Este ano completa 50 anos da morte de Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier.
Diversas exposições e acontecimentos estão acontecendo para marcar o acontecimento, entre elas uma retrospectiva no Centre Pompidou com 300 obras reunidas entre mobiliário, projetos arquitetônicos, pinturas e esculturas. Consulte o site do Centre Pompidou para saber sobre a exposição, que vai até o dia 03 de agosto.
Chaise-longue Le Corbusier, 1928. Foto do site da Fundação Le Corbusier. Direitos reservados FLC/ADAGP
Para além dessa exposição temporária, Paris e a França – onde o arquiteto suíço escolheu para morar e trabalhar – abriga diversas obras de Le Corbusier. Selecionamos abaixo algumas delas.
Primeiro, em Paris:
- Apartamento-ateliê:
É possível visitar o apartamento onde viveu o arquiteto até sua morte. Ali também era o seu ateliê de pintura, atividade que exerceu todos os dias de sua vida.
Apartamento ateliê de Le Corbusier. Foto do site da Fundação Le Corbusier. Direitos reservados FLC/ADAGP
Detalhe do apartamento-atelê de Le Corbusier, em Paris. Foto do site da Fundação Le Corbusier. Direitos reservados FLC/ADAGP
O apartamento fica nos dois últimos andares do edifício Molitor, projetado por ele e por Pierre Jeanneret, na década de 1930.
O apartamento fica em Paris, ao lado do Bois de Boulogne. A visita custa 8 euros.
24, rue Nungesser et Coli | 75016
Metrô: Porte d’Auteuil (linha 10)
Visita apenas aos sábados, das 10h às 13h e das 13h30 às 17h
- Maison La Roche:
Classificada como patrimônio histórico francês, a maison La Roche foi a primeira casa modernista construída na França, entre 1923 e 1925, projeto de Le Corbusier e Pierre Jeanneret para o banqueiro e colecionador de arte suíço Raoul La Roche.
É possível visitar o exterior e o interior da Maison La Roche, projetada por Le Corbusier. Foto do site da Fundação Le Corbusier. Direitos reservados FLC/ADAGP
É possível visitar o exterior e o interior da Maison La Roche, projetada por Le Corbusier. Foto do site da Fundação Le Corbusier. Direitos reservados FLC/ADAGP
A casa também fica no 16˚arrondissement de Paris. A visita custa 8 euros.
10, square du Docteur Blanche | 75016
Metrô: Jasmin (linha 9)
Aberto às segundas das 13h30 às 18h e de terça a sábado, das 10h às 18h.
- Casa da Suíça na Cidade Universitária de Paris:
Entre as 40 casas que servem como residência estudantil na cidade universitária, encontra-se o Pavilhão da Suíça, também projetado pela dupla Le Corbusier e Pierre Jeanneret. A casa conta com 46 quartos individuais, distribuídos em três andares. É possível visitar o quarto 105, o pilotis e o salão Courbe, local de convivência da casa.
O interior do Pavilhão da Suíça na Cité Universitaire de Paris. Foto de Jean-Pierre Dalbéra no Flickr
Visitas todos os dias, das 10h às 12h e das 14h às 17h e custa 2 euros por pessoa.
Aproveite a visita à cidade universitária para conhecer a Casa do Brasil, projetada originalmente por Lúcio Costa e entregue ao amigo Le Corbusier para o desenvolvimento do projeto. Posteriormente, diante das modificações feitas por Corbusier, Lúcio Costa acabou abrindo mão da autoria do prédio.
Maison du Brésil na Cité Universitaire de Paris, projeto de Lúcio Costa e Le Corbusier. Foto de Leon no Flickr.
A casa do Brasil também está aberta ao público para visitas todos os dias das 10h às 12h e das 13h às 20h.
Se preferir, você pode agendar uma visita guiada em ambas as casas. Basta escrever para [email protected].
