Este ano completa 50 anos da morte de Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier.
Diversas exposições e acontecimentos estão acontecendo para marcar o acontecimento, entre elas uma retrospectiva no Centre Pompidou com 300 obras reunidas entre mobiliário, projetos arquitetônicos, pinturas e esculturas. Consulte o site do Centre Pompidou para saber sobre a exposição, que vai até o dia 03 de agosto.
Para além dessa exposição temporária, Paris e a França – onde o arquiteto suíço escolheu para morar e trabalhar – abriga diversas obras de Le Corbusier. Selecionamos abaixo algumas delas.
Primeiro, em Paris:
- Apartamento-ateliê:
É possível visitar o apartamento onde viveu o arquiteto até sua morte. Ali também era o seu ateliê de pintura, atividade que exerceu todos os dias de sua vida.
O apartamento fica nos dois últimos andares do edifício Molitor, projetado por ele e por Pierre Jeanneret, na década de 1930.
O apartamento fica em Paris, ao lado do Bois de Boulogne. A visita custa 8 euros.
24, rue Nungesser et Coli | 75016
Metrô: Porte d’Auteuil (linha 10)
Visita apenas aos sábados, das 10h às 13h e das 13h30 às 17h
- Maison La Roche:
Classificada como patrimônio histórico francês, a maison La Roche foi a primeira casa modernista construída na França, entre 1923 e 1925, projeto de Le Corbusier e Pierre Jeanneret para o banqueiro e colecionador de arte suíço Raoul La Roche.
A casa também fica no 16˚arrondissement de Paris. A visita custa 8 euros.
10, square du Docteur Blanche | 75016
Metrô: Jasmin (linha 9)
Aberto às segundas das 13h30 às 18h e de terça a sábado, das 10h às 18h.
- Casa da Suíça na Cidade Universitária de Paris:
Entre as 40 casas que servem como residência estudantil na cidade universitária, encontra-se o Pavilhão da Suíça, também projetado pela dupla Le Corbusier e Pierre Jeanneret. A casa conta com 46 quartos individuais, distribuídos em três andares. É possível visitar o quarto 105, o pilotis e o salão Courbe, local de convivência da casa.
Visitas todos os dias, das 10h às 12h e das 14h às 17h e custa 2 euros por pessoa.
Aproveite a visita à cidade universitária para conhecer a Casa do Brasil, projetada originalmente por Lúcio Costa e entregue ao amigo Le Corbusier para o desenvolvimento do projeto. Posteriormente, diante das modificações feitas por Corbusier, Lúcio Costa acabou abrindo mão da autoria do prédio.
A casa do Brasil também está aberta ao público para visitas todos os dias das 10h às 12h e das 13h às 20h.
Se preferir, você pode agendar uma visita guiada em ambas as casas. Basta escrever para [email protected].
Cité Internationale Universitaire de Paris | 75014
7 Boulevard Jourdan
Metrô: Cité Universitaire
- Mas talvez um dos projetos mais impactantes de Le Corbusier seja o convento La Tourette, na cidade de Éveux nos arredores de Lyon.
Este é um dos locais que está na minha lista de “a visitar”. Para se ter uma ideia, em 1986, foi eleito a segunda obra contemporânea mais importante da França, depois do Centre Pompidou.
Construído entre 1953 e 1960, o convento abriga uma comunidade de frades dominicanos.
Para aqueles que procuram uma experiência autêntica, elevada e barata, é possível se hospedar no convento. A diária, com café da manhã, custa 37 euros por pessoa.
Ou você pode apenas fazer uma refeição – almoço ou jantar. Para ambos, é preciso reservar com duas semanas de antecedência, enviando um email para [email protected]
Se você quiser apenas visitar o interior do prédio, o local oferece somente visitas guiadas. Consulte o site do convento para ver os dias e horários da visita.
Para saber mais sobre o arquiteto, visite o site da Fundação Le Corbusier.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Nancy Guidini
Faltou a Vila Savoy! Quero visita-la, qual o melhor meio para chegar lá a partir da Porte de Bologne?
Rodrigo Lavalle
Nancy, em qual endereço você estará hospedada? Para ir à Villa Savoye pegue o trem RER A5 até a Gare de Poissy. Depois pegue o ônibus 50 (direção “La Coudraie”) e desça no ponto “Villa Savoye”. O trem RER A para em Paris nas estações Nation, Gare de Lyon, Châtelet – Les Halles, Auber e Charles de Gaulle – Étoile.
Abraços.
Fernando Torres
Tem razão Neftalí. A exposição é “à parte”. Fiz referência à Villa Savoye, pois está inclusa no Paris Museum Pass.
Rita
Eu discordo de que La Tourette seja a obra mais impactante de Le Corbusier, acredito que seja Villa Savoye, que foi para o Modernismo uma divisora de águas, reunindo todos os pontos principais da arquitetura modernista: planta livre, pavimento pilotis, estrutura independente das divisões internas, janela em fita, e linhas puras com menos ornamentação e mais funcionalidade. Esta casa foi referencia para inúmeras outras obras e está em todos os catalogos e livros sobre o arquiteto, enquanto que o convento, dificilmente aparece em algum registro.
Neftalí
Oi Fernando, só pra comentar, o Museum Pass só dá acesso às exposições permanentes do Pompidou. Para a exposição do Le Corbusier tem que pagar adicional.
Thais
Excelente matéria. Seria interessante também que a inclusão da Villa Savoye como sugestão de visita. E bem interessante. Apesar de ser em Poissy, e bem pertinho, vale a visita.
Fernando Torres
Ótima matéria. Parabéns ao Conexão mais uma vez. Bem, entrando no clima, acredito que a Villa Savoye também deva merecer tal deferência, não é mesmo? E vamos aproveitar o Paris Museum Pass.
Adriana Pessoa
Ótimo post. Adoro o estilo e principalmente os móveis desenvolvidos por Le Corbusier.
Fabio
Acredito que a “Unités d’Habitation” deveria ter sido lembrada, fica situada nacidade de Marselha.
Mariana Berutto
Fabio, boa lembrança.
Phillipe
Ótimo saber que é possível agendar visita à cidade universitária para ver esses projetos. Obrigado pela dica.
Carlane Torres Gomes De Sá
Bom dia!!
Adorei a matéria sobre esse grande arquiteto, até por que saber e ver história nunca é demais!!!
como mãe e sogra de arquiteto(a), fico bem interessada.
abraços , Carlane