No meu primeiro artigo aqui no Conexão Paris algumas leitoras brasileiras que moram em Paris comentaram de se sentirem deslocadas ao andarem pelas ruas brasileiras usando suas roupas francesas. Ao mesmo tempo algumas leitoras que moram no Brasil indagaram como se vestir em Paris para não parecerem turistas ou para não se destacarem tanto das parisienses. Esse estranhamento no vestir tanto lá quanto cá tem mais a ver com questões culturais e climáticas do que com estilo pessoal.
Quando eu cheguei em Paris percebi que não usaria 30% das roupas que tinha trazido. Elas simplesmente não se encaixavam na cidade. Ao mesmo tempo passei a usar roupas e cores que no Brasil não me sentia bem usando, como por exemplo, paletós e tons de marrom.
Óbvio que Paris, sendo a cidade cosmopolita que é, abriga gente de todo tipo, estilo e lugares do mundo. Algumas dessas pessoas fazem questão de manter os costumes e a cultura do seu país de origem. Outras não ligam a mínima para esse tipo de coisa e vestem o que querem. Mas ao se andar pela cidade percebe-se o estilo geral dominante.
Os blogs escritos por americanos que moram em Paris dão basicamente três conselhos ao seus conterrâneos para que eles não se destaquem tanto da multidão de franceses: não use calça de moletom; não use shorts jeans; não use tênis branco. Apesar disso ser uma piada e uma simplificação, não deixa de ser verdade no caso do turista médio americano. Aquele mesmo que no Brasil veste camisa florida, bermuda e sandálias birkenstock.
Vasculhando pela internet reuni algumas dicas mais adequadas ao turista que quer brincar de se fazer passar por parisiense:
1) Usar cores escuras e neutras. O preto é a cor dominante em Paris, é chique e fácil. Além disso ele esconde manchas, pequenos defeitos e amarrotados;
2) Usar roupas mais clássicas e “comportadas”, menos decotadas;
3) Evitar moletons, tênis de ginástica, roupas esportivas, camisetas. Geralmente só os adolescentes usam casacos de moleton e quando usam tênis são os modelos mais cool tipo Vans ou Adidas básicos. As calças de moletom são o uniforme da juventude de origem argelina usadas com doudoune e boné, que também deve ser evitado;
4) Ao invés de trazer uma mala abarrotada com todos os tipos de roupas procure trazer modelos versáteis que possam se transformar com acessórios tipo cintos, lenços, colares… Esses sim podem ser trazidos em grande quantidade;
5) Jeans é OK desde que sejam modelos simples, de cores escuras, sem detalhes;
6) Relaxe com relação a cabelo, maquiagem, esmalte. As parisienses possuem um look mais natural que as brasileiras. Os cabelos estão sempre meio bagunçados, soltos ou presos em coques tosquinhos. Não precisa estressar com chapinha, se você passar uma escova no cabelo antes de sair do hotel já vai ser suficiente (o que eu acho que nenhum parisiense, homem ou mulher, faz). O clima e a água de Paris ressecam mais os cabelos e a pele do que no Brasil portanto esteja preparada.
Um dos pontos positivos de se “disfarçar” de parisiense é evitar a ação dos trombadinhas e golpistas que estão sempre à espreita dos turistas, seja no metrô ou nos principais pontos da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Patricia
Rodrigo: vou para Paris em abril e gostaria de usar um calçado bem confortável para poder curtir muito Paris. Nas outras vezes usei sapatilhas e botas. Mas dessa vez gostaria de usar um tenis. Uma amiga me sugeriu um da Osklen, modelo Riva feminino. O que as parisienses usam de tenis? Alguma marca mais comum? Tem alguma loja em Paris que venda algum tenis bom e bonito??? Desde já agradeço todas as tuas dicas maravilhosas!
Maíra
Muito obrigada, Rodrigo!!
Tudo anotado!
Rodrigo Lavalle
Oi Maíra, tudo bem?
1- Não precisa realmente gastar com duas botas! Você pode comprar uma que tenha um saltinho baixo (ter um salto baixo é mais confortável do que não ter salto nenhum).
Existe uma loja de sapatos perto da estação Bréguet-Sabin. Ela se chama Sweet Shoes e fica na rue de la Roquette, 65. Também na mesma região da Bastille (Rue Fbg St Antoine, 159) existe a André que é uma cadeia de lojas de sapatos masculinos e femininos com lojas espalhadas por toda Paris.
2- Geralmente o preço é o mesmo mas nem sempre o que você encontra no site você encontra na loja e vice-versa… Mas vamos torcer para que você encontre! Existem MUITAS H&M espalhadas por Paris. Você com certeza vai visitar a avenida des Champs-Élysées onde existe uma loja bem grande. As lojas mais perto de onde você vai ficar são na rue Rivoli, número 88 e 120. É uma caminhada gostosa do seu hotel até lá.
Abraços e boa viagem!!!
Rodrigo Lavalle
P.S.: Deixe espaço pro acaso na sua agenda. Nada melhor que abrir mão de um programa agendado para poder ficar sentado num café vendo a vida acontecer.
Maíra
Rodrigo, gostei muito do artigo. Só queria pedir duas dicas de endereços de lojas:
1- Como não tenho botas e fiquei sabendo que encontraria botas mais bonitas e baratas aí em Paris do que aqui no Brasil, pretendo fazer a viagem com um Converse branco e, assim que chegar aí (chego às 13h de uma 6ª feira deste mês), comprar uma bota (tem problema eu usá-la durante o dia e tb pra sair à noite? É que só vou passar 10 dias na Europa, então pensei que talvez não valesse a pena gastar com 2 botas: uma sem salto, pro dia, e outra com salto, pra noite – teatros, bons restaurantes etc – … mas queria saber sua opinião).