Cité Internationale Universitaire de Paris | 75014
7 Boulevard Jourdan
Metrô: Cité Universitaire
- Mas talvez um dos projetos mais impactantes de Le Corbusier seja o convento La Tourette, na cidade de Éveux nos arredores de Lyon.
Convento La Tourette, nas proximidades de Lyon. Foto tirada do site do convento.
Este é um dos locais que está na minha lista de “a visitar”. Para se ter uma ideia, em 1986, foi eleito a segunda obra contemporânea mais importante da França, depois do Centre Pompidou.
Fachada do convento. Foto tirada do site do convento.
Construído entre 1953 e 1960, o convento abriga uma comunidade de frades dominicanos.
O interior da igreja do convento de la Tourette. Foto tirada do site do convento.
Para aqueles que procuram uma experiência autêntica, elevada e barata, é possível se hospedar no convento. A diária, com café da manhã, custa 37 euros por pessoa.
Ou você pode apenas fazer uma refeição – almoço ou jantar. Para ambos, é preciso reservar com duas semanas de antecedência, enviando um email para [email protected]
Se você quiser apenas visitar o interior do prédio, o local oferece somente visitas guiadas. Consulte o site do convento para ver os dias e horários da visita.
Para saber mais sobre o arquiteto, visite o site da Fundação Le Corbusier.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
12 Comentários
Nancy Guidini
Faltou a Vila Savoy! Quero visita-la, qual o melhor meio para chegar lá a partir da Porte de Bologne?
Rodrigo Lavalle
Nancy, em qual endereço você estará hospedada? Para ir à Villa Savoye pegue o trem RER A5 até a Gare de Poissy. Depois pegue o ônibus 50 (direção “La Coudraie”) e desça no ponto “Villa Savoye”. O trem RER A para em Paris nas estações Nation, Gare de Lyon, Châtelet – Les Halles, Auber e Charles de Gaulle – Étoile.
Abraços.
Fernando Torres
Tem razão Neftalí. A exposição é “à parte”. Fiz referência à Villa Savoye, pois está inclusa no Paris Museum Pass.
Rita
Eu discordo de que La Tourette seja a obra mais impactante de Le Corbusier, acredito que seja Villa Savoye, que foi para o Modernismo uma divisora de águas, reunindo todos os pontos principais da arquitetura modernista: planta livre, pavimento pilotis, estrutura independente das divisões internas, janela em fita, e linhas puras com menos ornamentação e mais funcionalidade. Esta casa foi referencia para inúmeras outras obras e está em todos os catalogos e livros sobre o arquiteto, enquanto que o convento, dificilmente aparece em algum registro.
Neftalí
Oi Fernando, só pra comentar, o Museum Pass só dá acesso às exposições permanentes do Pompidou. Para a exposição do Le Corbusier tem que pagar adicional.
Thais
Excelente matéria. Seria interessante também que a inclusão da Villa Savoye como sugestão de visita. E bem interessante. Apesar de ser em Poissy, e bem pertinho, vale a visita.
Fernando Torres
Ótima matéria. Parabéns ao Conexão mais uma vez. Bem, entrando no clima, acredito que a Villa Savoye também deva merecer tal deferência, não é mesmo? E vamos aproveitar o Paris Museum Pass.
Adriana Pessoa
Ótimo post. Adoro o estilo e principalmente os móveis desenvolvidos por Le Corbusier.
Fabio
Acredito que a “Unités d’Habitation” deveria ter sido lembrada, fica situada nacidade de Marselha.
Mariana Berutto
Fabio, boa lembrança.
Phillipe
Ótimo saber que é possível agendar visita à cidade universitária para ver esses projetos. Obrigado pela dica.
Carlane Torres Gomes De Sá
Bom dia!!
Adorei a matéria sobre esse grande arquiteto, até por que saber e ver história nunca é demais!!!
como mãe e sogra de arquiteto(a), fico bem interessada.
abraços , Carlane