Zizi é a palavra “bonitinha” para indicar o sexo masculino. A exposição que visitamos, eu, filha e netos de 9 e 12 anos, se chama Le Zizi Sexuel: o amor e a sexualidade explicada às crianças de 9/14 anos. Ela se encontra na Cité des Sciences et de l’Industrie no Parque La Villette.
A exposição é uma resposta às questões, universais, das crianças sobre o amor, a puberdade e a sexualidade. Ela deseja transmitir valores essenciais como o respeito ao outro e a si mesma, questões sobre o consentimento mútuo, sobre a igualdade dos sexos e os valores relacionados ao amor.
E acho que o objetivo foi alcançado. Gostei muito. E as crianças também.
Zizi Sexuel apresenta todas as informações capitais para as crianças com um tom divertido e “desdramatizado”.
Dois personagens, Titeuf (masculino) e Nadia (feminino) guiam os visitantes durante o percurso da exposição dividido em cinco temas.
. Primeiro tema: estar apaixonado
O amor é difícil de explicar, mesmo para os grandes. Amar alguém pode ser mega felicidade ou grande sofrimento. E aí? Como dizer a alguém “eu te amo”? Como beijar na boca ? Quais os tipos de beijo?
. Segundo tema: a puberdade
Momento difícil. Para as meninas, chega mais cedo. A puberdade provoca milhões de mudanças no corpo e na cabeça. A culpa é dos hormônios, substâncias que fazem aparecer pelos e provocam o crescimento dos seios. E a pele fica horrorosa, cheia de espinhas. E aparecem cheiros no corpo. E a voz muda…
. Terceiro tema: fazer amor
Fazer amor é ter uma relação sexual com alguém. Como a gente faz amor? O que é o prazer, o que é preservativo, o que é a pílula? Quando a gente pode fazer amor?
. Quarto tema: ter um bebê
Complicada, a coisa. Quando a gente tem vontade de ter um bebê? Por que? Quem pode ter um bebê? O que é espermatozoide? E óvulo. E aí? Como o espermatozoide encontra o óvulo? E depois?
Neste tema, é apresentado um vídeo mostrando, através de imagens de síntese, os nove meses da gestação e o nascimento. Eu mesma adorei vê-lo.
. Quinto tema: atenção, abra os olhos
Melhor estar informado dos perigos, não é? O que é um pedófilo. O que é o incesto, quais os perigos da internet, é legal ou não olhar filmes pornográficos?
Eu sei que a maioria dos leitores não atravessará o Atlântico para ver esta exposição. Mas se eu estivesse em Paris com crianças, gostaria de receber esta informação.
Até o dia 2 de agosto de 2015.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Angélica Santos Torres
Achei a proposta da exposição muito interessante! Penso que o acesso a esse tipo de informação é que faz os parisienses, e os franceses em geral, tão bem resolvidos com a sua sexualidade. Bacana.
Lia Souto
Gostaria muito de participar dessa fantástica Exposição. Sou psicóloga e parabenzo a iniciativa