Desde 1983 vejo jovens brasileiros que aqui chegam para estudar. Todos com muita energia, poucos com bolsa de estudo, pouquíssimos com ajuda da família, muitos sem grana. Sempre recebo telefonemas SOS e os problemas são os mesmos: como conseguir um apartamento barato, onde e como procurar emprego para estudantes em Paris.
Antes de mais nada leia o Campus France.org.
Em seguida algumas dicas.
Uma boa opção é ser vendedor em lojas como H&M, Zara, Gap, Quick, Galeries Lafayette. No site destas lojas existe uma janela para o recrutamento.
Outra via seria colocar pequenos anúncios nas igrejas dos bairros. Faça contato com o pároco da igreja, explique a situação e deixe um anúncio no painel. A França é um país católico, as crianças aqui vão ao catecismo, é em torno da missa do domingo e do catecismo que grupos de jovens casais com crianças pequenas se formam. Existe uma procura por parte destes casais por estudantes que queiram tomar conta de crianças.
Ou então procure nos sites específicos de empregos para estudantes como por exemplo:
Vale a pena também consultar o site da Prefeitura de Paris (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
164 Comentários
Carlos
Lina, eu apenas contei a minha estória pois cada brasileiro que vive na Europa tem a sua. Noto que as pessoas perguntam frequentemente no site sobre trabalhar em Paris sem documentação ou sem falar a língua. Sem querer desanimar ninguém já que inclusive eu cheguei na França sem falar francês e sem documentos, gostaria de acrescentar que é muito difícil conseguir um emprego nessas condições. O ideal é contar com a ajuda inicial de amigos que já vivem aqui e criando assim um ciclo de amizades onde um vai ajudando o outro em relação a moradia, empregos e escolas onde aprender a língua (que não é nada fácil). Como trabalhar sem falar um francês pelo menos razoável? É muito complicado. Portanto, para quem quer viver em Paris deve primeiramente se programar, matricular numa escola de francês e contar com algum apoio inicial. Vir sem um ponto de apoio é um tiro no escuro nos dias atuais. Não estou contradizendo minha declaração anterior de que penso que se alguém realmente tem esse sonho deve tentar para ver o que vai acontecer. Mas é fundamental uma preparação tanto econômica quanto psicológica antes de tomar uma decisão como esta. Com algum dinheiro no bolso tudo fica mais fácil e tendo conhecidos que já vivem aqui melhor ainda. Portanto, reforço meu conselho para os que sonham em viver na França de tentar porque Paris é um lugar fantástico para se viver. Mas a preparação é fundamental. Jogue fora todas as suas ilusões dos filmes de Hollywood e venha sabendo que não vai ser fácil e que nada acontece por acaso e sem luta.
Inútil ficar perguntando sobre possibilidades de emprego na França sem falar francês ou sem documentos. É claro que isso é muito difícil e complicado. Mas arriscar é preciso assim como planejar a sua mudança de vida.
Gabrielle
Oi Lina. Eu farei intercambio para a Universidade de Paris de fev à jun/2013. Que tipo de emprego você acharia que eu devo procurar, já que serei estudante na França?
Lina
Gabrielle
Normalmente os estudantes tomam conta de crianças, trabalham em restaurantes…
fatima regina rodrigues
Quero enviar uma mensagem de parabéns ao Carlos por ter ido atrás de seu sonho, e hoje estimular as pessoas a buscarem o que desejam, enfim a busca do que pode levar a ser feliz. Carlos conta das dificuldades,mostra a realidade que todos nós sabemos, mas fortalece os sonhos. Gostei, ele não se furtou da realidade, mas incentivou os sonhos…
abs…
Carlos
Olá Pessoal. Eu gostaria de deixar a seguinte mensagem para quem tem vontade de viver na França. Eu vivo aqui há mais de 20 anos e consegui refazer minha vida. Geralmente quando alguém pede um conselho sobre vir ou não vir morar na França as respostas são sempre negativas alegando as dificuldades com documentação, desemprego, racismo e outras coisas mais. Nunca uma resposta positiva. Ora, crise e desemprego fazem parte da economia mundial. Dizer que na França não tem emprego nem para os franceses é uma grande mentira. Mesmo com toda a crise atual da Europa e dos EUA viver nesses dois continentes significa ser respeitado, ter ter uma ótima qualidade de vida e poder planejar um futuro. São milhares os brasileiros ilegais que vivem na Europa e conseguem com o tempo se legalizar. Eu mesmo fui um deles. Não estou incentivando ninguém a viver na ilegalidade mas querendo dizer que se esse é seu sonho e você tem essa vontade no seu coração de pelo menos tentar para ver no que vai dar. Eu mesmo sou uma pessoa que cheguei aqui sem falar o francês, sem documentação e com o tempo e é claro enfrentando as dificuldades iniciais consegui um excelente emprego e uma vida estável.
Portanto, não desanime com todas essas pessoas que colocam dificuldades na realização de seu sonho. Estranho que quase todas elas dizem a mesma coisa mas todas elas estão lá e a maioria começou do nada como eu. O Brasil possui um alto índice de desemprego mascarado pelos índices do governo, uma péssima qualidade de vida, e péssimos salários para a mão de obra especializada. Assim, se você é uma pessoa honesta e tem esse sonho de viver aqui não deixe de pelo menos tentar. Se não der certo volte de onde você iniciou mas tente. Esse é meu conselho. Tem tanto brasileiro em Paris que é comum bares brasileiros por toda parte, grupos de capoeira exibindo-se nas ruas e até mesmo a lavagem das escadarias da igreja Madeleine fazendo referência a Igreja do Bonfim na Bahia. O preconceito em relação aos brasileiros não é tão grande como dizem deixando de lado os oportunistas que aqui vivem passando a pena nos europeus. O povo francês também é educado ao contrário do que muitos afirmam. Tudo vai depender da sua sorte, de quem vai encontrar no seu caminho e assim por diante. Não se deixe desanimar pelos falsos conselhos. Venha e faça a sua tentativa. Só assim você vai poder tirar as suas dúvidas.
Lina
Carlos
Gostei do seu depoimento. Obrigada.
Cesar Aragão
Todos querendo ir morar em Paris (inclusive eu)…mas o mar não está para peixe…risos
Letícia
Olá gostaria de saber como faço para conseguir um emprego em Paris, pode ser de garçonete, babá ou alguma coisa do tipo como faço? Pode me dar alguma dica.
Lina
Letícia
Leia o artigo acima e clique nos links sugeridos.
Eunice Palmaro
Bom dia. Sou brasileira residindo na França. Tenho bastante experiência comercial, bancária, negociações, etc. Procuro um trabalho na França com negociações no Brasil. Se houver alguma empresa interessada no meu perfil, gentileza entrarem em contato através do e-mail acima, com a palavra “VAGA BRASIL-FRANÇA”. Agradecida!!
Luiz Felipe
Olá. Vcs têm noção da faixa salarial para um vendedor de meio período nessas lojas?
Lina
Luiz
Não sei não.
fernanda
ola gostaria de saber se alguem que nao fala o françes tem alguma chance de arrumar emprego na frança? e o que vc me indicaria? e se tem possibilidade se aprender um pouco do frances em 5 meses ?
Lina
Fernanda
Com a crise nem os franceses conseguem empregos…
Thais
Olá me formei em gastronomia e gostaria de um emprego na minha area em Paris. Não falo Frances .
Obrigada