No meu primeiro artigo aqui no Conexão Paris algumas leitoras brasileiras que moram em Paris comentaram de se sentirem deslocadas ao andarem pelas ruas brasileiras usando suas roupas francesas. Ao mesmo tempo algumas leitoras que moram no Brasil indagaram como se vestir em Paris para não parecerem turistas ou para não se destacarem tanto das parisienses. Esse estranhamento no vestir tanto lá quanto cá tem mais a ver com questões culturais e climáticas do que com estilo pessoal.
Quando eu cheguei em Paris percebi que não usaria 30% das roupas que tinha trazido. Elas simplesmente não se encaixavam na cidade. Ao mesmo tempo passei a usar roupas e cores que no Brasil não me sentia bem usando, como por exemplo, paletós e tons de marrom.
Óbvio que Paris, sendo a cidade cosmopolita que é, abriga gente de todo tipo, estilo e lugares do mundo. Algumas dessas pessoas fazem questão de manter os costumes e a cultura do seu país de origem. Outras não ligam a mínima para esse tipo de coisa e vestem o que querem. Mas ao se andar pela cidade percebe-se o estilo geral dominante.
Os blogs escritos por americanos que moram em Paris dão basicamente três conselhos ao seus conterrâneos para que eles não se destaquem tanto da multidão de franceses: não use calça de moletom; não use shorts jeans; não use tênis branco. Apesar disso ser uma piada e uma simplificação, não deixa de ser verdade no caso do turista médio americano. Aquele mesmo que no Brasil veste camisa florida, bermuda e sandálias birkenstock.
Vasculhando pela internet reuni algumas dicas mais adequadas ao turista que quer brincar de se fazer passar por parisiense:
1) Usar cores escuras e neutras. O preto é a cor dominante em Paris, é chique e fácil. Além disso ele esconde manchas, pequenos defeitos e amarrotados;
2) Usar roupas mais clássicas e “comportadas”, menos decotadas;
3) Evitar moletons, tênis de ginástica, roupas esportivas, camisetas. Geralmente só os adolescentes usam casacos de moleton e quando usam tênis são os modelos mais cool tipo Vans ou Adidas básicos. As calças de moletom são o uniforme da juventude de origem argelina usadas com doudoune e boné, que também deve ser evitado;
4) Ao invés de trazer uma mala abarrotada com todos os tipos de roupas procure trazer modelos versáteis que possam se transformar com acessórios tipo cintos, lenços, colares… Esses sim podem ser trazidos em grande quantidade;
5) Jeans é OK desde que sejam modelos simples, de cores escuras, sem detalhes;
6) Relaxe com relação a cabelo, maquiagem, esmalte. As parisienses possuem um look mais natural que as brasileiras. Os cabelos estão sempre meio bagunçados, soltos ou presos em coques tosquinhos. Não precisa estressar com chapinha, se você passar uma escova no cabelo antes de sair do hotel já vai ser suficiente (o que eu acho que nenhum parisiense, homem ou mulher, faz). O clima e a água de Paris ressecam mais os cabelos e a pele do que no Brasil portanto esteja preparada.
Um dos pontos positivos de se “disfarçar” de parisiense é evitar a ação dos trombadinhas e golpistas que estão sempre à espreita dos turistas, seja no metrô ou nos principais pontos da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Danielle
Olá!
Gostei muito do blog e gostaria de receber algumas dicas.
Eu e meu marido vamos para Paris e Londres de 31/05 a 15/06. Que tipo de roupa devo levar? Onde posso fazer boas compras de cosméticos? E fora os pontos turísticos, que lugares não podemos deixar de ir? Quando viajo, gosto de sentir como é a vida cidade, fugindo um pouco do turismo. Obrigada, Dani.
Francilene Lima de Almeida
Ola,estou necessitando de tua ajuda vou pela primeira vez pra europa passar 10 dias em excrução,vamos pra Roma 4 dias genebra 1 dia paris 4 dias e londres 2 dias que tipo de roupas eu levo to sem saber o que levar e quantidades me ajude por favor.
Lina
Francilene
Quando?
Grazielle
Irei a Paris em junho ao um casamento num castelo a ceromônia será ao ar livre no periodo da tarde e não faço ideia do que vestir , longo ,curto que tipo de tecido ???????
Lina
Grazielle
Nos casamentos franceses não se vê longos. Basta um vestido mais chic com um belo tecido, no sentido de qualidade. Leve também uma pashimina, em junho pode esfriar.
tat
gostaria de parecer uma parisience muito chiqui e elegante o que levo ou nao levo; vou 15 de abril. ta frio;;;;;;
Géssica
Olá! Parabéns pelo blog.
Ficarei em Paris 7 dias no começo de Abril. Irei à jantares no Bateaux Parisiens e no MOULIN ROUGE… socorro… o que é que eu visto… e pior… o que é que meu marido veste?
Outra coisa, os restaurantes lá também pedem roupas mais elegantes para o almoço? Almoçarei na Torre Eiffel e no Petit Bofinger.
Abraços!
Lina
Géssica
Fique tranquila. Para o Bateauxe Moulin Rouge basta um vestido+salto+blazer por causa do frio. Marido, somente calça e camisa social e paletó (frio).
Quanto aos restaurantes, no almoço, eles são descontraídos.
anna maria
Olá, tenho 70 anos vou a paris em 15 de julho, 15 dias. penso em levar 3 leggings, 1 calça pretea, umbermuda jenas camiseta, TENis , e uma sapatilha, um casaco esportivo e um blusa mais social para a noite. vou com netos então não haverá programas chics. que me aconselha? obr. anna.
Lina
Anna
Perfeito. Basta a calça preta e blusa social para a noite. Durante o dia leggings e bermuda. Perfeito.
Ah! Um trench coat se chover.
Gabi
Oi! esqueci de mencionar o mês da viagem, é março ok?
Obrigada
Gabi
Gabi
Oi Tudo bem?
Vou passar 4 dias em Paris e 11 na Italia. O que tu achas se eu levar só calças legging e calças jeans e abusar de pashimina, echarpes e cardigans, isso para a noite tbm, será que vou estar bem??? Obrigada
Gabi
Lina
Gabi
Vai estar bem sim. Faça exatamente isto, estará elegante.
Jane
Olá, Tudo bem? Minha primeira viagem a Paris dia 11 de março, estou pensando em levar uma bota montaria preta, um Sneakers, um sapato oxford, um salto de salto para a noite. o que vc acha? obrigada!
Lina
Jane
Está perfeito.
virginia
Obrigada, Lina. Nós aqui não temos praticamente nada de inverno aí ficamos com a roupa quase sem uso.