No meu primeiro artigo aqui no Conexão Paris algumas leitoras brasileiras que moram em Paris comentaram de se sentirem deslocadas ao andarem pelas ruas brasileiras usando suas roupas francesas. Ao mesmo tempo algumas leitoras que moram no Brasil indagaram como se vestir em Paris para não parecerem turistas ou para não se destacarem tanto das parisienses. Esse estranhamento no vestir tanto lá quanto cá tem mais a ver com questões culturais e climáticas do que com estilo pessoal.
Quando eu cheguei em Paris percebi que não usaria 30% das roupas que tinha trazido. Elas simplesmente não se encaixavam na cidade. Ao mesmo tempo passei a usar roupas e cores que no Brasil não me sentia bem usando, como por exemplo, paletós e tons de marrom.
Óbvio que Paris, sendo a cidade cosmopolita que é, abriga gente de todo tipo, estilo e lugares do mundo. Algumas dessas pessoas fazem questão de manter os costumes e a cultura do seu país de origem. Outras não ligam a mínima para esse tipo de coisa e vestem o que querem. Mas ao se andar pela cidade percebe-se o estilo geral dominante.
Os blogs escritos por americanos que moram em Paris dão basicamente três conselhos ao seus conterrâneos para que eles não se destaquem tanto da multidão de franceses: não use calça de moletom; não use shorts jeans; não use tênis branco. Apesar disso ser uma piada e uma simplificação, não deixa de ser verdade no caso do turista médio americano. Aquele mesmo que no Brasil veste camisa florida, bermuda e sandálias birkenstock.
Vasculhando pela internet reuni algumas dicas mais adequadas ao turista que quer brincar de se fazer passar por parisiense:
1) Usar cores escuras e neutras. O preto é a cor dominante em Paris, é chique e fácil. Além disso ele esconde manchas, pequenos defeitos e amarrotados;
2) Usar roupas mais clássicas e “comportadas”, menos decotadas;
3) Evitar moletons, tênis de ginástica, roupas esportivas, camisetas. Geralmente só os adolescentes usam casacos de moleton e quando usam tênis são os modelos mais cool tipo Vans ou Adidas básicos. As calças de moletom são o uniforme da juventude de origem argelina usadas com doudoune e boné, que também deve ser evitado;
4) Ao invés de trazer uma mala abarrotada com todos os tipos de roupas procure trazer modelos versáteis que possam se transformar com acessórios tipo cintos, lenços, colares… Esses sim podem ser trazidos em grande quantidade;
5) Jeans é OK desde que sejam modelos simples, de cores escuras, sem detalhes;
6) Relaxe com relação a cabelo, maquiagem, esmalte. As parisienses possuem um look mais natural que as brasileiras. Os cabelos estão sempre meio bagunçados, soltos ou presos em coques tosquinhos. Não precisa estressar com chapinha, se você passar uma escova no cabelo antes de sair do hotel já vai ser suficiente (o que eu acho que nenhum parisiense, homem ou mulher, faz). O clima e a água de Paris ressecam mais os cabelos e a pele do que no Brasil portanto esteja preparada.
Um dos pontos positivos de se “disfarçar” de parisiense é evitar a ação dos trombadinhas e golpistas que estão sempre à espreita dos turistas, seja no metrô ou nos principais pontos da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Marcos
Anna,
há pouco tempo, a simples visão de um par de sandálias da Crocs provocava em mim uma única sensação: repugnância! Entretanto, ao passar em frente a uma loja da marca canadense em Bruxelas, percebi que o universo Crocs não se limitava àqueles abomináveis calçados furadinhos. Havia uns tênis tipo botinha feitos no que parecia ser um couro ecológico, ou coisa que o valha, umas sandálias femininas e umas galochas um tanto apresentáveis. Todos os modelos com o exclusivo solado em Croslite®. Cheguei até a comprar um tênis do tipo “slip on” em sarja azul-marinho. Não tem um décimo do estilo de um similar da marca Vans, por exemplo, mas é, certamente, bem mais confortável.
Fernanda
Rodrigo, adorei teus comments. Estive em Paris em Novembro. Concordo com tudo que dissestes, inclusive sobre cabelos! heheh Moro nos EUA, aqui as mulheres dedicam tempo ao cabelo (nao necessariamente bonito). Tb concordo que sao so dicas, tem gente que se sentiu magoada eu acho hehehe Quando estive ai, nao usei tenis. Ate porque nao gosto de tenis. Usei botas rasas… e foi beleza. Mas acho que depende do estilo de cada um… Para os que gostam de se vestir, recomendo pesas basicas, com scarfs e bijus para diferenciar. Usei muita legging com camisoes, ou tops soltinhos. Ah, Rosalia, aqui nos EUA as brasilerias sao famosas por ter todas cabelos compridos. Ja me perguntaram se eh caro cortar cabelo no BR. hehehe
Anna
E Crocs? O pessoal usa em Paris? Eu sei…é horroroso…mas super confortável!
Rosalia Velloso
Marcos, isso mesmo, quanto mais leitura, melhor. Quanto a moda, melhor ser bem informado também. Gostei dos modelitos dos tênis no site da Glória Kalil, boa dica.
Rodrigo, gosto muito do que você escreve. Só fico aguardando algum comentário sobre o uniformizado “cabelão” das brasileiras… O cabelo da Inês de la Fressange não faria o menor sucesso aqui, o que é uma pena, na minha opinião.
Ana Leitora
Na minha opinião Estilo é a roupa da tua personalidade e a roupa é a tua segunda pele. A pessoa tem que descobrir o próprio estilo, com bom senso e atitude. Há um tempo atras um amigo modelo e gay definiu estilo em uma simples frase ” Tem gente que usa latão e reluz como ouro, tem gente que usa ouro mas reluz como latão”. Infelizmente no Brasil é cultural prestar atenção nos outros. Na europa, tirando Londres (viva e deixe viver), em Paris e Milão sim, quando um outfit é fora do normal, olham com o rabinho do olho. Menos é Mais. Bisou Rodrigo, post diferente 😉
Rodrigo Lavalle
Camila,
vou passar sua dúvida para a Lina.
Abs,
Rodrigo.
Rodrigo Lavalle
Obrigado a todos pelos comentários!
O bom do Conexão Paris é isso: um verdadeiro fórum de discussões e opiniões.
Abraços,
Rodrigo Lavalle
Aline
O que levar para Paris no início de maio?
conexaoparis
Aline
Não precisa mais roupas pesadas, mas pode ainda estar frio.
Traga blusas manga comprida, blusa de lã fina, blazer de lã, pashimina e um trench coat.
Leninha Lopes
Laura, obrigada sobre o toque sobre mini-saia…rsrs
E os vestidões longos florais,…são praieiros demais para a cidade ?
eymard
LuciaC. Frase em perfeiçao:
“Cultura e postura também vestem bem.”
Sim, nao tem nada pior do que uma pessoa querer parecer o que definitivamente nao é! A insegurança saltará aos olhos!!!