No meu primeiro artigo aqui no Conexão Paris algumas leitoras brasileiras que moram em Paris comentaram de se sentirem deslocadas ao andarem pelas ruas brasileiras usando suas roupas francesas. Ao mesmo tempo algumas leitoras que moram no Brasil indagaram como se vestir em Paris para não parecerem turistas ou para não se destacarem tanto das parisienses. Esse estranhamento no vestir tanto lá quanto cá tem mais a ver com questões culturais e climáticas do que com estilo pessoal.
Quando eu cheguei em Paris percebi que não usaria 30% das roupas que tinha trazido. Elas simplesmente não se encaixavam na cidade. Ao mesmo tempo passei a usar roupas e cores que no Brasil não me sentia bem usando, como por exemplo, paletós e tons de marrom.
Óbvio que Paris, sendo a cidade cosmopolita que é, abriga gente de todo tipo, estilo e lugares do mundo. Algumas dessas pessoas fazem questão de manter os costumes e a cultura do seu país de origem. Outras não ligam a mínima para esse tipo de coisa e vestem o que querem. Mas ao se andar pela cidade percebe-se o estilo geral dominante.
Os blogs escritos por americanos que moram em Paris dão basicamente três conselhos ao seus conterrâneos para que eles não se destaquem tanto da multidão de franceses: não use calça de moletom; não use shorts jeans; não use tênis branco. Apesar disso ser uma piada e uma simplificação, não deixa de ser verdade no caso do turista médio americano. Aquele mesmo que no Brasil veste camisa florida, bermuda e sandálias birkenstock.
Vasculhando pela internet reuni algumas dicas mais adequadas ao turista que quer brincar de se fazer passar por parisiense:
1) Usar cores escuras e neutras. O preto é a cor dominante em Paris, é chique e fácil. Além disso ele esconde manchas, pequenos defeitos e amarrotados;
2) Usar roupas mais clássicas e “comportadas”, menos decotadas;
3) Evitar moletons, tênis de ginástica, roupas esportivas, camisetas. Geralmente só os adolescentes usam casacos de moleton e quando usam tênis são os modelos mais cool tipo Vans ou Adidas básicos. As calças de moletom são o uniforme da juventude de origem argelina usadas com doudoune e boné, que também deve ser evitado;
4) Ao invés de trazer uma mala abarrotada com todos os tipos de roupas procure trazer modelos versáteis que possam se transformar com acessórios tipo cintos, lenços, colares… Esses sim podem ser trazidos em grande quantidade;
5) Jeans é OK desde que sejam modelos simples, de cores escuras, sem detalhes;
6) Relaxe com relação a cabelo, maquiagem, esmalte. As parisienses possuem um look mais natural que as brasileiras. Os cabelos estão sempre meio bagunçados, soltos ou presos em coques tosquinhos. Não precisa estressar com chapinha, se você passar uma escova no cabelo antes de sair do hotel já vai ser suficiente (o que eu acho que nenhum parisiense, homem ou mulher, faz). O clima e a água de Paris ressecam mais os cabelos e a pele do que no Brasil portanto esteja preparada.
Um dos pontos positivos de se “disfarçar” de parisiense é evitar a ação dos trombadinhas e golpistas que estão sempre à espreita dos turistas, seja no metrô ou nos principais pontos da cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
463 Comentários
Marcos
Ou o Kanye West…
http://goo.gl/f92cG
Marcos
Lázaro,
cuidado com as generalizações!
Pode ser que seja a Rihanna…
http://goo.gl/XHTFm
Lázaro Freire
Então, resumindo o post (e brincando), como detectar brasileiras nas ruas da Europa:
– Brincos de argolas
– Jeans
– Tênis branco OU sapato de salto
– Bolsa Louis Vitton
🙂
Sophia
Mary Silva, vou tentar dar uma dica mais específica em relação à qual bolsa levar. Acabei de voltar de um mês na cidade e odeio levar mala pesada, então levo super pouca coisa (como fico em apartamento alugado, lavo as roupas para usá-las novamente). A mala “econômica” se estende às bolsas: levo apenas uma, que dessa vez foi marrom café, tamanho médio, dessas de usar “de lado”, cruzada no peito. Acho bem mais confortável do que usar a bolsa só no ombro e as mãos ficam livres. Dentro da bolsa também levo uma sacola de algodão pequena, que dobrada não ocupa espaço, para colocar compras que possam ocorrem no caminho. Como eu tinha concertos, ópera e reservas em restaurantes mais arrumados na programação, levei uma carteira de mão, de couro, cor de rato (aquela mistura de cinza com marrom). As roupas que eu levei eram basicamente cinza escuro, azul marinho, marrom escuro e preto, então tudo casou super bem. Abraços e boa viagem.
