Exposição do coletivo japonês TeamLab em Paris. Uma exposição imperdível em Paris é a instalação do grupo japonês TeamLab.
Esse coletivo, que reúne artistas, programadores, engenheiros, especialistas 3D, matemáticos e arquitetos, nos proporciona uma experiência visual, sensorial e estética. Intitulada Au delà des limites, além das fronteiras da arte, da ciência, e da tecnologia, a instalação é mágica.
Espaço La Grande Halle do La Villette
A obra exige um espaço gigantesco e por isso aterrissou no norte de Paris, no parque La Villete, precisamente no La Grande Halle.
As imagens invadem as paredes e os solos de uma série de salas mergulhadas na penumbra.
Au delà des limites, TeamLab no La Villette
A seção mais interessante da exposição é uma cascata virtual de 11 metros de altura que desliza ao longo da parede e invade o solo. Os corpos dos visitantes bloqueiam e modificam o curso da água.
Essa instalação parte da teoria da “ultra subjetividade do espaço”. Este princípio da arte japonesa imagina o espaço desprovido de perspectiva. Oceanos e rios são representados por linhas em movimento como se fossem entidades vivas.
Au delà des limites, TeamLab no La Villette
Em todas as salas, as imagens evoluem e reagem de acordo com o movimento dos visitantes. Se tocadas pelos participantes as borboletas morrem, flores crescem, sapos gigantescos se viram em perfeita interação.
Atravessamos florestas de bambus, mergulhamos em um oceano de flores vermelhas, damos risadas com um desfile de seres antropomórficos. No final, assentamos no chão e ficamos imóveis, contemplativos.
Au delà des limites, TeamLab no La Villette
Au delà des limites é uma das raras exposições interativas sem bugs. As obras são criadas em tempo real por um programa informático. As imagens não são pré-gravadas. As instalações evoluem o tempo todo graças às interações. O que o visitante observa é único e não se reproduzirá mais.
Aproveite essa maravilhosa exposição para conhecer o La Villette, o maior parque de Paris. Veja nosso vídeo aqui. Um conselho: ao lado da Grande Halle se encontra a Philharmonie de Paris. Veja a programação e os horários. Talvez possa acrescentar um concerto no seu dia.
Esta exposição faz parte de evento mais abrangente – Japonisme 2018 – que festeja os 160 anos de relações diplomáticas entre a França e o Japão.
Compre seu ticket aqui.
Parque de la Villette: metrô linha 5, estação Porte de Pantin. Saindo do metrô você verá a La Grande Halle.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
Fernanda de Oliveira
Muito obrigada, Rodrigo! Abraço a todos!
Rodrigo Lavalle
Fernanda, estamos à disposição.
Fernanda de Oliveira
Queridos, desculpe dar um ‘pitaco’ com um assunto um pouco diferente da matéria… Mas ontem, ao tentar comprar entradas para o Pompidou para o dia 05/09/2018, percebi que exatamente nessa semana de setembro não havia disponibilidade para comprar pela internet as entradas… Vocês sabem dizer se o museu fica fechado por algum motivo em setembro? E justo na semana em que estarei lá? kkkkk Muito obrigada! Vocês são muito gentis em nos ajudar, sempre. Grande abraço!
Rodrigo Lavalle
Fernanda, não encontramos nenhuma notícia sobre o fechamento do Pompidou na primeira semana de setembro. Se descobrirmos algo, lhe avisaremos.
Paula
Qual o tempo destinado para se conhecer a exposição? aproximadamente, claro, o que voces sugerem? Viajo para Amsterdam as 15 hs. Pensei em visitar no turno da manha. Obrigada
Mona
Será que há muita fila para comprar o ingresso na hora?
Rodrigo Lavalle
Mona, geralmente não.