Nestes últimos dias, o nível das águas do Sena está alto e em algumas áreas já invadindo o espaço para pedestres.
No ano passado, em maio, o nível das águas chegou a 3.45m e a Prefeitura fechou a circulação de carros na voie Pompidou a partir do Jardin des Tuileries.
O risco de inundação grave é crescente e por isso, desde ontem, a Prefeitura de Polícia de Paris organiza uma simulação que durará até dia 18 de março. O objetivo é chamar atenção do público para a questão e preparar os serviços de intervenção para uma ação eficaz.
As consequências de uma inundação do Sena podem ser pesadas e dramáticas para os parisienses. Corte de eletricidade, trasportes públicos paralisados, vários bairros de Paris inundados, limpeza pública e coleta de lixo interrompidos.
Desde alguns anos, Paris se prepara para uma tal eventualidade. Paira no ar as lembranças da maior inundação do Sena, em janeiro de 1910.
Veja no vídeo abaixo as impressionantes imagens de arquivo.
Neste ano, as águas invadiram os cais e as margens do Sena. Depois investiram sobre inúmeras ruas e avenidas importantes como o boulevard Saint Germain e Haussmann. Milhares de habitantes tiveram que ser evacuados. Até bairros afastados do rio foram inundados como a área da estação ferrorivária Saint Lazare.
Em 1910, Paris adquiriu ares de Veneza.
Fora os atentados, o risco de inundação é o maior risco suscetível de paralisar a cidade e seus arredores. Ele envolve todos os sistemas estruturais: água, transportes, saúde, energia, telefone, eletricidade.
Graças à simulação em curso, sabemos que em caso de inundação os canais oficiais de comunicação serão a Radio France Bleu 107.1 e o canal de televisão France 3. A Prefeitura de Polícia está comunicando textos, vídeos e fotos sobre a prevenção e conselhos na sua página do Facebook (clique aqui).
O objetivo não é criar ansiedade e sim favorecer uma tomada de consciência do risco. Um site de informação será instalado no Champs de Mars, perto da torre Eiffel, onde um filme em 3D simulando a subida das águas será divulgado.
Uma novo episódio como o de 1910 é uma certeza. Quando? Impossível determinar.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
32 Comentários
Anderson Pereira
Amigos: notícias das cheias do Sena em 2018?
Rodrigo Lavalle
Anderson, o rio vem baixando lentamente. Os passeios de barco ainda estão paralisados até segunda ordem e o trem RER C não está passando por Paris, em princípio, até o dia 06/02.
Ricardo
Oi Rodrigo, estou preocupado viajo pra Paris pela primeira vez dia 29 e está acontecendo a mesma coisa que em 2016, será que vai fechar o transporte e ruas, consig chegar até o hotel? Não sei o que fazer, já paguei toda viagem…
Rodrigo Lavalle
Ricardo, não se preocupe, em 2016 o rio não invadiu a cidade. Foram somente as vias e linhas de trem que ficam no nível do rio que foram inundadas, a cidade fica muito acima desse nível. Esse ano a situação está um pouco melhor.
Brunna
Viajo para Paris só em Novembro. Como é o clima em Novembro? Tem muita chuva? A situação já tem se normalizado? Paris é a vigência doa meus sonhos. Vou desfrutar dos passeios do Sena e Museus em Novembro?
Rodrigo Lavalle
Brunna, em novembro faz frio. Venha bem agasalhada para aproveitar bem a cidade e suas atrações. Veja nosso vídeo com dicas de como se vestir para enfrentar o inverno em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2014/12/30/como-se-vestir-inverno-europeu-o-video. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://goo.gl/jLPh.
Anderson Pereira
A informação na mídia brasileira, hoje, é que o nível do Sena está 5,4 metros acima do normal. Se chegar a 6,5, será trágico. O Museu do Louvre não abrirá dia 03/06/16 para que a obras armazenadas no subsolo sejam remanejadas para andares superiores. Não para de chover há uma semana…
Daniel
Amigo,estou indo pra Paris sábado. Como está a situação por aí? 🙁 Fiquei sabendo que paris está debaixo d’Água . Vc acha q melhora até lá? Abraços!!!
Rodrigo Lavalle
Daniel, Paris não está debaixo d’água. O rio invadiu os caminhos e vias expressas que ficam próximos ao nível da água. A cidade não foi inundada. Hoje deve ser o dia mais crítico. Leia o artigo que publicamos hoje: https://www.conexaoparis.com.br/2016/06/03/paris-greves-chuvas-e-inundacoes.
Cintia Marassi
Quais os riscos agora? Estou em Paris e estou preocupada, sena transbordando e a chuva não para!!!
Rodrigo Lavalle
Cintia, não se preocupe. A tendência é que a situação se normalize, a previsão é que as chuvas vão parar até o final de semana.
Carol
Bom dia! Gostaria de saber se gestantes tem algum tipo de fila preferencial para os pontos turísticos, restaurantes , etc em Paris. Obrigada! Carol
Rodrigo Lavalle
Carol, na França é preciso ter uma carteira, fornecida pela seguridade social, para ter essa prioridade. Como você é estrangeira sugiro perguntar na entrada dos museus e monumentos se você pode ter a prioridade de acesso. Sugiro que você compre todos os ingressos com antecedência, isso ajuda a ter acesso mais rápido aos locais.
Abraços.