Mada
O tênis branco eh mesmo um assunto que da o que falar.
Se vocês clicarem tênis branco na janela de busca aqui do CP, irão encontrar vários posts e inúmeras repetições das idéias que trocamos aqui e agora. Chega a ser divertido.
Eu acho que quem já sabe como se sente bem em Paris, Rio, SP ou NYC deveria pular esse tipo de post. Os posts de exposicoes ficam sempre tao vazios … Como disse o Rodrigo, esse post visa a atender as inúmeras perguntas que circulam aqui sobre o que usar. Eu me incluo nesse grupo. Eu me sinto bem de fantasia so’ no Carnaval, de branco no réveillon do Rio, mas infelizmente me sinto mal de branco no Réveillon em Paris. Fazer o que ? Analise ? Se vc vai para a torre Eiffel, tudo eh valido, dependendo da idade. Porem, se vc quer experimentar o almoco em um restaurante especial… E o jantar ? Gosto de ver esses posts para, a partir dai, montar o meu estilo.
Acho que a conclusão eh que ” não existe uma regra de como se vestir em Paris”, ainda bem ! mas com esse post do Rodrigo, e vários outros da Lina, a gente tem uma idéia de como os locais estarão vestidos. Eh o velho dress code (traje recomendado). São linhas gerais de vestimentas que evitam constrangimentos (para quem liga para isso, como eu). Longe de ser uma regra ou gerar um escravo da moda. Além disso, essas sugestões ajudam muito para quem esta acostumado a verao e informalidade o ano inteiro, ao contrario de algumas cidades brasileiras que já são meio européias.
eymard
Também estou de pleno acordo com o Jose Rodrigues. Fora dizer que os locais tem o armário todo disponível. Os turistas apenas o que levaram na mala. Agora o que me chama atençao mesmo é que posts de “moda” ou de como se vestir e comportar e posts de “comidas/restaurantes” sao os que mais atraem comentários. Lina, voce ja fez alguma pesquisa interna nos seus posts?
conexaoparis
Eymard
Estamos sempre monitorando as preferências dos leitores. Interessante.
Ricardo
Daniela, estive lá entre 28/Maio e 10/Junho de 2010. Nos primeiros cinco dias a temperatura ficou entre 10 e 20 graus. Depois subiu para algo entre 15 e 25 graus. Na média, acho que a primavera de Paris é como o Outono em Gotham City (oops, São Paulo)..
Daniela
Vou para Paris em Maio, verifiquei que [e primavera, faz muito frio? eh necessario levar ropas de frio, me falem dicas basicas do que levar? ex. uma bota,jeans, camisetas, trench coat, voces , o q vcs acham?????????
conexaoparis
Daniela
Camisetas manga curta e comprida, blusa de lã, trench coat, pashimina. Sapato confortável para andar durante o dia e um sapato mais chic para a noite.
Noite: vestido. Se tiver frio coloque um blazer de lã ou trench coat por cima.
Helena Bäuerlein
Lucia C, amei o seu comentário.
O mais adequado .
Elegância não é só o que vestimos, claro. Nosso comportamento denota mais isso , estejamos vestidos de chita ou channel .
Quantas novas ricas vão para Paris tão enfeitadas e vestidas com roupas de grife , que mais parecem um cavalo de índio, ou um jegue em dia da Lavagem do Senhor do Bonfim. Quer coisa mais out ? Mostrar etiquetas de marcas caras é totalmente OUT.
Bom senso, minha gente !
“Cultura e postura também vestem bem.” Lucia C
Thaís
ótimas dicas, mas e a noite parisiense, restaurante finos, jantar romantico… salto alto é liberado ou prevalece a discrição?
conexaoparis
Thaís
Claro que salto alto liberado. Verá nas ruas mulheres elegantes de salto algo. Aliás as parisienses viraram americanas: se deslocam até o escritório com sapatos de caminhar e depois trocam pelo salto.