), não estaríamos relembrando quando e como fomos oprimidas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Daniela
Hahahahaha agora o ocidente é realmente laico e democrático! As pessoas não param pra olhar pro lado e perceber que várias mulheres são mortas a cada minuto somente no Brasil vítimas de violência doméstica. E que um homossexual é morto a cada 36h no Brasil. E que o Brasil é responsável por 44% dos homicídios homofóbicos no mundo. É contra isso que se luta, contra a diferença entre sexos, contra a intolerância. E nós aqui, criticando o que um país mais igual que a gente faz. Deveríamos é ter vergonha e estar gritando pra fora do peito nossos problemas. Exatamente como essas mulheres fazem.
Orlando
Eu protesto !!!
solange
Quanto ao mau gosto, ninguém discute.
Quanto à coragem, transcrevo aqui a opinião daquele jornalista que entendeu- como eu- que coragem seria se, num mundo global, elas se dispusessem a protestar, seios nus, pelos mesmos valores, no Irã ou Paquistão. No ocidente democrático e laico, este protesto é uma piada- de mau gosto, é claro.
Felipe
Lamentável! Outrora St Geneviève ia à frente para livrar a França dos males, agora temos essas desalmadas profanar aquilo que de mais sagrado ainda resta da França católica!
Vitor Paiva
Se fosse assim qualquer ato de violência, profanação ou até mesmo terrorismo seria válido porque nos faz pensar sobre a diversidade de opinião. Não precisamos disso pra pensar. Mas a Notre Dame já viu pior, na Revolução, por exemplo. Ela sobreviverá.
Isabele Carestiato
Colocar a nudez para ter voz, como era o príncipio do movimento, pode até ter surtido efeito, mas agora banalizou tanto, que parece exibicionismo, e, neste caso, pura falta de respeito!
Roberto Arbo
Manifestação corajosa. Embora de gosto duvidoso, eu concordo com o propósito da manifestação… Long live to free women!!
Fabio Menezes
Achei uma falta total de respeito. Imperdoável.
Vania
Protestar: OK. Expressar opiniões: OK . Já vi outros atos da Femen pelo mundo, não sei se estou sendo muito conservadora, mas pra mim, dessa vez achei de péssimo mal gosto, odiei!!