No meu primeiro artigo aqui no Conexão Paris algumas leitoras brasileiras que moram em Paris comentaram de se sentirem deslocadas ao andarem pelas ruas brasileiras usando suas roupas francesas. Ao mesmo tempo algumas leitoras que moram no Brasil indagaram como se vestir em Paris para não parecerem turistas ou para não se destacarem tanto das parisienses. Esse estranhamento no vestir tanto lá quanto cá tem mais a ver com questões culturais e climáticas do que com estilo pessoal.
Quando eu cheguei em Paris percebi que não usaria 30% das roupas que tinha trazido. Elas simplesmente não se encaixavam na cidade. Ao mesmo tempo passei a usar roupas e cores que no Brasil não me sentia bem usando, como por exemplo, paletós e tons de marrom.
Óbvio que Paris, sendo a cidade cosmopolita que é, abriga gente de todo tipo, estilo e lugares do mundo. Algumas dessas pessoas fazem questão de manter os costumes e a cultura do seu país de origem. Outras não ligam a mínima para esse tipo de coisa e vestem o que querem. Mas ao se andar pela cidade percebe-se o estilo geral dominante.
Os blogs escritos por americanos que moram em Paris dão basicamente três conselhos ao seus conterrâneos para que eles não se destaquem tanto da multidão de franceses: não use calça de moletom; não use shorts jeans; não use tênis branco. Apesar disso ser uma piada e uma simplificação, não deixa de ser verdade no caso do turista médio americano. Aquele mesmo que no Brasil veste camisa florida, bermuda e sandálias birkenstock.
Vasculhando pela internet reuni algumas dicas mais adequadas ao turista que quer brincar de se fazer passar por parisiense:
1) Usar cores escuras e neutras. O preto é a cor dominante em Paris, é chique e fácil. Além disso ele esconde manchas, pequenos defeitos e amarrotados;
2) Usar roupas mais clássicas e “comportadas”, menos decotadas;
3) Evitar moletons, tênis de ginástica, roupas esportivas, camisetas. Geralmente só os adolescentes usam casacos de moleton e quando usam tênis são os modelos mais cool tipo Vans ou Adidas básicos. As calças de moletom são o uniforme da juventude de origem argelina usadas com doudoune e boné, que também deve ser evitado;
4) Ao invés de trazer uma mala abarrotada com todos os tipos de roupas procure trazer modelos versáteis que possam se transformar com acessórios tipo cintos, lenços, colares… Esses sim podem ser trazidos em grande quantidade;
5) Jeans é OK desde que sejam modelos simples, de cores escuras, sem detalhes;
6) Relaxe com relação a cabelo, maquiagem, esmalte. As parisienses possuem um look mais natural que as brasileiras. Os cabelos estão sempre meio bagunçados, soltos ou presos em coques tosquinhos. Não precisa estressar com chapinha, se você passar uma escova no cabelo antes de sair do hotel já vai ser suficiente (o que eu acho que nenhum parisiense, homem ou mulher, faz). O clima e a água de Paris ressecam mais os cabelos e a pele do que no Brasil portanto esteja preparada.
Um dos pontos positivos de se “disfarçar” de parisiense é evitar a ação dos trombadinhas e golpistas que estão sempre à espreita dos turistas, seja no metrô ou nos principais pontos da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Alice The
Eu li o livro “A Parisiense” ,de Ines de la Fressange (que aparece na foto acima) e gostei muito.Ela dá dicas de como se vestem as francesas,que são conhecidas por sua elegância.E Ines é um símbolo delas ,já que foi manequim durante muitos anos das grandes grifes . Aconselho o livro a todas , pois tem muitas dicas de Paris também , como lojas , restaurantes , etc.Está à venda em todas as boas livrarias do país.Abraços Alice.
Marcello Brito
Pior que tenis branco ‘e tenis preto! Acho horrivel. Rsrs
Eu adoro converse branco com jeans e camiseta branca.
Mas nao da p usar converse no dia a dia de um viajante pq eles são tudo menos confortaveis.
E quando eu viajo o mais importante durante o dia ‘e o conforto.
Nao costumo muito ser um turista passivo, de contemplacao. Gosto de andar. Muito.
Acho mais elegante estar com calçados de acordo com a atividade que se pretende executar.
Como converse nem levo, lanço mao de sapatenis durante o dia. Mais claros no verao e escuros no inverno. Qualquer modelo da Osklen nao tem erro.