Você tem algum endereço específico em que eu encontre facilmente botas com um bom preço (e que também tenha botas masculinas)? Adianto que não sou fanática por moda… Algo confortável, bonitinho e barato pra usar nessa viagem é o suficiente (não sei quando farei a próxima).
Vou ficar hospedada no Campanile Paris 11 Bastille, perto das estações de metrô Chemin Verte e Bréguet-Sabin. Se a loja fosse próxima dessa região, melhor… Senão tudo bem… mas queria uma loja prática, com várias opções, pra eu não perder muito tempo da viagem com essa compra. 🙂
2- Minha outra pergunta é: Onde fica a loja H&M? Vi no site deles um trench coat por 40 euros e me apaixonei. Você sabe se o preço da internet é o mesmo da loja? Se for, preciso saber o endereço pra correr lá assim que eu chegar e comprar esse… E, se você souber de outra loja que tenha o mesmo perfil da H&M (trench coats bonitos e baratos) e seja próxima à loja da bota, me diga onde fica, poor favor??
Desculpa enchê-lo de perguntas, mas eu tou organizando essa viagem muito detalhadamente… Espero que vc possa me ajudar!
E obrigada pelas dicas do artigo! 🙂
Mary Silva
Ah! sim Madá! Bem esclarecido!!! Já tirei a segunda via da minha carteira de identidade, pq a minha era muito antiga… Realmente as carteiras nossas não valem de nda para eles… Fico insegura de andar com um documento sem ser original… E, estou fazendo isto sim, separei um lugarzinho para colocar as roupas que acho posso levar, e vou combinando e eliminando umas… Até caber em uma só mala, vai que compre alguma coisa lá! Pelo que li e tenho ouvido comentários, acha–se muita coisa boa com preço bom… TEm que trazer em algum lugar, e, temos que ter uma sobra de peso, não é?
Madá
Mary, também gostei das dicas da Sophia, eu faço o mesmo, vale a pena gastar um tempinho escolhendo peças que combinem entre si. Em geral eu escolho ou variações de preto ou marrom para bolsa/sapato e o restante acompanha. A cópia do passaporte é mais para o caso de vc precisar do número ou se o mesmo for furtado no hotel. Vale a pena vc levar uma carteira de identidade do Brasil original e sair com ela para os casos de pedirem uma id com foto justamente para as situações que vc falou. Tem lojas sim que, às vezes, pedem uma id (tipo Gap, Zara). Eles aceitam as nossas carteiras ao invés do passaporte. Até em viagem de trem eu mostro a id BR ao invés do passaporte. A vantagem é que as carteiras de id não são alvos de furtos como passaporte.
Mary Silva
Obrigada! Obrigada! Obrigada! Vcs são ótimos! E o Conexão Paris fantástico!!! TEm-me ajudado muito, a decidir o que levar, vestir, aonde ir, etc… Não consigo imaginar como eram as viagens sem a Internet e principalmente sem o Conexão. Maurício, Jorge e Beth, tomarei cuidado, mas, parece que não vou andar de metrô… Ainda tenho algumas dúvidas qto ao passaporte, qdo for usar o cartão de crédito/débito, não vão pedir documento?!? E aceitam numa boa a cópia do passaporte???
Madá! Não discutimos muito sobre as exposições, pq parece não se tem muitas dúvidas, e, realmente algumas pessoas não ligam… Eu já vi lá na página s exposições e vou poder ver a de Matisse, não é ótimo?!?!? Qdo voltar farei meus comentários tb, tá?
Sophia, adorei sua dicas e vou seguí-las, ia levar mais bolsas e decidi deixa-las por aqui mesmo… obrigada.
Agradço a atenção de tds vcs e acredito sim, que farei uma viagem maravilhosa, assim como desejo a tds que estão indo que tb. a façam.
Patricia Luck
Entre conforto e beleza, sempre escolho o conforto..PORÉM, não estar vestida adequadamente (em qualquer lugar do mundo) me deixa desconfortável. Alguém se sentiria bem indo de salo alto à praia Eu nunca conseguiria andar de moletom e tênis por aí, o conforto físico seria inferior ao conforto emocional…rsrs. Minha mala nunca ultrapassa 14 kg, para onde quer que eu vá! Para andar uso duas boas sapatilhas pretas (que podem ser usadas com calça jeans, calça leging preta ou vestido e meia calça grossa) e uma bota sem salto (campeã de conforto). Levo apenas uma bolsa com uma alça longa que pode ser retirada e transforma-se assim numa bonita bolsa para sair à noite.
Acho que dá SIM pra se vestir de forma confortável e elegante, levando poucas peças (lembre-se que na Europa existem lavanderias).
Um abraço
Michelle F
Sempre odiei os tais tenis brancos. Pra mim só para academia mesmo… Até que… cansada de fazer inúmeras bolhas nos pés e trocar de calçados dos mais variados tipos em várias viagens, me rendi na última viagem a NY e coloquei um tenis de academia no pé… Sentia-me ultra mal vestida, mas meus pés agradeceram… Agora vou a Paris novamente em fevereiro… ou a Camper me salva ou terei q me esforçar para colocar os tenis brancos… Que dilema!
Marcos
Ou a Miley Cyrus…
http://goo.gl/zTAh5