Publico email enviado por LuciaC.
Lina, sabe a exposição do Monet?
Com tickets horas marcadas para as 11.30?
Comprados com 3 meses de avanço?
Chegamos adiantadas, entramos na fila das 11.30h que começou a mover-se às 12.15h. Passamos por 3 revistas, subimos escadas rolantes.
Minha amiga deu uma olhada e disse: estou fora! Espero você no Mini Palais para o almoço.
Sou cabeça dura e não desisto assim. Afinal sou apaixonada por Monet.
Segui, tentei entrar na primeira sala, uma lata de sardinhas humanas!
Sai para me informar com os seguranças.
Bonjour, pardon, já que os dois conversavam animadamente.
Devo esperar que a sala esvazie um pouco já que a visita é com hora marcada?
Não Madame, il faut aller, tem que entrar.
Fui, nada se mexia, uma multidão compacta. Mover, só os olhos!
Juro que ninguém via nada.
Voltei: o que fazer para enxergar os quadros?
Je ne sai pas Madame, eu não sei Madame.
Existe alguém a quem eu possa perguntar?
Je ne sais pas Madame, eu não sei Madame.
Então lembrei-me da fábula do carneiro e do lôbo. Eu é que estava no lugar errado. Dê o fora, que o lobo com fome não existe razão.
Do alto da escadaria parei para tirar fotos da multidão que esperava enfileirada e obediente para não ver nada e dizer que foi à Exposição de Monet.
O almoço no Mini Palais foi excelente.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
70 Comentários
josé rodrigues
Entendo a posição da Luciac e concordo, fila e gente em excesso é complicado, em especial em uma esposição onde você quer parar e apreciar com calma.
Faço apenas duas ressalvas para todos que pensam em ver a exposição.
1º Ela é excelente com quadros lindos que compuseram bem os temas e pela variedade de procedências deve ter dado muito trabalho pois tem quadros do mundo todo.
2º É uma questão de programação e sorte porquê varia durante o dia mas realmente de nada adianta tentar entrar e não conseguir ver nada pelo tumulto.
Comigo não foi assim, havia um fluxo natural e o importante era tentar acompanhar, a única coisa é que acaba demorando um pouco mais.
Agora, na situação descrita eu também abandonaria o barco.
Quanto às filas acho que existem filas e filas, exemplo, a fila da torre tem a vantagem do visual que acaba facilitando tudo, porém outras realmente são de desanimar.
Uma coisa que fiquei com pena foi o pessoal na fila da piramide do Louvre, um frio danado e o pessoal perdendo um tempo enorme lá fora, os que fizeram por opção tudo bem, apreciaram a paisagem que é maravilhosa mas os demais fica aquela questão:
“Por quê não leram o conexão e descobriram as entradas da Rivoli e do carrosel que são muito mais rápidas e deixa para curtir o pátio na saída?”
Faltou perguntar para a Beth rs.
Abraços
Jorge Fortunato
LuciaC
Diante deste relato decidi não comprar mais o ingresso. Já vi muitos Monet na vida e depois das Nympheas da L’Orangerie acho que estou saciado. Todavia, se passar por lá, tiver sem tumulto, quem sabe. Lembro que no ano passado quando fui ao Grand Palais para ver a exposição do Salvador Dali as salas estavam lotadas, mas ainda possível de ver.
Tatyana Mabel
LuciaC,
O seu texto é de um humor maravilhoso,… com ele, saímos do lugar comum… se tudo tivesse dado certo seria mais um belo relato de uma exposição maravilhosa de um grande mestre da pintura.
Monet, Paris, um bom blog e uma ótima viajante tornam tudo uma combinação perfeita, mesmo quando parece que vai dar errado.
Parabéns!
Marcello Brito
LuciaC,
Post que se acompanha com imenso interesse apesar dos pesares da situação.
Tenho fobia de multidões e sei o que é isso!
Paulo Francis dizia que as grandes restropectivas são feitas para se elevar o patamar dos artistas e embaralhar os defeitos. Assim como a hera esconde belamente a ma arquitetura, e o muro feio, francis acertava no ponto ao indicar que um quadro ruim e outros medianos galgavam degraus perdidos em cem outras obras de mais nivel do mesmo artista e assim saimos convencidos do genio visto.
