por Rodrigo Lavalle
A Lina já havia escrito um artigo-resumo citando algumas das melhores exposições que irão acontecer em Paris no 1° semestre de 2015. A seguir eu cito algumas outras cujo foco é mais na moda:
– Jeanne Lanvin no Museu Galliera: é nos jardins do Museu Galliera, o museu da moda de Paris, que acontece o piquenique do nosso passeio diurno de bike. Como o seu acervo é constituído de peças extremamente frágeis e delicadas, que não aguentariam a exposição prolongada à luz e ao ar, o Galliera não possui exposições permanentes. De tempos em tempos, exibições temporárias e temáticas trazem ao público uma amostra do seu imenso acervo. A próxima delas acontece do dia 08 de março ao dia 23 de agosto de 2015 e conta o percurso da estilista francesa Jeanne Lanvin, fundadora da Lanvin, a mais antiga maison de couture francesa ainda em atividade. À frente da direção artística da exposição está o atual estilista da marca, Alber Elbaz.
– Jean Paul Gaultier no Grand Palais: essa exposição, montada em 2011 pelo Museu de Belas Artes de Montreal, chega à cidade em abril depois de percorrer meio mundo. São 175 peças cobrindo quase 40 anos de carreira do estilista conhecido como o “enfant terrible” da moda. Aqui em Paris ela vai ter um gostinho de homenagem/retrospectiva/despedida pois Gaultier encerrou recentemente as atividades da sua linha de prêt-à-porter. Momento imperdível de muita emoção para aqueles que amam a moda. Acontece do dia 1° de abril ao dia 03 de agosto de 2015.
– David Bowie Is…Watching You na Philharmonie de Paris: apesar de não ser exatamente uma exposição de moda ela merece ser vista por quem se interessa pelo assunto. Bowie e Madonna foram os artistas que mais se transformaram ao longo de suas carreiras com a ajuda da moda, em um processo contínuo de influenciar/inspirar e serem influenciados/inspirados por ela. A exposição que já esteve em várias cidades, inclusive no Brasil, apresenta os arquivos pessoas de Bowie com manuscritos de canções, figurinos, clipes, filmes, fotografias e instrumentos musicais. Ótima oportunidade também para conhecer o novo, exagerado e polêmico prédio da Filarmônica de Paris no Parc de la Villette. De 03 de março a 31 de maio.
– Savage Beauty no Victoria & Albert Museum de Londres: exposição originalmente concebida pela revista Vogue americana e o Metropolitan Museum de Nova York em homenagem ao então récem-falecido estilista inglês Alexander McQueen. Em virtude do seu talento espetacular e do choque causado pela sua morte prematura, essa exposição foi a mais visitada na história daquele museu. Na teoria ela não seria reprisada e nem viajaria o mundo. Excelente desculpa para quem quer fazer um bate e volta cultural à Londres. De 14 de março a 02 de agosto de 2015. Comprem os ingressos o mais rápido possível!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
William
Rodrigo, Madá, muito obrigado pela dica de vocês! Realmente Madá eu vi que o livro do Mcqueen já está em pré-venda pela internet, meu medo de comprar no cartão é por conta da conversão do euro pro dólar e do acréscimo do IOF. Fiz reservas de hotel e tive que pagar adiantado, quando fechou a fatura deu uma diferença a mais que acabou me deixando incomodado, se a cotação das moedas para o Visa Travel Money não estivesse tão mais caro que em espécie valeria até fazer o cartão e comprar algumas coisas online mesmo! mas um ótima dica pra quando não se pode ir ver a exposição também, já vou ficar de olho nesses livros. Muito obrigado.. 🙂
Rodrigo Lavalle
Willian, realmente comprar pela internet vai aliviar a sua bagagem. Mas é tão bom ver uma exposição maravilhosa e na saída comprar o livro!
Abraços.
Madá
William, dando um pitaco na conversa de vocês, eu costumo encomendar os livros das exposições de Paris pela Web, na amazon.fr Você recebe em casa, sem pesar na mala e às vezes dá pra receber até antes de ir à expo. Dei uma olhada lá e achei o “Jean-Paul Gaultier Reliure inconnue”, que já está aceitando encomendas, mas o livro só sairá em 25 mars 2015. Não sei se esse é exatamente desta expo, mas a maioria dos museus de Paris disponibiliza seu livros para venda na Amazon francesa.
William
Olá Rodrigo! Estava me referindo aos respectivos museus em que estarão as exposições. É comum que se crie materiais exclusivos sobre elas em paris? Digo porque irei visitar as 4 exposições e estou torcendo para que tenha algum livro sobre cada uma. A do McQueen já sei que terá e comprarei. Me interessei em fazer o mesmo com as outras.
Rodrigo Lavalle
William, sim, todas essas exposições possuem um livro específico sobre elas à venda na lojinha ou na recepção do museu em questão.
Abraços.
William
Olá! Ótimo artigo de vocês! Já estava sabendo da exposição do Gaultier e do alexander McQueen em londres, foi ótimo saber tambem da exposicão de Jeanne Lanvin. Vi que na loja do Victoria & Albert vão vender um livro especial sobre a exposicao. Será que acontece o mesmo com a exposicao do Gaultier e da Lanvin?
Rodrigo Lavalle
William, não tenho certeza se os livros das exposições do Gaultier e da Lanvin estarão a venda no Victoria & Albert pois essas exposições não passarão por lá.
Abraços.