O restaurante L’As du Fallafel faz o sanduíche de falafel mais famoso de Paris. O local é uma instituição da região do Marais e, junto com seu animado dono, faz parte da galeria dos Personagens de Paris.
Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O falafel
O falafel é uma bolinha frita feita de grão de bico amassado e misturado à temperos e condimentos diversos. Ele provavelmente surgiu no Egito de onde migrou para o Oriente Médio, ficando associado principalmente às cozinhas árabe e judaica.
O sanduíche — também chamado de falafel — é feito com pão pita onde são colocados, além das bolinhas, repolho branco e roxo, pepino, berinjela grelhada, tomate, creme de gergelim e molho picante. Ele é uma das comidas de rua mais famosas da região do Marais.
A qualquer hora do dia é possível ver pela rue des Rosiers e suas imediações pessoas andando com o sanduíche nas mãos. A tradição é comer enquanto passeia ou achar um banco próximo onde se instalar e saborear o quitute (ou mesmo sentar em algum meio fio de uma ruazinha mais calma).
Além de ser barato — no contexto de Paris — e bem farto, o sanduíche de falafel é também vegetariano e saudável, ou seja, super dentro das grandes tendências mundiais no que se refere à alimentação.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O Ás do Falafel
O falafel mais famoso de Paris é o do Ás do Falafel, um restaurante familiar inaugurado na rue des Rosiers em 1979.
Ali é possível comprar o sanduíche para viagem — à emporter — ou entrar, sentar e pedir pelo cardápio (há várias outras opções de pratos além do sanduíche de falafel). Seu dono, sempre animado, fica na porta gerenciando a fila e fazendo propaganda do local.
Quando o Ás do Falafel foi aberto, o Marais não era o que é hoje: uma região cool, cosmopolita, fashion, gay e borbulhante. O bairro era onde residia a comunidade judaica tradicional de Paris e a rue des Rosiers agrupava os comércios e serviços judaicos.
Apesar da forte especulação imobiliária que a região vem sofrendo desde os anos 80 — quando os gays e em seguida as galerias de arte e as lojas chegaram ao bairro — a rue des Rosiers ainda mantém alguns dos restaurantes judaicos de outrora, sendo o Ás do Falafel um desses remanescentes.
Clique aqui e leia nossos artigos sobre o Marais com dicas de lojas, restaurantes e passeios diversos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Má
Nossa, já fui a Paris quatro vezes e nunca comi nesse restaurante. Sempre como no Chez Hanna, na mesma rua. O Falafel é delicioso, pão sempre quentinho, legumes e frango bem temperados, atendimento normal, os garçons de Paris não são simpáticos, salvo raras exceções. Vou experimentar esse Falafel esse ano, irei a Paris passar Natal e Reveillon. Depois venho aqui deixar minha opinião. Se a comida é boa, há filas, e não espere a simpatia brasileira no atendimento em Paris, isso é utópico.
Carla Chardonnet
Bem pertinho existe o MIZNON,filial do Miznon de Tel Aviv.O As du Fallafel é muito bom,mas o Miznon é maravilhoso,cozinha israelense de qualidade,além do ambiente que nao tem comparaçao ao do As.
Luciana Albuquerque
Pois é, gosto muito desse sanduíche e já comi no L’As várias vezes, mas o dono não é nada simpático mesmo não!!! Ano passado pra tirar minha teima comprei o sanduíche e resolvi comer por ali mesmo observando o trabalho deles. Confirmado! Vi ele tratando mal vários clientes, um clima meio chato, desnecessário. Eles não abriam aos sábados, certo? Continua assim?
Cristiane Pereira
A-do-ro, adoro o bolinho, adoro o sanduíche típico, e adoro passar na rue de Rosiers nem que seja só pra observar a agitação do L’As du Fallafel. Só como sanduíche de fallafel lá, nunca experimentei outro. O lugar realmente é uma instituição do Marais. E não acho o dono mal educado – gosto de observar o jeito como ele e os funcionários conversam entre si, acho curiosa aquela agitação, aquele jeito meio “rústico” que eles têm – pode parecer que são meio “casca grossa”, mas acho que é só um jeito diferente do nosso. Adorei o filminho!
Juliana
Fui em 2014 e também não achei o dono nada carismático…Estava na fila aguardando a minha vez e el passou várias pessoas na frente, sem explicação. Foi grosseiro quando questionei.
A comida é gostosa, mas nada excepcional. Atendimento ruim. Minha experiência também não foi muito boa.
Nick
Ano passado fiquei hospedado no Marais, e como não suporto filas, segui uma dica e fui comer meu falafel no Mi Va Mi em frente ao L´as du Fallafel. Atendimento cordial, lugar para sentar, preços honestos e boa qualidade.
Eliane Del Bosco
Vale a pena encarar a fila do falafel.
É gostoso eno preço então. Nem se fala!!!!!
marcialube
Acabei de fazer um comentário lá no Instragram sobre a fila para comprar o sanduiche de falafel nos fins de semana, é impressionante!
Lili
O L’As du falafel e bom mas de carismatico o dono nao tem nada! As vezes que fui comer la, ele foi super grosseiro e olha que falo frances fluente. Agora so vou no Chez Marianne.
Rodrigo Lavalle
Lili, que pena que a sua experiência não foi boa.