O evento Journées Européennes du Patrimoine – 17 e 18 de setembro 2011 – é uma ocasião ideal para os turistas conhecerem gratuitamente monumentos e endereços prestigiosos ou interessantes normalmente fechados ao público. E ainda tem mais, durante estes dois dias vários monumentos e museus de Paris são gratuitos. A lista é imensa e impossível a reproduzir. Cliquem abaixo no site do evento e procurem por Paris. Em seguida vejam o nome de todos os participantes.
Este ano eu sugiro que conheçam a prefeitura de Paris, o Hotel de Ville. Ele se encontra no centro da cidade, no Marais, pertinho do museu Centre Pompidou, da praça Châtelet, da catedral Notre Dame, da Sainte Chapelle e da ilha Saint Louis. O Hotel de Ville é o centro administrativo e símbolo do poder político parisiense desde o século XIV. Ele foi inteiramente renovado em 1882 após incêndio durante os movimentos sociais de 1871.
Ou então, façam um passeio por Paris à bordo de ônibus históricos que circularam de 1931 à 1936. Vocês estarão acompanhados por músicos durante todo o trajeto que dura 50 minutos. O ponto de encontro é a Maison de la RATP, 189 rue de Bercy, 75012 Paris, estação Gare de Lyon.
Última dica, desta vez destinada aos engenheiros. Visitem um canteiro de obras gigantesco, o prolongamento da linha 12 do metrô de Paris. O túnel é realizado por uma imensa máquina de 82 metros de comprimento e mais de 9 metros de diâmetro. Vocês poderão mesmo entrar nesta máquina denominada tunnelier. Esta visita será somente no domingo, dia 18 de setembro e dura 45 minutos. Ela é proibida para crianças.
Aliás o site da RATP tem uma maneira inusitada, para nós brasileiros, na definição de “visita proibida para crianças”. Eles acrescentam (pas de pointures inférieures à 36) ou seja, nada de números (sapatos) inferiores à 36.
Tanto o passeio de ônibus quanto a visita do canteiro do metrô são com inscrições antecipadas. O telefone é 0820 20 81 82. As inscrições estarão abertas à partir do dia 12 de setembro.
Vejam aqui o site do evento com todas as informações.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
36 Comentários
Samuel
Amigos do CP,
Para aqueles que tem um interesse especial em direito social, a praça que ficava em frente ao Hôtel de Ville chamava-se Place de Grèves. Isso aí: grèves; de onde veio o nome “greve” (movimento grevista).
Os franceses criaram e os brasileiros copiaram (rs). Bom, os italianos também copiam bastante (rs).
Estive nessa praça em julho; mas não deu tempo de ver aquela intervenção artística de François Abelanet. Já haviam retirado os volumes. Fica aqui o registro:
http://www.dailymotion.com/video/xjmlwe_vous-etes-ailleurs-ou-a-l-hotel-de-ville_creation
Disseram-me que ali perto tem um bom lugar para compras: BHV (Bazar de l”Hôtel de Ville). Eu vi o prédio apenas pelo lado de fora; histórico, imponente, conservado. Enfim, estando ali perto, acho que vale a pena conferir.
Ah, que saudades! E voltei há um mês apenas…
conexaoparis
Samuel
Eu gosto muito do BHV. Morei 13 anos no Marais ao lado deste department store. O sub-solo é fantástico. Tem de tudo.
Ana Cláudia
Olá, Lina. Sou novata visitante do site.
Estarei em Paris, numa viagem prévia de lua-de-mel, nos dias 16 a 19 Setembro.
No dia 18 (domingo), pretendo ir ao passeio de ônibus histórico recomendado por vc. Após, gostaria de ir à Giverny para conhecer os jardins de Monet, sua casa e etc. E depois voltar para visitar o Museu do Louvre (visita noturna). Será que consigo ir no mesmo dia? Qual seria um bom restaurante para jantar nos arredores?
Brigadíssima!