Os da camper eu curto. Super confortaveis mas acho que o design deles é pouco sutil em alguns casos.
Quem nao dispensa tenis eu indico qualquer linha da adidas original ou da nike e puma vintage. Sao maravilhosos. Mas ao optar por tenis ficará melhor com um look bem street wear como jeans e camisa xadrez ou camisetas. Com bolsa LV nao da.
Frannie
Adorei as dicas ,super importantes !!
Gostaria que descrevesse mais a respeito das makes das francesas e os cuidados diários.Parabéns pelo post.
laura
CAMILA
Ja fiquei nessa regiao, achei tranquila (mesmo à noite) e fica a uns 15 minutos a pé da opera/galeries lafayette. Se vc subir mais vai chegar em Pigalle e poder fazer o roteirinho de Montmartre da Lina.
Sugiro imprimir o google map dessa regiao com resolução bem alta pra te ajudar (eu sempre desenho trajetos nos mapas).
Fernanda Leitão
Lina, pela primeira vez li algo sobre a “água” de Paris. As vezes que estive ai tive uma alergia bem estranha na pele e meu cabelo ficou estranho também.
Quanto à como vestir-se, acho que bom senso é o grande negócio, consigo me disfarçar de cidadã local em qualquer parte e isso me deixa feliz.
conexaoparis
Fernanda
A agua de Paris pode ser bebida, ela é considerada de boa qualidade. Quando não tenho mineral, bebo da torneira. Ela tem alto índice de calcário. Por isso o cabelo fica estranho.
mirelle
A principal dica você esqueceu de dar: brasileiras, NAO USEM SALTOS! aqui em Lyon pelo menos, ninguem usa! A nao ser que vc esteja indo num restaurante muito chique ou em uma festa idem. mas pra ir a museus, pra bater perna? NAO! Eu reconheço facil as brasileiras pelos saltos e pelas calças apertadissimas enfiada na. pois é. Sobre as cores, depende. acho que os homens abusam muito mais das cores aqui que no Brasil. O meu marido tem muitas camisestas coloridas, rosa, amarela, verde agua, que nao se sente bem usando no Brasil pq os homens la sao mais machoes. E no verao frances o que mais se vê é shorts muuuuito curtos e roupas decotadas -mas nunca, jamais, barriga de fora!!!!
mirelle
sandra
Quanto aos tênis segui conselho da lina . tênis marca camper preto. São macios e confortaveis para caminhar e sem chamar atençao.
abçs, sandra
sandra
Uma dica boa,”Falar baixo em todos lugares publicos e se comportar elegantemente “!
Camila
Oi Rodrigo!
Estou indo a Paris no final de março, gostaria de ajuda quanto a localização da minha hospedagem.
A princípio, gostei de um apartamento para alugar no bairro de número 9, que segundo a descrição fica proximo das seguintes ruas: Martyrs, Condorcet e Rodier.
Essa região é boa para se hospedar. É tranquila? Estou indo com minha mãe e uma tia..
Dei uma lida aqui no blog e a princípio essa Rua Martyrs é uma rua comercial.
Sei que a localização desse apartamento não é tão próxima dos pontos turísticos, teremos que usar o metro para nos locomover. Estamos cientes disso e estamos fazendo essa opção em função do fato que de acharmos os apartamentos localizados nessa região mais espaçosos e mais aconchegantes do que os localizados no bairro 2.
Contudo tenho medo de ser uma região dificil para se locomover para os pontos tur’siticos de metro. Por ser nossa primeira viagem a Paris, faremos todo aquele roteiro bem turistão, mas queremos quebra-lo com outros tipos de programas.
Se vc ou outra pessoa que conheçe Paris puder me ajudar, ficarei muitoo grata!
Obrigada, Camila.
conexaoparis
Camila
Rodrigo me envial seu comentário que foi respondido por email.
Beth
Para fugir do tenis e andar de maneira confortável, sugiro botas de saltos baixos no outono/inverno e espadrilles na primavera/verão…
Tenis (discretos) só para o fim-de-semana, não combinam com o dia-a-dia da cidade…
E para sair à noite (restôs, ópera, clubes noturnos), sapatos de salto para mulheres e de couro para os homens.
Quanto ao make up e cabelos, as francesas são imbatíveis!
Esbanjam charme…