Definitivamente nao é o caso de Monet mas sempre me serviu de consolo ao perder esses grandes eventos.
Como Maria das Graças aprendi nos museus do vaticano a lidar com as multidões
Jurei nunca mais voltar na capela sistina. me senti dentro de uma lata de sardinha 88, belamente decorada por michelangelo. Mas numa lata eu pelo menos teria paz e silencio, nao na sistina. Fui empurrado pela multidão e pelos guardas que conseguiam gritar mais alto que a turba para pedir silencio. Ou seja uma zorra com eco. Uma pardida de futebol de salão deve ser assim: Um retangulo fechado com teto relativamente alto, eco, gritaria, uma turma querendo ir para um lado, outra para outro, os juizes apintando e eu como uma bola de um lado para outro a merce da vontade de terceiros.
Mas também aprendi com os romanos amigos um macete para escapar da balburdia e poder curtir a sistina e grandes exposições com relativa calma: vá sempre nas ultimas horas do dia em que a permitida a entrada.
A exposição fecha as 18:00? calcule o tempo que vc acha que vai gastar, adicione mais meia hora para eventualidades e pronto. a multidão está cortada pelo menos a metade. chegue as 16.
Tem dado relativamente certo.
Cláudia Oiticica
LuciaC,
um e-mail enviado, um post excelente. Sua descrição da cena ultrapassa o óbvio e isso é para poucos. Adorei!!
Marcie
Fui hoje à exposição do Monet, prontinha pra desistir se tivesse que passar pelo que você passou. Eu tinha comprado ingresso para o primeiro horário, 9hs. E só esperei um pouco na fila porque tenho mania de chegar adiantada.
Foi ótimo, não tinha quase ninguém, consegui ver todas as obras sem ninguém na minha frente, fantástico!
( Lina, conseguiremos nos encontrar, desta vez? Email, se puder.)
eymard
LuciaC, entre uma trufa e outra passo rapidamente por aqui apenas para dizer que, como sempre, com Monet, ou sem Monet, temos Lucia!!! Bravissima Lucia. Abraco
Cristiane Pereira/BH
LúciaC,
você é uma cronista de primeira.
Tô contigo e não abro, faria que nem você. Fez do limão uma limonada, e a emenda ficou muito melhor do que o soneto.
[],
Cristiane
CRIS
MEUS AMIGOS QUE FAZEM ESSE MARAVILHOSO BLOG , TEM ALGUÉM AI QUE CONSIGA O EMAIL DA ANABRASIL, ESTOU AFLITA EM BUSCA DO EMAIL DA MARINA EX GUIA DA CVC,ANO PASSADO ESSA MOÇA NOS SERVIU EM UMA VIAGEM A PARIS E SEU EMAIL MUDOU, OU ANA, OU ALGUM AMIGO DA ANA,ME SOCORRA NESSA DIFICIL TAREFA DE LOCALIZAR A MARINA O EMAIL POSTO AQUI NÃO BATE E ESTOU MUITO AFLITA PELO TELEFONE DESSA MOÇA..SEI QUE A ´ANA A CONHECE PQ ELA NOS INDICOU AQUI NO SITE E FOI MARAVILHA A INDICAÇÃO. DE PARIS VAMOS PARA BRUGES E VAMOS DEIXAR UMA PESSOA DA MELHOR IDADE QUE NÃO CONHECE PARIS RSRSSR CREOI QUE A MARINA SEJA A PESSOA CERTA. NOSSA VIAGEM SERÁ NO DIA 18 DE DEZEMBRO. FICO NO AGUARDO DE ALGUMA AJUDA, POIS LIGUEI PARA CVC DE PARIS E ME DISSERAM QUE MESMO ELA TENDO TRABALHADO L´POR 4 ANOS, NÃO TINHAM COMO ME REPASSAR O ENDEREÇO OU TELEFONE DA MOÇA E OLHA QUE A PESSOA QUE ME ATENDEU ERA BRASILEIRA. ENTÃO CONTO COM TODOS DO CONEXÃO,
Beth
Vera Maria
Vc é muito querida.
Fiquei feliz em acompanhar o papo de vcs.
Bjs.