Ana
conexaoparis
Ana Cláudia
Seja bem vinda.
Consegue ir a Giverny e visitar o Louvre no mesmo dia. Giverny, a visita não é longa.
Para jantar perto do Louvre? Tem vários: o Café Marly no Louvre mesmo. Do lado de fora, de frente para a pirâmide, olhe á esquerda e verá uma varanda e lá dentro o Café Marly. Escolha a segunda sala com janela dando para o interior do museu.
Ou então o First. Maravilhoso. http://www.lefirstrestaurant.com/en/
Kleber
Lina, quero conhecer a Opera Guarnier e o restaurante que inaugurou lá mesmo recentemente. Vc saberia me dizer qual a duração de um espetáculo de ballet ? É que preciso reservar o restaurante depois do ballet que se inicia 19:30….Abs
conexaoparis
Kleber
Cada espetáculo tem sua propria duração. Entre no site da Opera e veja na página do seu espetáculo o tempo. Eles sempre assinalam. Depois você me conta se gostou do restaurante.
Luiz Bastos
Olá, gostei da dica para conhecer o Hotel de Ville. Estarei em Paris nessa época. Será necessária prévia inscrição?
Marina
Eu não perderia o passeio de ônibus!!! Beijo
http://www.tchauturismo.blogspot.com
sara
Ola Lina ,vou estar em paris esta semana chego por volta das 19h e tenho um jantar no chez clemente na boulevard capucines ás 20h o meu hotel é o ibis grands boulevard( rue du faubourg montmartre) estou grávida e gostaria de ainda ir ao hotel para trocar de roupa e afins como posso ir do aeroporto charles de gaulle para o Hotel e depois do Hotel para o restaurante se possivel e não for muito longe gostaria de fazer o percurso a pé pois assim sempre via alguma coisa… tinha pensado depois do jantar de ir dar uma volta pela cidade,voçê me recomenda ?se sim onde devo ir??ou é muito perigoso???obrigado
conexaoparis
Sara
Pegue táxi no aeroporto até o hotel. Ele está perto do restaurante. Moro na área. Vá à pé.
Não tem perigo nenhum. Você está no centro de Paris. Depois do jantar continue andando pelo boulevard des Capucines, direção contrária do hotel. Vá até a Madeleine.
Lá pegue a rue Royale até a praça Concorde.
claudia vieira
Olá Lina,
Gostaria de saber se vc ( vocês ) conhecem algum Empório Marroquino em
Paris, onde eu possa encontrar desde chinelos aos copos. Existe ??
Obrigada mais uma vez !
Abração,
claudia vieira
conexaoparis
Claudia
Deve existir milhões. Mas não conheço endereço preciso.Talvez nos camelôs que ficam em torno do Mercado das Pulgas de Saint Ouen. Olhe artigo no blog sobre este mercado.
Lu
rsrsrs! Eu não poderia, pois calço 35! rsrsrs!!!
Que pena, estarei lá 1 semana antes… Gostei d aideia de andar de ônibus antigo.
E por falar em uma semana antes… Isso é semana que vem!! Ai, tá chegando!!
Lina, como anda o tempo por aí? Ainda está sendo um verão frio e chuvoso?
Aqui em Curitiba foi assim o verão todo e estou ficando com trauma de nuvens e garoa!! rsrsrs! Aliás, tenho chegado à conclusão que o clima de Paris e de Curitiba é quase igual! Precisa de uma sombrinha de plantão 24h!
Mas encaro Paris até debaixo de tempestade!!!
bjs
conexaoparis
Lu
O verão esteve gelado, frio, quente, muito quente. Melhor seguir site de meteorologia.
Silvana
O 36 do sapato francês deve ser o nosso 34, imagino. É isso mesmo? Pois calço 38 e já comprei sapato 40 na França. De qq modo, que tristeza perder essa jornada do patrimônio. 🙁
Chris
Gente, e quem tem pontuação menor que 36 e é adulto #comofaz ????
=p