Texto e fotos de Kátia Becho.
Se Paris é a terra dos cafés, Strasbourg certamente é a terra dos restaurantes.
No pequeno centro histórico e na Petite France, locais cortados por canais e cheio de jardineiras floridas ao longo das diversas pontes, os restaurantes se multiplicam e revelam a alma gastronômica da região. A culinária é pesada, mesmo para quem está acostumado com a feijoada, e sofre grande influência da cozinha alemã, com pratos típicos à base de batatas, salsichas, carnes variadas, queijos e cremes. Aliás, a cultura germânica está por toda a parte, pois Strasbourg já pertenceu à Alemanha em diversos momentos históricos. Essa ‘dupla nacionalidade’ é percebida em cada esquina, as placas indicativas das ruas são bilíngues e o idioma alemão é ouvido aqui e ali.
Na minha opinião, vale a pena um bate-e-volta Paris-Strasbourg-Paris. Além de ser uma cidade linda tem diversos atrativos para um, dois ou três dias de visita. A estação do TGV, porta de entrada de quem vem por Paris e outras cidades, fica bem próxima do centro histórico e pode-se ir a pé (aliás, dá para conhecer os principais pontos turísticos a pé ou de bicicleta, o que já é uma grande vantagem para facilitar a viagem).
A grande estrela da cidade – que divide o título de Capital da Europa com Bruxelas – é a Catedral de Notre Dame, cuja história construtiva começa em 1015 D.C. e impressiona pela altura de sua única torre, pelo estilo românico-gótico, pela cor rosada de suas paredes, pelos vitrais e pelo relógio astronômico em seu interior. Dentro da catedral tem uma máquina que vende guias a 2 euros em espanhol ou inglês para quem não domina o francês. Vale a pena comprar para explorá-la em todos os detalhes, que são muitos. No verão, por volta das 22.00h (o horário varia de julho pra agosto), há um bonito espetáculo de luz e som iluminando a Catedral.
Na hora do almoço fica difícil escolher entre os diversos e charmosos restaurantes. Você pode conhecer um restaurante de queijos e degustar 15 tipos de uma só vez no La Cloche à Fromage, rue des Tonneliers, apreciar um típico Baeckeoffe (assado com batatas, cebola e carnes de vaca, porco e carneiro) no Le Baeckeoffe d’Alsace, 14 rue des Moulins, um prato vegetariano no Poêles de Carottes, 2 Place des Meuniers ou um Cordon Bleu no Aux Armes de Strasbourg, 9 Place Guterberg. Um prato típico para comer a qualquer hora e em quase todos os restaurantes é a Tarte Flambée, um tipo de pizza de massa bem fina coberta por um creme de queijo e salpicada por cebolas e finas tiras de bacon. Ela vem em formato retangular sobre uma prancha de madeira e com as pontas queimadas (daí o nome), pois entra literalmente no fogo e é assada em poucos segundos. Peça um vinho alsaciano para acompanhar, que pode ser um Pinot Noir, um Pinot Gris ou outro de nome alemão. São servidos em taças ou em pequenas jarras de 1/4l ou 1/2 litro. As sobremesas são de praxe e também engordativas, como os profiterolles.
Bom, nada melhor que uma boa caminhada depois de uma farta refeição. Aproveite para conhecer as lojas na e em torno da Place Kléber. Tem desde Galeries Lafayette e Printemps até grifes como Max Mara, Hermès, Cartier, MontBlanc, Zadig&Voltaire e muitas outras estreladas, tradicionais ou modernas – com a vantagem de estarem todas bem perto umas das outras. Há também os cristais Baccarat, Lalique e Swarovski bem perto da Catedral.
