Voyage d’hiver é uma exposição de arte contemporânea em Versailles que reúne obras de 17 artistas nos jardins e bosques do castelo.
Desde 2008, sempre no fim de outubro, quando termina a alta temporada de primavera/verão, o castelo de Versailles promove nos seus salões e jardins exposições de consagrados artistas contemporâneos. O objetivo, além de atrair visitantes em uma época de temperaturas não muito amigáveis e clima melancólico, é também de inserir o local no burburinho da arte atual.
Os jardins do castelo de Versailles
Nesses 9 anos, o castelo já recebeu – sempre com uma certa dose de polêmica – as obras de Jeff Koons, Xavier Veilhan, Takashi Murakami, Bernar Venet, Joana Vasconcelos, Guiseppe Penone, Lee Ufan, Anish Kapoor e Olafur Eliasson.
Edição 2017
Para a 10ª edição do evento, Versailles se associou ao Palais de Tokyo, grande centro parisiense de arte contemporânea, e promove a mega exposição intitulada Voyage d’hiver.
“The Sun”, obra de Ugo Rondinone instalada no início do Grande Canal
Desde o dia 22 de outubro, dezessete artistas contemporâneos de países, gerações e níveis de fama diferentes estão com obras pelos jardins e bosques do castelo. A ideia é acompanhar a metamorfose da natureza, que acontece de forma bem acentuada durante o outono e culmina no inverno.
As obras se inspiram na própria arquitetura e elementos decorativos e paisagísticos dos jardins e bosques projetados por André Le Notrê no século XVII com contribuições do artista Charles Le Brun e do arquiteto Jules Hardouin-Mansart. Outra fonte de inspiração é a mitologia grega, cujos personagens e histórias inspiraram, por sua vez, as fontes e estatuário originais presentes nesses bosques.
Bosque de la Collonade, em Versailles
Foi traçado um percurso (clique aqui para baixar o mapa) que leva o visitante através dessas 17 obras e 13 pequenos bosques – aqueles que ficam próximos ao prédio principal do castelo. Uma flânerie introspectiva, melancólica e poética que refelete uma época do ano também introspectiva, melancólica e poética.
Um super incentivo para desbravarmos os jardins de Versailles durante o outono e inverno.
Informações práticas
Voyage d’hiver: até 7 de janeiro de 2018 nos jardins do castelo de Versailles. De terça a domingo, de 10:00 as 17:00. O acesso aos jardins é gratuito e não é necessário enfrentar a fila de entrada.
No site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Luciana
Tive oportunidade de ver tais obras este ano. Alguns, como as esferas metalicas suspensas no Jardim do Rei, combinaram muito bem, mas vi coisas bizarras e totalmente discrepantes, como umas estruturas montadas com lixeiras plásticas. Cor laranja. Pareciam uns camarões gigantes destroçados, estranhíssimo.
Monica Tinoco
O Jardinm dd Versailles é o lugar mais bonito que já fui em toda a minha vida. Simplesmente fantástico!