Agora, reserve um tempinho pra conhecer, caminho de volta pra estação, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Strasbourg (fechado às segundas e aberto até às 19h nos outros dias ou 21h às quintas). Um prédio novo (1998) que contrasta com o resto da cidade e expõe obras de Monet, Picasso, Kandinsky e muitos outros, além de artistas locais e de dois trabalhos do brasileiro Cildo Meireles. E, se resolver ficar mais alguns dias, tem ainda o Museu Arqueológico que conta a vida alsaciana. A cultura da cidade fervilha, como as atrações da Ópera do Rhin ou da Filarmônica, mas espetáculos de música, dança e teatro sofrem uma pausa no verão e só retornam em meados de setembro.
Você também pode conhecer a cidade de barco, com um passeio de 70 minutos pelos canais a 8 euros. É bom para ter uma visão geral do centro histórico e é um passeio bem romântico – como, aliás, é toda a cidade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
141 Comentários
Gre
Lina que ótima dica, estive lá agora em Agosto e achei a cidade incrível… recomendo muito, mas eu estava na Suiça por isso fui de carro que saiu muito mais barato com ida e volta no mesmo dia. Fui na catedral que é lindíssima e imensaaaa. Fazer um passeio pelas ruas a pé é uma boa dia também. Conheci a loja La Cure Gourmande que nao sei se voce já havia citado aqui no site, que tem em Paris também ( e em diversos outros lugares) que fica na rua da igreja ( nao na rua das lojinhas).
Segue o site: http://www.la-cure-gourmande.com/catalog/magasins.php
Enfim fica aqui minha opinião que vale muito a pena conhecer a cidade.
Beijos.
Fê Costta
Sou doida para conhecer Strasburgo!! Já desenhei vários roteiros que a incluiam, passando por Luxemburgo, passando por Sttutgart… mas ainda não saiu do papel! Uma hora sai! 🙂
Ótimas dicas!!
Bjos,
Fê Costta – Viaggio Mondo
conexaoparis
Sandra
Somente uma passagem que se chama IDTGV é impressa. E não precisa trocá-la. As outras voce imprime o certificado de compra e retira sua passagem nos guichês da estação.
Sandra
Oi, Lina.
Acabei de receber o guia, estou achando-o ótimo. Estarei indo em outubro próximo para Paris, gostaria de fazer um bate e volta a Strasbourg. Na compra da passagem pelo site da sncf, você pode imprimí-la. Neste caso você teria que trocá-la no guichê da estação?
conexaoparis
Helena
O blog é aberto a todos. Todos podem participar da conversa.
Eu acho que deveria comprar com alguma antecedência porque é o fim do ano. As pessoas viajam nesta época.
Helena
Olá Lina, peço permissão pra incluir o Erick nessa conversa…
Vou a Paris no fim do ano e também estou programando uma visita a Strasbourg no dia 30 de dezembro. Estou um pouco em dúvida em relação à feira de Natal. Pensei nesta data pra aproveitar a feira, mas ao mesmo tempo penso em deixar pra ir dia 1º de janeiro, em que, possivelmente, muita coisa em Paris estará fechada. Não veria a feira, mas teria a cidade mais tranquila. Que delicioso dilema, hein??
Vocês acham que, por causa da feira, temos que reservar o trem com muita antecedência?
Obrigada!!!
conexaoparis
Thiago
A diferença não é enorme entre as duas classes.
A primeira é mais espaçosa;
A IDTGV é uma passagem mais barata porque vendida exclusivamente por internet.
Thiago
Lina, pretendo comprar as passagens do TGV para Strasbourg pela internet. Farei um bate e volta a partir de Paris e irei com uma criança de um ano. Além das várias opções de horários, há também duas classes disponíveis e trens diferentes. Vê se você pode me ajudar: no caso do TGV, faz muita diferença ir de primeira ou segunda classe? Qual a diferença entre o iDTGV e o TGV?
Obrigado, Thiago
conexaoparis
Ines
Obrigada pelo filme.
Marcia Seixas
Inês,
Mto legal seu filme, gostei e deu pra ter uma boa noção do que vou encontrar quando lá chegar.
Obrigada,
Márcia Seixas